Empadão de Bacalhau com Puré de Batata e Couve Flor


A vida aqui em casa entra aos poucos  num ritmo mais “normal” apesar de todo este panorama mundial. Temo-nos adaptado aos poucos. Há dias melhores, dias piores. Muitas incertezas e muitas inseguranças. Mas vamos tentando que a nossa vida siga o seu curso. Todos nos adaptamos. Nós e os miúdos, porque as nossas rotinas são agora tão diferentes. Temos todos de ter mais paciência também uns para os outros... Nem sempre é fácil.
Pelo meio as tarefas de sempre e cozinhar ainda mais.
Hoje deixo-vos uma receita de empadão de bacalhau, utilizando migas de bacalhau congeladas e demolhadas, um ingredientes prático para terem em casa, ainda mais nesta altura de quarentena!

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de migas de bacalhau demolhadas e bem escorridas.
2 cebolas
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
500g de batatas descascadas
500g de floretes de couve flor
noz moscada q.b.
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
200ml de leite (bebida vegetal, água ou caldo de legumes)

pão ralado ou queijo ralado (opcional)

Preparação:

Comece por preparar o puré. Coloque as batatas cortadas em pedaços não muito grandes e a couve flor em raminhos, e coza (eu gosto de cozer a vapor) até que fiquem macios (Para quem tem um robot de cozinha tipo bimby, poderá fazer o puré no robot como habitualmente, mas seguindo estas quantidades e ingredientes!)
Escorra os legumes e esmague-os com a ajuda de um esmagador ou passe-vite, junte o leite ou caldo, 1 colher de sopa de manteiga, e tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada. Misture bem até ficar um puré homogéneo. Reserve.
Entretanto pique as cebolas e os dentes de alho e leve a refogar num pouco de azeite e com a folha de louro até que fiquem lourinhas. Junte depois o bacalhau bem escorrido e envolva bem na cebolada. Retifique os temperos e deixe cozinhar em lume brando durante alguns minutos.
Coloque depois a mistura de bacalhau no fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Por cima cubra com o puré de batata e couve flor e polvilhe depois com pão ralado ou até queijo ralado (ou o tradicional ovo batido!)
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até tostar a superfície.
Sirva com legumes cozidos ou salteados ou uma salada verde.


Bom Apetite!

1 comentário :


  1. muito bom receitas tem tu. Isso das sopas dos pobres e meu favorita. E que isso de crama branca com zapatos velhos? E uma recaita caseira o tua invenceao?

    Obrigado

    ResponderEliminar

Imprimir