Arroz de Pato com Molho de Soja


Já nem me lembrava de fazer arroz de pato! É daquelas receitas que faço muito ocasionalmente, muitas vezes para almoços ou jantares de família, ou para festas com muita gente, uma vez que rende bastante, é muito prático para uma refeição volante e é, de uma maneira geral, do agrado de todos.
Nos últimos tempos não me tenho lembrado de fazer. Mas um pato caseiro que comprei, e o facto de ter visto (ou ouvido falar) recentemente de uma receita de arroz de pato com molho de soja, deixou-me curiosa para experimentar. Além disso, tinha mesmo necessidade de uma refeição para nós que pudesse deixar pronta de véspera. Todos os critérios estavam reunidos.
Foi só colocar mãos à obra, e o arroz de pato fez-se num instante. O molho de soja dá-lhe um toque diferente, mas não desvirtua o sabor mais tradicional de um arroz de pato. Gostei do resultado e acho que resulta bem.
É só mais uma receita de arroz de pato. Com um ingrediente fora do normal e certamente pouco tradicional.



Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):

1/2 pato (cerca de 800g)
2 cebolas
2 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de aipo
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
alguns grãos de pimenta
3 cravinhos em grão
6 colheres de sopa de molho de soja
1 alheira
1 medida de arroz carolino

Preparação:

Corte a metade do pato em mais duas ou três partes e coloque-as numa panela. Acrescente a cenoura descascada, a cebola também descacada e com os cravinhos espetados, o talo de aipo, os grãos de pimenta e tempere com 3 colheres de sopa de molho de soja e um pouco mais de sal e pimenta a gosto. Cubra com água e leve ao lume para levantar fervura.
Assim que começar a ferver reduza o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar em lume brando até o pato estar macio.
Quando o pato estiver cozinhado, escorra-o do caldo e deixe arrefecer um pouco antes de o desfiar e limpar de ossos e de peles. Reserve a carne.
Coe depois o caldo da cozedura do pato e reserve para o arroz, assim como a cenoura.
Pique a outra cebola juntamente com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite. Acrescente o arroz e deixe-o fritar alguns minutos em lume brando. Acrescente o restante molho de soja e o dobro da quantidade de arroz do caldo da cozedura do pato. Retifique os temperos e se necessário ajuste. (Se achar que o caldo já está bom de sal, não coloque mais molho de soja, uma vez que este também é salgado. Preferencialmente não deve salgar muito o caldo onde coze o pato!).
Deixe o arroz começar a ferver, reduza para o mínimo tape e deixe cozinhar em lume muito brando até ter absorvido toda a água.
Coloque depois metano do arroz no fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno e por cima disponha o pato desfiado. Cubra com o restante arroz e decore a gosto com a cenoura que reservou e umas rodelas de alheira.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC apenas para alourar o arroz e cozinhar a alheira até ficar dourada.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Cá em casa faz-se sempre com molho de soja! Na realidade o livro base da Bimby tinha a receita com molho de soja, o novo acho que já nao consta o ingrediente. A grande vantagem é que já experimentei com frango e o molho de soja faz toda a diferença...nao é que fica muito parecido e todos dizem que o gosto fica muito parecido...como se pato fosse. Genial!

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa faz-se sempre com molho de soja! Na realidade o livro base da Bimby tinha a receita com molho de soja, o novo acho que já nao consta o ingrediente. A grande vantagem é que já experimentei com frango e o molho de soja faz toda a diferença...nao é que fica muito parecido e todos dizem que o gosto fica muito parecido...como se pato fosse. Genial!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:36

    Mas que belo arroz de pato! Não conhecia esta versão com molho de soja, mas deve combinar bem. Às vezes a comida de todos os dias (e não só), precisa de um toque diferente para ficar ainda mais especial e diferente (a respeito das receitas de hoje e de ontem). Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Adoro arroz de pato, mas com molho de soja nunca experimentei,....delicioso certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Tb gosto mt de arroz de pato, mas tb é raro comer... Gostei desta sugestão diferente do típico prato :) Bjinhos e bons cozinhados, pois parece q vamos ter tempo outonal (com chuva) até ao fds...

    ResponderEliminar

Imprimir