Croquetes de Aproveitamento de Carnes



E de uma caixinha de sobras variadas de carnes (frango, porco e até vaca) que andaram a ser guardadas no congelador, sairam uns croquetes que foram outra das nossas receitas da semana usando os restinhos do congelador.

Fica a ideia e a receita!


Ingredientes para 14 croquetes


300g de restos de carne cozinhada e já desfiada

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho

Salsa picada q.b.

1 folha de louro

1 cebola pequena

60g de farinha de trigo

1,5dl de leite

2 ovos

Sal e pimenta q.b.

noz moscada q.b.

pão ralado q.b.


Preparação:


Numa caçarola coloque o azeite e junte o alho e a cebola picadinha e o louro e deixe alourar, mexendo sempre para não queimar. Quando a cebola estiver lourinha, junte a farinha e mexa até estar tudo bem ligado. Mexendo sempre, sobre lume brando, adicione, o leite bem quente. Continue a mexer até descolar do fundo.

Junte a carne picada e a salsa, misture bem e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Continue a mexer cerca de 1 ou 2 minutos até formar uma massa espessa que descole do fundo do tacho. Despeje sobre um tabuleiro e deixe arrefecer.

Molde os croquetes e passe-os por ovo batido e pão ralado.(Neste ponto podem ser congelados).

Pode depois fritar ou cozinhar na airfryer. Se os congelar, não necessita de descongelar antes de fritar ou cozinhar na airfryer.


Bom Apetite!


Camarão no Forno com Cerveja



Há mesmo muito tempo que não fazia camarão no forno. Mas comprei uma caixa de camarão selvagem congelado com esta ideia e mesmo depois de termos alterado os nossos planos, mantive a ideia de fazer os camarões para o nosso jantar com amigos. E foram um sucesso e todos adoraram e elogiaram.

É incrível como há receitas que são tão simples e saborosas e nós passamos imenso tempo sem voltar a elas. A ver se não deixo passar tanto tempo sem voltar a fazer estes deliciosos camarões.


Ingredientes:


800g de camarão inteiro previamente descongelado

6 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

Piri piri moído

1 colher de chá de pimentão fumado

1 cerveja mini


Preparação:


Depois do camarão descongelado, cortar-lhe as barbas com a ajuda de uma tesoura. Colocar depois o camarão num tabuleiro de ir ao forno e temperar com sal e pimenta, os dentes de alho bem picadinhos, o pimentão fumado e o piri piri. Misturar bem e regar com a cerveja.

Levar a forno quente (200ºC) até os camarões ficarem rosados e o molho apurado.

Servir como entrada ou petisco com pão torrado.


Bom Apetite!


Pizza com Pesto e Presunto



Também aqui temos feito pizzas ao domingo. A Bimby veio de férias connosco e portanto uma ajuda preciosa na hora de fazer a massa. Depois temos colocado os toppings favoritos. Os miúdos gostam muito de salame ou peperoni, e nós vamos inventando com o que há em casa. Este domingo fizemos uma com pesto e presunto que ficou deliciosa e digna de constar por aqui.


Ingredientes para 1 pizza


200g de massa de pizza caseira ou de compra ou massa de pão

150ml de passata de tomate

100g de pesto (usei caseiro)

150g de queijo mozarela ralado

150g de fatias de presunto finas


Preparação:


Estenda a massa de pizza num tabuleiro ou forma e cubra-a com a passada de tomate. Por cima disponha o queijo mozarela e por cima destes pontinhos de pesto.

Leve a pizza ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos até a massa estar cozinhada e o queijo derretido.

Retire do forno e cubra a pizza com as fatias finas de presunto e regue com um fio de azeite.

Sirva em fatias.


Bom Apetite!


Camembert Derretido (na Airfryer)





Ainda nas entradas para petiscar antes do churrasco com os amigos, preparei uma “tábua” com queijos, tostas e algumas charcutaria, frutos secos e uvas, e juntei também um camembert derretido, porque se gostam de queijo, de certeza que vão adorar isto e é sempre sucesso garantido um queijinho derretido.

Depois de derretido podem optar por juntar mel, compota ou simplesmente azeite, alho e alecrim ou outra erva, que foi a combinação que eu escolhi.


Ingredientes:


1 queijo camembert

Azeite q.b.

2 dentes de alho

1 raminho de alecrim

Pimenta q.b.


Preparação:


Desembrulhe o camembert e faça uns golpes em cima. Coloque numa taça que possa ir à airfryer (em alternativa ao forno)., Convém que o recipiente não seja muito grande para  o queijo caber à medida e ao derreter manter ao máximo a sua forma.

Sobre o queijo coloque pedacinhos de alecrim e o alho picadinho (empurre-os para dentro dos golpes que deu anteriormente), tempere com pimenta e regue com um fio de azeite.

Coloque na airfryer e ligue-a para 180 ºC durante 12 minutos.

Retire cuidadosamente e sirva com tostas ou gressinos.


Bom Apetite! 


Tarte de Cebola Roxa e Vinho do Porto



Este é o género de entrada que me enche as medidas. O sabor doce com o salgado. A massa folhada crocante. Gosto mesmo muito e acho sempre uma excelente maneira de começar uma refeição ou de fazer como um petisco para um almoço ou jantar quando recebemos pessoas.

Nesta altura de verão - apesar de tímido - e quando as refeições ao ar livre costumam ser recorrentes, fica também esta ideia, incrivelmente simples.


Ingredientes:


4 cebolas roxas

Azeite q.b.

2 colheres de sopa de açúcar

50ml de vinho do porto

Sal e pimenta q.b.

Tomilho q.b.

1 rolo de massa folhada

Queijo roquefort, gorgonzola ou outro a gosto q.b.


Preparação:


Descasque e corte as cebolas em meias luas. Leve-as depois juntamente com um pouco de azeite ao lume e deixe cozinhar até amolecerem. Junte depois o açúcar, o vinho do porto, sal , pimenta e o tomilho e deixe cozinhar lentamente. Reserve.

Desenrole a massa folhada e coloque-a num tabuleiro. Espalhe a cebola pela base da massa folhada, deixando um pequeno rebordo. Acrescente também o queijo esfarelado.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar dourada.


Bom Apetite!


Pão de Queijo de 3 ingredientes



Não será o pão de queijo tradicional, mas ouvi falar desta receita e não resisti por ser tão simples e rápida de preparar. É perfeita para um jantar rápido, para uns petiscos com amigos ou mesmo para entrada num dia de churrasco.

Eu que adoro não lhes consigo resistir. Espero que gostem também!


Ingredientes (o numero de pãezinhos depende do tamanho das formigas e da medida usada)


1 medida de natas 

1 medida de polvilho doce ou azedo

1 medida de queijo ralado (de preferência um queijo de sabor forte como queijo da ilha, parmesão ou mesmo gouda)


Preparação:


Numa taça coloque as natas. Junte depois o povinho e misture. Por fim adicione o queijo ralado e envolva tudo.

Coloque a mistura em forminhas previamente untadas (podem ser de silicone e se assim for não precisa de untar) sem as encher até cima e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até os pãezinhos estarem dourados.

Desenforme e sirva ainda mornos.


Bom Apetite!


Massa para Empadas



Já nem me lembrava de fazer empadas. Mas da última vez que arranjei frangos, em que separo peito, coxas, pernas e asas, e cozo as carcaças para separar o resto da carne e fazer caldo, lembrei-me que ia aproveitar essa mesma carne das carcaças para umas empadas.

Para o recheio mantive as coisas muito simples e apenas levei ao lume a carne com um pouco de farinha e caldo para engrossar e temperei a gosto.

Para a massa adaptei a receita tradicional das empadas alentejanas, com farinha, caldo de frango e gordura. Tradicionalmente banha ou gordura de frango, mas eu usei apenas manteiga.





Ingredientes para cerca de 16 empadas:


350g de farinha

100g de manteiga (pode ser banha)

100ml de caldo caseiro de frango


Preparação:


Numa taça coloque a farinha. Abra uma cova ao meio e junte a manteiga à temperatura ambiente e o caldo de frango. Misture bem até formar uma bola - se necessário junte um pouco mais de caldo, e amasse tudo até obter uma massa firme e elástica, cerca de 10 minutos.

Estenda depois a massa fitinha e corte discos um pouco maior do que necessita para forrar as forminhas, e outro disco mais pequeno para formar a tampa.

Forre as formas, encha com o recheio completamente frio, e tape com a tampa fechando bem. 

Pincele com gema de ovo e leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até estarem douradas.

(Nota: Eu gosto de as congelar já feitas. Coloco depois congeladas 10 minutos na airfryer a 180°C e parecem acabadas de fazer.)


Bom Apetite!


Nachos de Tortilhas de Milho na Airfryer



No fim de semana andei de volta da despensa e a esvaziar a arca congeladora que quero deixar desligada e descongelada antes de irmos de férias. Acabei de fazer a ementa semanal com base no que há cá em casa comprando apenas o mínimo possível, um exercício que faço todos os anos. Dou por mim a inventar receitas com o que tenho, mas também é uma excelente forma de não deixar passar validades e de usar coisas que estão meio esquecidas no congelador não as deixando andar por lá tempos infinitos!

Na despensa andava um pacote de wraps de milho e eu tinha uns abacates a precisarem de serem consumidos. Os abacates acabaram num guacamole e os wraps viraram nachos para o guacamole. E ficaram até muito bem.


Ingredientes:


1 pacote de wraps de milho

Azeite q.b.

Alho em pó

Sal q.b.


Preparação:


Corte os wraps de triangulos pequenos. Numa taça misture um pouco de azeite com sal e alho em pó e pincele depois os triangulos de wrap de ambos os lados. 

Coloque na Airfryer a 180ºC durante uns 10 minutos, agitando de vez em quando até que fiquem crocantes.

Sirva com guacamole ou como snack.


Bom Apetite!


Guacamole para o Verão


Adoro guacamole e andei a ler recentemente um livro - que adorei - e  que me deixou ainda com mais vontade de experimentar sabores mexicanos. 

Desde que os abacates estejam no ponto, não há nada que enganar com o guacamole e ´o perfeito petisco para o verão, para partilhar numa mesa cheia de petiscos! Aqui em casa nunca falha.


Ingredientes:


2 abacates no ponto

1 cebola roxa pequena

1 tomate maduro pequeno

1 molhinho de coentros frescos

Sal e pimenta q.b.

Sumo de limão ou de lima

Tabasco q.b. (opcional)


Preparação:


Descasque e amasse bem com a ajuda de um garfo os abacates maduros. Acrescente a cebola e o tomate picado, e também os coentros e misture tudo muito bem. 

Tempere de sal, pimenta, sumo de limão ou lima e um pouco de tabasco se gostar. Sirva de com nachos de milho, barrem em wraps ou sirvam com tacos, fajitas ou burritos.


Bom Apetite!


Foccacia de Espelta com Tomate Cereja, Azeitonas e Alecrim



Ontem foi dia de voltar. De deixar de lado o “já passou demasiado tempo”. Passou efectivamente muito tempo, mas isso não devia ser motivo para deixar de voltar.

O “Economia cá de casa” ( http://economiacadecasa.blogspot.com) esteve parado muito tempo. Muito mais tempo do que pensei inicialmente. Nunca foi minha intenção desistir, mas na altura precisava de dar um tempo porque me sentia assoberbada com uma data de coisas. E depois o tempo foi passando e foi sendo confortável. Apesar de sempre acha que voltaria, as semanas passaram a meses e os meses a anos. E depois houve e há projetos para fazer uma coisa diferente, mas a inércia vencia—me apesar da vontade de voltar. A minha desculpa é que já publicava os mesmo conteúdos no Instagram (https://www.instagram.com/joanacostaroque/) mas, apesar de acharem que os blogues estão mortos, eu não sou da mesma opinião! Os blogues continuam a ser mágicos, muito mais mágicos do que o Instagram…E neste momento sinto-me desencantada com o Instagram…

Talvez tenha sido toda essa conjuntura que me levou a voltar. Sei que simplesmente abri o computador e recomecei. Sem medo do tempo que passou, das pessoas e das oportunidades que se podem ter perdido pelo caminho,

Voltar ao Economia cá de casa foi como voltar a encontrar um amigo verdadeiro que já não se via há muito tempo. A amizade permanece e a conversa começa no exato ponto onde tinha parado na ultima vez que nos vimos.

Ás vezes só precisamos de coragem para retomar. E neste caso, como em outras coisas na vida, basta fechar os olhos, respirar fundo e seguir em frente. Firmemente. Porque somos capazes, e o que lá vai, lá vai.


Ingredientes para 1 focaccia:


10g de levedura seca (fermento de padeiro seco)

510g de farinha de espelta

300ml de água morna (37ºC)

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de flor de sal + para salpicar


50ml de azeite

12 tomates cereja

Alecrim fresco

12 azeitonas

Flor de sal q.b.


Preparação:


Numa taça misture a água morna com o fermento e deixe repousar uns minutos.

Numa outra taça coloque a farinha. Junte-lhe o azeite, 1 colher de sopa de flor de sal e a mistura de água e fermento. Misture os ingredientes e, com as mãos, forme uma bola com a massa.

Polvilhe a banca da cozinha com um pouco de farinha e comece a trabalhar a massa, amassando-a com as mãos, esticando-a e “batendo-lhe”, cerca de 10 minutos ou até que a massa fique elástica e macia. (Poderá amassar com a máquina de pão, numa batedeira  ou 5 minutos no modo amassar da Bimby se preferir). Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça polvilhada com farinha. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

Ao fim desse tempo retire a massa e volte a amassá-la na bancada durante um ou dois minutos,

Estique depois a massa com as mãos e transfira-a para um tabuleiro previamente pincelado com um pouco de azeite. Tape com um pano e deixe levedar uma segunda vez, cerca de 30 a 45 minutos.

Ao fim desse tempo pressione a massa com as pontas dos dedos, de modo a fazer umas covinhas. Polvilhe a massa com as folhinhas de alecrim fresco ps tomates cereja cortados ao meio e as azeitonas descaroçadas e regue a massa, generosamente, com azeite, e polvilhe com flor de sal.

Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

Retire do forno e sirva cortado em pedaços.


Bom Apetite!


Folar de Carnes



Falta pouco mais de uma semana para a Páscoa. É altura de começar a pensar nas receitas que queremos fazer. Este ano trago-vos uma sugestão de um folar de carnes muito à moda de Trás-os Montes.

Porque os folares não têm de ser apenas doces e esta parece-me uma excelente receita para experimentarem já no fim de semana!





Ingredientes:


500g farinha de trigo T65

4 ovos grandes

100 g de manteiga + 25ml de azeite

Sal q.b.

100 ml de água

7 g de fermento seco de padeiro

1/2 colher de chá de açúcar

175 g de enchidos gordos fumados, fatiados (toucinho/bacon/salpicão/paio/etc)

Azeite q.b.

1 gema para pincelar


Preparação:


Misture a água ligeiramente morna com o fermento seco e o açúcar. Mexa e deixe descansar durante uns minutos.

Derreta a manteiga e deixe arrefecer. Junte o azeite à manteiga.

Coloque depois a farinha, o sal, os ovos, a manteiga e azeite já arrefecidos e a mistura de fermento na taça da batedeira ou do robot de cozinha e misture durante uns minutos até estar tudo bem incorporado.

Confirme que a massa não se agarra aos dedos. Se estiver peganhenta envolva mais um pouco mais de farinha.

Amasse durante 10 minutos, na velocidade mínima. O resultado é uma massa muito macia e elástica. (Eu bati a massa na bimby durante 6 minutos na velocidade espiga)

Cubra com um pano e deixe levedar muito bem, até a massa começar a rachar.

Depois de levedada, coloque a massa na bancada ligeiramente enfarinhada e dê-lhe uma amassadelas.

Divida a massa em 3, unte a bancada com um pouco de azeite e estique cada um dos pedaços da massa com as mãos, em rectângulo.

Passe um pouco de azeite pela massa e coloque a primeira camada num tabuleiro também untado com um pouco de azeite. Distribua metade dos enchidos previamente partidos. Cubra com outro retângulo de massa e cubra com os restantes enchidos terminando com última camada de massa. Cubra com um pano.

Assim que massa começar a crescer – cerca 10 a 15 minutos depois – pincele-a com gema de ovo. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante 30 a 40 minutos.

Retire e deixe arrefecer um pouco antes de cortar.


Bom Apetite!


Empanadas de Cogumelos



Nesta altura em que esta receita está on, eu encontro-me em mais uma grande aventura, desta vez pela Tanzânia - entre o Serengeti e o Ngorongoro - a fazer um incrível safari.

No entanto por aqui a rotina das receitas vai continuar, para que continuem a encontrar inspiração e ideias para as vossas receitas de todos os dias.

Ficam estas empanadas com a massa que faço sempre e desta vez com um delicioso recheio de cogumelos. Porque se há coisa que é versátil é a preparação das empanadas: perfeitas para aproveitar todos os restinhos, todas os legumes a murcharem lá em casa e para fazer limpeza ao frigorífico. Nunca desiludem!



Ingredientes para 8 empanadas médias:


Recheio:

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

1 cebola grande

300g de cogumelos

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de noz moscada

40g de farinha

150ml de leite ou bebida vegetal


Massa:


1 chávena de farinha de espelta ou trigo

100ml de água

50ml de azeite

sal q.b.


Preparação:


Comece por preparar o recheio. Leve um tacho ou frigideira ao lume com o azeite e junte os dentes de alho e a cebola picada.

Deixe começar a refogar e acrescente os cogumelos laminados ou picados. Tempere de sal e pimenta e deixe estufar um pouco até que fiquem macios.

Junte depois a farinha e envolva bem e por fim o leite. Vá mexendo até a mistura engrossar e tempere com um pouco de noz moscada.

Retire do lume e deixe arrefecer. Reserve.

Prepare depois a massa. 

Numa taça misture a farinha, a água, o azeite e o sal. Misture bem e se achar a massa muito mole misture um pouco mais de farinha. Amasse bem e divida em 8 bolinhas do mesmo tamanho.

Estenda depois a massa com a ajuda de um rolo e coloque o recheio frio anteriormente preparado. Dobre, de modo a formar a empanada e pressione as bordas com a ajuda d num garfo.

Pincele depois com gema batida e polvilhe com umas sementes de papoila.

Leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até a massa estar dourada e cozinhada.

(Podem ser congeladas depois e frias, para estarem sempre à mão em dias mais atarefados).


Bom Apetite!


Hummus de Pimento Assado



Nas festas cá de casa há quase sempre tábuas de queijo e enchidos com alguns petiscos à mistura. Esta festa não foi excepção e além do humos tradicional fiz também um humos de pimento assado que foi muito elogiado.

Partilho também a receita para quem quer variar de outro tipo de patês e dips, e até ter uma ou outra opção vegetariana/vegan.


Ingredientes:


200g de grão de bico

sal e pimenta q.b.

sumo de limão q.b.

1 colher de chá de cominhos em pó

1 dente de alho grande

azeite q.b.

1 colher de chá mal cheia de tahini ou manteiga de amendoim (100% amendoim)

2 pimentos vermelhos assados de conserva e muito bem escorridos


Palitos de cenoura, palitos de pepino ou gressinos para servir


Preparação:


No robot de cozinha ou copo da varinha mágica coloque o grão de bico bem escorrido, cerca de 1 colher de sopa de azeite, cerca de 1 colher de sopa de sumo de limão, sal, pimenta, o dente de alho, os cominhos, o tahini ou a manteiga de amendoim, e o pimento assado e triture bem até obter uma pasta bem cremosa. Se necessário acrescente depois uma colher de sopa de água - aos poucos - de modo a que a pasta fique menos grossa, mas continue espessa e cremosa. Retifique os temperos.

Coloque numa taça e sirva com palitos de legumes crus e gressinos.


Bom Apetite!


Pão de Alho e Queijo



Digo muitas vezes que a inspiração para cozinhar surge também da nossa experiência e das experiências que vamos tendo. Com este pão de alho surgiu assim. Uma entrada num restaurante que nos deixou com vontade de experimentar uma versão caseira do mesmo!

Usei massa de pizza caseira, mas podem usar massa de pão da padaria ou mesmo das embaladas que encontram no supermercado. É indiferente e o resultado será igualmente delicioso.

Quanto ao espeto pode não ser o mais atrativo, mas não se vão arrepender aqui em casa  voou num instante e só deu para foto, porque fotografei antes de servir!!


Ingredientes para 1 pão grande


400g de massa de pizza caseira ou de compra (no caso da massa caseira usei depois de levedada)

125g de manteiga com sal

4 dentes de alho

1 colher de sopa de órgãos

200g de queijo ralado


Preparação:


Prepare a manteiga de alho. Numa taça coloque a manteiga e junte os dentes de alho ralados ou bem picadinhos. Acrescente os órgãos e misture muito bem até obter uma pasta.

Estique a massa num retângulo grande não a deixando muito grossa. Espalhe depois a manteiga de alho por toda a massa, numa camada só, e por cima disponha o queijo ralado. 

Enrole depois como se fosse uma torta, fechando cuidadosamente a pontas.

Coloque depois num tabuleiro forrado com papel vegetal ou um tapete de silicone com a abertura para baixo e o mais bem selada possível.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até o pão estar cozinhado.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e corte depois em fatias. Sirva ainda quente como entrada ou petisco.


Bom Apetite!


Amêijoas com Coentros, Alho e Vinho Branco



Por aqui já passamos a fase do romantismo do dia dos namorados. Principalmente quando este é a um dia da semana, temos 3 filhos pequenos e há horas de ir para a cama porque no dia seguinte é dia de escola.

Mas não deve ser esse o motivo de não se celebrar. Fazemos sim uma refeição mais ao gosto dos miúdos e tentamos de alguma forma assinalar.

Não foi o caso de hoje, mas deixo como sugestão umas amêijoas deliciosas que, para quem goste, serão certamente um petisco apreciado num dia como o de hoje - e perfeitas para petiscos de fim de semana!


Ingredientes:


1 kg de amêijoas frescas

1 molho de coentros

4 dentes de alho

azeite q.b.

125ml de vinho branco

1/2 limão

1/2 malagueta


Preparação:


Prepare as amêijoas deixando-as de molho em água com sal para largarem alguma areia que ainda possam ter.

Leve depois ao lume um tacho com um pouco de azeite, deixe aquecer e junte os dentes de alho ligeiramente esmagados.

Deixe alourar um pouco e introduza as amêijoas, os coentros picados e o vinho branco, e a malagueta seca. Tape e deixe cozinhar, agitando o tacho de vez em quando, até todoas as ameijoas terem aberto.

Regue com o sumo de limão e sirva polvilhando com um pouco de coentros frescos picados.


Bom Apetite!

Salada de Cenoura à Algarvia



Andava há imenso tempo para experimentar esta salada de cenouras, e sem dúvida que surpreendeu. Um excelente acompanhamento para cernes grelhadas, mas liga também lindamente numa tábua de petiscos, com pães e tostas variadas queijos, patês e enchidos.

Não sei como vai ser o vosso fim de semana, mas pode ser uma sugestão para uma mesa de um jantar de amigos ou almoço de família!


Ingredientes:


3 cenouras médias 

50g de azeitonas pretas descarocadas

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de salsa ou coentros picados

1 pitada de cominhos em pó 

2 colheres de sopa (rasas) de azeite

1 colher de sopa de vinagre

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Descasque as cenouras e corte-as em rodelas com cerca de 3mm de espessura.

Leve-as depois a cozer, em agua temperada de sal, cerca de 6 minutos, de modo a que ainda fiquem crocantes. Retire e escorra bem.

Numa taça junte o azeite, vinagre, cominhos, sal, pimenta, salsa ou coentros picados e as azeitonas em rodelas ou cortadas ao meio. Mexa bem, acrescente as cenouras cozidas e envolva bem.

Coloque num recipiente tapado e deixe marinar cerca de 12h antes de servir.


Acompanhe com carnes grelhadas ou como petisco numa mesa de entradas ou de tapas.


Bom Apetite!

Imprimir