Tarte Salgada de Sobras de Carne e Queijo


Cozinhar sempre foi uma forma de descontrair e de relaxar. Ir para a cozinha sempre me deixou feliz, e bem disposta, e sempre foi uma forma de esclarecer as ideias!
Agora não é diferente. Curiosamente e por força das circunstâncias passo ainda mais tempo na cozinha e a cozinhar, e continuo a gostar - menos a parte da louça! 
O facto de fazer mais refeições, de estar mais “condicionada” nas nossas idas às compras e, eventualmente até de alguns ingredientes que podem não estar tão facilmente disponíveis, acrescido a toda a incerteza acerca do estado futuro económico do mundo, estão a fazer-me ser ainda mais criativa, ou melhor a racionalizar os ingredientes e as sobras de forma ainda diversificada. E, de certa forma, a conseguir fazer passar essa mensagem para todos os que me seguem aqui ( e nas outras redes sociais). Sinto que é o meu “dever” mais do que nunca, fazer esta partilha e passar esta mensagem. De que com o pouco de faz muito. De que é possível comer refeições equilibrada e apelativas com pouco, e usando ingredientes simples. É um verdadeiro voltas à origens, de repensar os ingredientes, os recursos. De voltar a fazer em casa o que deixamos de fazer - como pão. E de aprender, ou reaprender  as receitas das avós, quando o tempo e as necessidades eram outras.

Ingredientes para 1 tarte pequena:

Massa:
150g de farinha
60g de manteiga
2 colheres de sopa de água
sal q.b.

Recheio:
1/2 chávena de sobras de carne já cozinhadas
1 cebola pequena
1 dentes de alho
azeite q.b.

2 ovos
100ml de natas
50g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por preparar a massa. Num robot de cozinha (ou à mão), misture a farinha com o sal,  a manteiga e a água e misture até obter uma massa lisa e homogénea.
Forre com a massa uma forma de tarte de fundo amovível (ou outra que tenha disponível), não se esquecendo de forrar o fundo e os lados. Pique o fundo com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, pré cozinhando a massa.
Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola com o dente de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Junte depois as sobras de carne (podem ser sobras de outra coisa qualquer) também picadas e envolva bem. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Retire a massa da tarte do forno e recheio com o preparado de carne, espalhando bem. Por cima disponha um pouco de queijo ralado.
Bata os dois ovos com as natas e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta . Verta sobre o recheio da tarte, e leve novamente ao forno a 180ºC e durante cerca de 30 minutos até que o recheio fique firme e dourado.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Sirva com uma salada verdes ou legumes salteados.


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir