Scones de Batata Doce da Sofia


Há receitas que mal lhes deitamos olho ficamos cheios de vontade de experimentar. Foi o que me aconteceu com esta receita da Sofia, do “Blog da Spice”. Assim que os vi fiquei super curiosa para experimentar, pela combinação de ingredientes numa versão mais “saudável”, até porque nem sempre as versões mais saudáveis me convencem porque muitas vezes acabam a ser uma desilusão de sabor e textura. Mas nada disso acontece com estes scones. São mesmo deliciosos, muito fáceis de fazer, e eu e o Zé Maria ficamos rendidos! O Zé Maria não descansou enquanto não os comeu quase todos! 
São também uma opção para os lanches dos miúdos, e claro que já prometi ao Zé Maria voltar a fazer, porque eles já em falou deles.
Obrigada Sofia por esta maravilhosa receita! Esta no top aqui de casa!

Ingredientes para cerca de 10 scones:
(receita original no instagram do blogdaspice: https://www.instagram.com/p/B5ZyNlUHdZV/)

300g farinha espelta branca 
50g farinha de coco 
1 + 1/2 c.sopa fermento
4 c sopa açúcar coco (mais para polvilhar)
75g óleo de coco sólido  
175ml bebida vegetal (usei de aveia)
1 c. chá vinagre sidra
1/4 de chávena de batata doce cozida e escorrida (usei batata doce normal)

Preparação:

Numa taça misture bem a farinha de espelta com a farinha de coco, o fermento e o açúcar de coco. Junte depois o óleo de coco sólido, e esfarele com as mãos nos ingredientes secos até ficarem bem incorporado em toda a farinha. Junte depois a bebida vegetal com o vinagre e a batata doce bem cozida e escorrida amassada com as mãos, e amasse bem todos os ingredientes até obter uma massa que se descola das paredes da taça. Amasse um pouco na banca da cozinha e forme um rolo, Achate-o depois, formando um retangulo e corte quadrados de massa, cortando depois os quadrados ao meio na diagonal formando triangulos.
Coloque depois os scones num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe-os com um pouco mais de açúcar de coco.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha. São deliciosos simples, mas experimentem com manteiga ou compota a gosto.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo08:09

    Estão bem bonitos!
    Estou sempre às procura de ideias para usar as batatas doces, pois é algo que é abundante nesta altura, cuja forma de preparação é quase sempre a mesma (assada no forno com ou sem pele, cozida), usando pouco em bolos/bolachas.
    Fico com a sugestão, para dar uso às sobras da batata doce com pele, eventualmente com algumas adaptações, caso não tenha alguns ingredientes em casa.
    As versões "saudáveis" de algumas coisas "menos saudáveis", muitas vezes não convencem em termos de sabor e textura, por causa da natureza dos ingredientes utilizados. Cada ingrediente tem um sabor/textura próprios, originando resultados diferentes do esperado. É preciso haver várias experiências em termos de combinações de farinhas, açúcares, gorduras, proporcionalidade de líquidos, de forma a conseguir um resultado satisfatório e apelativo.
    Há que manter uma mente aberta para receitas com ingredientes menos habituais, pois além de alargar os os nossos horizontes em termos de sabores, é uma forma de ter alternativas para alguém conhecido/familiar que siga uma alimentação mais "específica".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Your blogs are great. Are you also searching for Help with my Math assignment? we are the best solution for you. We are best known for delivering quality essay writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar
  3. Your blogs are authentic and great. Are you also searching for cheap nursing writing company? we are the best solution for you. We are best known for delivering quality essay writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir