Nada melhor do que um assado ao Domingo. É quase sempre a opção aqui por casa. Tenho a carne temperada de véspera e ao domingo, antes de sair de casa para as nossas habituais rotinas, coloco a carne no forno e vou à minha vida. Quando chego, há uma aroma maravilhoso em casa e o almoço pronto... Eu sei que há quem tenha receio em deixar o forno ligado e sair de casa, mas esse receio não existe por aqui. Faço-o há muitos anos, nunca tive nenhum problema. O forno entre os 160ºC e os 140ºC para um assado delicioso e suculento (não há assados rápidos....), a carne tapada com papel de alumínio e ao fim de umas 2 a 3 horas uma peça de carne deliciosa. Estar em casa ou não não muda a qualidade do assado que só necessita de tempo. E quanto a receio que o forno tenha algum curto circuito? Nunca teve enquanto eu estou em casa, também não é quando estou que vai existir, (além de nunca ter ouvido falar em tal coisa nos fornos elétricos atuais com um quadro elétrico que caso haja curto circuito corta a corrente nessa fase....).
Por isso ao domingo - principalmente ao domingo - o almoço faz-se sozinho e está pronto ao chegarmos a casa. O último assado de domingo que por aqui se comeu, num domingo escuro e de chuva, foi uma deliciosa entremeada assada, lentamente, e temperada com coisas muitos simples e que ficou, como sempre, muito boa.
Uma receita de conforto para animar o início de mais uma semana!
Ingredientes:
1 peça de entremeada inteira, com cerca de 1kg (sem osso e com courato)
sal e pimenta q.b.
oregãos q.b.
ervas da provença q.b.
louro picado q.b.
Preparação:
Peça no talho (ou pode fazer em casa) que lhe cortem apenas o courato da peça de entremeada em pequenos cubos, apenas para depois de assada facilitar o trabalho de corte.
Coloque depois a carne num tabuleiro de forno e tempere com sal, pimenta e as ervas a gosto.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora. Ao fim desse tempo reduza o forno para os 160ºC e deixe ficar a assar pelo menos mais duas horas até a carne ficar super macia e suculenta.
Retire do forno e corte (pelos cortes formados no courato) e sirva acompanhado de puré de maçã e uma salada ou legumes cozidos.
Bom Apetite!
Aqui está uma boa sugestão!
ResponderEliminarDe vez em quando, a entremeada assada faz parte do menu do fim de semana, com direito a sobras. É temperada de véspera, e os temperos variam um pouco. Leva um pouco de tempo a fazer, mas dá para fazer outras coisas. A parte aborrecida é que não posso estar muito tempo ausente, pois tenho que estar de olho no relógio! O temporizador do forno é manual, e o máximo é 60 minutos.
Mais uma ideia para colocar em prática quando for dia de entremeada, ou não!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
E a carne ao assar assim lentamente até tem outro sabor,.....rico assado,..
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Já estou a salivar, deve ser uma maravilha. Beijinhos*
ResponderEliminarAdoro entremeada. Que bom aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/segundas-sem-carne-e-uma-feijoada-de.html
No próximo domingo já temos menu definido.😋 Venha lá essa entremeada.🐷
ResponderEliminar