Compota de Figo com Canela e Vinho do Porto


Os figos que o avô me trouxe das suas férias em casa da Tia Tilita, já tinham o destino traçado ainda antes de chegarem ao seu destino. Uma compota!
Apesar de outras combinações deliciosos de saladas e afins me encherem as medidas, como figos e chévre, salada de figos e presunto, queijo com figos e muitas sobremesas como tarte de figo e mascarpone, a compota de figo era a minha prioridade. (Conto ainda com os figos dos sogros, mais tardios, para essas outras delícias!)
Os figos chegaram, deliciosos, doces e claro que guardei alguns para o Miguel e o Zé Maria que adoram comê-los ao natural. Quanto a mim, apesar de também gostar muito, estão agora proibidos a esta grávida com diabetes gestacional….
Dos sabores para complementar estes figos deliciosos, maduros e colhidos na altura certa, o vinho do porto e a canela. Uma combinação que me parece simples e perfeita, sem “danificar” o sabor dos figos, mas que os faz sobressair ainda mais.
Eu sei que há quem não goste muito de me ouvir falar disto nesta altura do ano, mas faltam (apenas) 125 dias para o Natal! E assim, as compotas começam a sair para os cabazes. (Será que este ano, com duas crianças pequenas haverá cabazes? Uma dúvida que irá persistir até aos dias que antecedem o Natal!)



Ingredientes para cerca de 6 frascos de 200ml de capacidade:

1,5 kg de figos (usei pingo de mel)
1 kg de açúcar
2 paus de canela
100ml de vinho do Porto

Preparação:

Lave os figos e corte-os em quartos. Coloque-os depois numa panela grande, onde tudo caiba à vontade, e acrescente o açúcar. Mexa bem, até o açúcar começar a dissolver-se com os figos. 
Leve o tacho ao lume e deixe levantar fervura. Acrescente os paus de canela e o vinho do Porto e reduza o lume para o mínimo, deixando a compota cozinhar lentamente, reduzindo e engrossando. Quando a compota tiver atingido o ponto desejado, o chamado ponto de estrada - em que colocando um pouco da compota num pires e passando com a ponta de uma colher ou do dedo, esta abre uma “estrada” que não se une de imediato - a compota está pronta. Tenha apenas cuidado para não deixar a compota cozinhar demasiado, para que não caramelize e fica rija. (No meu caso a compota cozinhou cerca de 1h30 até atingir o ponto, mas poderá demorar um pouco mais ou um pouco menos.)
Coloque a compota ainda quente nos frascos de vidro previamente esterilizados (e de preferência também quentes) e tape de imediato. Vire-os depois de cabeça para baixo e deixe ficar assim cerca de 30 minutos para que criem um vácuo natural.
Etiquete a gosto e guarde-os depois num local fresco e seco até utilizar.
Há ínumeras e deliciosas maneiras de comer compota. A de figo é para mim excelente com queijo, especialmente queijos de sabores mais fortes, como o chévre ou até queijo da ilha, e juntamente com uma bolachinhas de água e sal, fazem umas “tapas” rápidas e deliciosas.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Este ano os meus cabazes irão ter compota de amoras silvestres, que apanhei nas minhas horas de almoço debaixo de um valor abrasador.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:28

    Aqui está uma compota bastante apetitosa! Os aromas escolhidos combinam perfeitamente, e não mascaram o sabor dos figos. Curiosamente, nesta 3ª feira o meu vizinho deu-me uma caixa com figos pingo de mel, e estes irão ser consumidos ao natural e experimentar num bolo ou tarte, pois no fim de semana passado já tinha feito alguns doces com figo. Um com figo pingo de mel e Moscatel, outro com figo "preto" (aqueles pequeninos), maçã, canela e um pouco de vinagre balsâmico, para além do doce de pera pérola com laranja. Não é cedo para pensar em cabazes de Natal, pois o tempo está a passar muito depressa. Mas sendo organizada, e mesmo com duas crianças, de certeza que irá encontrar uma forma de organizar um cabaz, ou alguns miminhos. E de certeza que as pessoas irão compreender. Um grande beijinho, e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Descascam-se os figos? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:48

      como voçe quizer com casca ou cem casca

      Eliminar
  4. Esta semana já fiz a tua compota de pêra com baunilha e chocolate e hoje sai outra remessa, já a pensar nos cabazes natalícios :) Claro q sim! Mesmo q ñ sejam tão recheados de miminhos caseiros, pois com 2 crianças pequenas ñ será tarefa fácil cozinhar produtos extra-refeições, vais conseguir fazer cabazes de natal de cert :) Pelo menos, já vais adiantada c as compotas ;) Bjinhos e bom fds! E o máximo de descanso nessa fase final ;)

    ResponderEliminar
  5. Paula15:02

    Joana sera que posso usar a bimby?

    ResponderEliminar
  6. Também gostava de saber se dá para adaptar à bimby e se os figos são com ou sem casca??? Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Junto-me à Paula e ao Rui :)... Na Bimby era perfeito!

    ResponderEliminar
  8. Como conserva as compotas? Coloca no frigorífico ou mantém num lugar seco e fresco?

    ResponderEliminar
  9. DEsculpa,mas que tipo de vinho do Porto você usa.

    ResponderEliminar
  10. Vou fazer más com menos contidas e a primeira vês que faço de pois já faço mais obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir