Crumble de Alperces



Nesta altura do ano parece que a fruta amadurece todo ao mesmo tempo. Aqui a casa, e pela mão de amigos que têm partilhado connosco, têm chegado ameixas, alperces, pêssegos, nêsperas… 

Têm saído muitos batidos, “bimbal”, geladinhos e também este crumble maravilhoso, super simples de preparar e que, acompanhado por uma bola de gelado é simplesmente delicioso!

Fica aqui esta versão mais leve de crumble!


Ingredientes para 6 pessoas:


500g de alperces frescos (podem usar outras fruta como pêssegos ou ameixas)

1 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional)

150g de aveia

50g de amêndoas laminadas

50g de manteiga

30g de açúcar mascavado + 15g de açúcar

canela em pó q.b.

1 colher d sopa de farinha de espelta ( cerca de 15g)


Preparação:


Lave bem os alperces, retire o caroço e corte-os em pedaços (não precisa de descascar). Coloque.os num prato ou travessa que possa ir ao forno e à mesa. Junte depois 15g de açúcar, a farinha de espelta e o extrato de baunilha e envolva bem.

Numa taça misture a aveia com as amêndoas, o açúcar e a canela em pó. Acrescente a manteiga e com as pontas dos dedos esfarele tudo de modo a ficar com umas migalhas grossas. Coloque esta mistura sobre os alperces cobrindo bem, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos.

Sirva depois de arrefecer ou ainda morno.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Verdade, muita fruta a chegar e nem sempre tempo de a consumir. Estas ideias são sempre bem-vindas :) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar

Imprimir