Galette de Espelta com Maçã e Amêndoa


O fim de semana foi preenchido. No sábado um showcooking no Porto (obrigada a todos os que estiveram presentes), e vir para casa, jantar com a irmã, cunhados e sobrinha e um jantar de home sushi feito a 4 mãos.
Domingo almoço em casa dos pais, com a família toda reunida, o que significa chegar a casa quase às 17h. E ainda houve tempo para arrumações e organizações, que a casa e as coisas de casa não se fazem sozinhas, e é sempre preciso dedicar um tempo ao local onde vivemos!
E assim, hoje a semana começa doce. Com uma receita de “tarte” que fiz este fim de semana e que ficou muito saborosa, além de ser muito simples de fazer. Maçã, amêndoa e canela não tem mesmo nada que enganar!
Espero que também gostem! 

Ingredientes:

Massa:
250g de farinha 
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
180g de manteiga fria 
60ml de água fria

Recheio:
400g de maças cortadas em laminas laminas
2 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de sobremesa de canela em pó
sumo de limão q.b.
2 colheres de sopa de farinha de trigo
100g de amêndoa 

Preparação:

Comece por fazer a massa no robot de cozinha. Junte a farinha com o açúcar e o fermento e misture bem. Acrescente a manteiga em cubos e ligue o robot, em velocidade baixa, deixando que a massa se vá formando de modo a que se assemelhe a migalhas grossas. Com o robot a funcionar, junte a água em fio e deixe que se forma uma massa lisa.
Retire a massa do robot e embrulhe-a em película aderente, formando um disco. Leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos a repousar antes de usar.
Prepare o recheio. Numa taça coloque os cubos de maçã, regue com um pouco de sumo de limão, polvilhe com a canela e junte o açúcar e a farinha envolvendo bem. Reserve.
Depois de repousar, retire a massa do frigorífico e estenda-a entre duas folhas de papel vegetal. de modo a obter um circulo com cerca de 30cm de diâmetro. Coloque a massa num tabuleiro - com o papel vegetal por baixo, e espalhe a mistura de maçãs sobre a massa, deixando uma borda de cerca de 4cm.
Dobre ou enrole depois as pontas da massa para cima das maçãs e povilhe com a amêndoa laminada ou grosseiramente picada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a massa estar dourada e cozinhada.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Adoro! Irei fazer com certeza brevemente! Bjinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Para Cozinhar, tudo bem?
    Apresento o mais NOVO Guia Cozinhar & Arrasar
    São 60 receitas práticas e rápidas para você arrasar sem precisar complicar.
    Acesse o site e aproveite: bit.ly/guia_cozinhar_e_arrasar

    ResponderEliminar
  3. Amo tu receta, es tan linda... a pesar de que te escribo desde España y no hablo tu hermoso idioma, he de decir que entiendo a la perfección tu receta. Además quiero aconsejarte que veas este pollo guisado, en él vas a encontrar miles de recetas de pollo guisado!

    ResponderEliminar

Imprimir