Bolo de Amêndoa com Fios de Ovos

No fim de semana antes da Páscoa fui almoçar a casa dos meus amigos Rita e JP. Sabendo que o Miguel gosta muito de sobremesas com ovos e amêndoa, a Rita tinha preparado uns bolinhos de amêndoa que estavam deliciosos. Tao bons que não resisti a trazer a receita comigo já a pensar que seria perfeita para a Páscoa.
No sábado lá fiz o bolo de amêndoa na sua versão grande e decidi enfeita com fios de ovos e amêndoas de chocolate para um ar mais “pascal”, e foi a sobremesa que levei para casa dos meus pais para o almoço de Páscoa. Sobrou bolo que ainda foi sobremesa no jantar em casa dos meus sogros onde também fez sucesso.
Um bolo delicioso, húmido e com uma massa de amêndoa ótima. Perfeito para a páscoa ou para qualquer outra ocasião. Recheado e coberto com doce de ovos é um excelente bolo para cantar os parabéns! Aqui fica a sugestão e a receita.

(E como me têm pedido muito e muitas vezes, apesar de ser algo que eu acho que não tenho muito jeito, estão agendados uns workshops para os próximos fins de semana. Para já, dia 26 e 27 no Porto, e dia 3 de Maio aqui em Coimbra. Para saberem todas as informações do workshop do Porto: info@workshops-popup.com , e do de Coimbra workshopquintaribeiro@outlook.com  - ambos os workshops têm inscrições limitadas!)

Ingredientes:
(adaptado o livro “Receitas Bimby” Algarve, página 90)

500g de amêndoa sem pele
6 ovos
Sal q.b.
270g de açúcar
300g de fios de ovos

Preparação:

Pique a amêndoa finamente e reserve.
Separe as gemas das claras. Misture bem as gemas com o açúcar e bata com uma batedeira elétrica até começarem a ficar fofas e esbranquiçadas.
Entretanto bata as claras em castelo com uma pitada de sal.
Alternadamente incorpore na mistura de gemas e açúcar a amêndoa e as claras até obter uma mistura homogénea.
Coloque a mistura numa forma redonda sem buraco previamente untada e forrada com papel vegetal, e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar e deixe depois arrefecer sobre um grelha.
Depois de arrefecido decore o bolo com os fios de ovos.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Que maravilha, adoro fios de ovos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que delicia, adoro bolos de amêndoa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bem festivo, de facto!
    Fica a sugestão para aniversários próximos ;)
    Babette

    ResponderEliminar

Imprimir