Recheio de Pescada para Rissois



Não há nada que se compare a um rissol caseiro. Lembra-me muitas coisas. A minha avó e a minha mãe a fazerem rissois para congelar. Lembra-me o aproveitamento de restinhos de peixe que deram transformados. Lembra-me um tempo em que cozinhar não era sempre a despachar e as pessoas tinham outra disponibilidade para fazer estas coisas. Lembra-me um tempo em que ninguém perguntava se os rissois se podiam fazer no forno, o que até podem fazer, mas ficam horríveis, secos e rebentados, e não há nada que se compare a um rissol caseiro e frito!

Os rissois lembram-me festas de família. E não há vez nenhuma que faça rissois,  que quem os come não me fale  dos rissois da avó, ou da tia. 

Porque entretanto perdemos muitas coisas… perdemos a disponibilidade e também a vontade de fazes estas receitas. E com isso perdemos algumas memórias…


Ingredientes para o recheio de cerca de 30 rissois:


400g de filetes ou lombos de pescada (ou o equivalente em postas)

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

2 folhas de louro

100ml de polpa de tomate

200ml de caldo de peixe (onde cozinhou os filetes)

2 colheres de sopa  bem cheias de farinha

Sal e pimenta q.b.

Noz moscada q.b.

Salsa picada q.b.


Preparação:


Leve um tachinho ao lume com água temperada de sal, os dentes de alho e uma folha de louro. Quando levantar fervura, junte os filetes, lombos ou postas de pescada e deixe cozinhar alguns minutos. Retire o peixe, coando e reservando o líquido da cozedura.

Leve depois um tacho ao lume com a cebola picada, uma folha de louro e deixe refogar um pouco. Junte depois a polpa de tomate e a pescada (se usar à posta, limpa de peles e espinhas) e envolva be, no refogado de modo a que o peixe de desfaça. Acrescente depois a farinha, envolvendo bem. Junte depois o caldo de peixe reservado, aos poucos,  e mexendo sempre de modo a que  fique um creme grosso tipo um bechamel. Tempere a gosto de sal, pimenta e nos moscada e acrescente a salsa picada envolvendo bem.

Deixe arrefecer completamente antes de usar o recheio nos rissois.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir