Bola de Carnes Enrolada


Por aqui continuam as sugestões para o fim de ano. Desde que partilharam comigo esta receita, já a fiz duas vezes. E é sempre um sucesso. A massa é adocicada e faz lembrar o “pan de jamon” Venezuelano, com a diferença de não levar as passas e as azeitonas (que nem toda a gente gosta!)
Fez sucesso na festa da escola do Zé Maria, e na nossa mesa de natal! E já tive pedidos para a fazer para o nosso jantar de final de ano, portanto, amanhã sai outra vez! 
Deixo-vos também a receita para que possam fazer!

Ingredientes para a massa:

500g de farinha
7 g de levedura seca (tipo fermipan)
1 ovo
70g de açúcar
70g de manteiga
160ml de leite ou bebida vegetal
1 gema + 1 colher de chá de açúcar amarelo para pincelar (só depois de cozida!)

Ingredientes para o recheio:
300g de fiambre
200g de bacon
150 g de chourição
150 g de paio

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o açúcar, a levedura e misture bem. Abra uma cova ao meio e adicione o leite morno (não muito quente), o ovo e a manteiga amolecida e amasse bem até obter uma massa lisa que de desprenda das paredes da tigela. 
(Se tiver um robot de cozinha tipo Bimby, basta colocar todos os ingredientes da massa e programar 20s/velocidade 4, e depois velocidade espiga durante 3 minutos)
Deixe depois levedar num local longe de correntes de ar, bem tapado, até dobrar de volume (eu gosto de colocar dentro do microondas sem o ligar, obviamente)
Estenda depois a massa, em forma de retângulo. Ao centro da massa coloque metade das carnes, e dobre depois metade da massa sobre as carnes. Coloque as restantes carnes sobre a massa que acabou de colocar sobre as outras carnes, e dobre a restante massa sobre estas carnes. Aperte bem as pontas da massa.
Coloque depois num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Ao fim desse tempo retire a bola do forno, e pincele com a gema batida com o açucar amarelo e leve novamente ao forno mais uns 2 ou 3 minutos apenas para ficar dourada.
Retire e deixe arrefecer antes de cortar.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Boa tarde Joana, que tentação!!! Se quiser fazer a massa hoje e deixar levedar até amanhã para terminar, como faço? Reduzo a quantidade de fermento e coloco no frigorífico? Adoro os seu cozinhados. Boas entradas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:46

    Será que fica bom com outro tipo de farinha, espelta, integral ou c sementes? Obrigada.
    Bom ano!
    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:05

    Bom dia Joana,
    Fiz ontem á noite e ficou maravilhosa!
    Beijinhos e bom ano

    ResponderEliminar
  4. Fiz hoje à tarde e adorei! Obrigada ❤️

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela receita <3 Já fiz várias vezes e é sempre um sucesso. Uma delicia!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:08

    Gosto deste tipo de receitas, apesar de não as fazer com frequência.
    As bolas de carne são apreciadas em casa, e estou sempre à procura da "tal" receita!
    Será algo para experimentar, logo que tenha oportunidade ou "matéria-prima"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  7. I love it here. Keep sharing your good vibes. I love them Are you also searching for dissertation writing help? we are the best solution for you. We are best known for delivering cheap assignments to students without having to break the bank

    ResponderEliminar
  8. spanish writing help19:32

    Good blog. Keep sharing. I love them Are you also searching for Spanish writing help? we are the best solution for you. We are best known for delivering Spanish writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar
  9. if you want to enjoy our spa service at home then izspa best option for you book today

    ResponderEliminar

Imprimir