Salada de Couscous com Abóbora e Peito de Frango Assado


Chegar a casa depois das férias implica sempre a logística habitual de desfazer malas, fazer máquinas de roupa e ir às compras.
Depois das malas desfeitas, das máquinas de roupa  - que demoram mais a secar do que eu esperava porque não tem estado muito sol por aqui, e da ida às compra para repor stock de iogurtes, manteiga, queijo, fiambre, leite e alguma fruta, é também tempo de dar um salto à horta e ver o que está por lá a necessitar de ser colhido.
A ida à horta fez-se de manhã. Uma manhã com nuvens e bastante fresca para Agosto. E vim para casa carregada: muitos tomates (cereja, coração de boi e chucha), abóbora hokkaido,  morangos, framboesas, beringela, courgete, adelgas. manjericão verde e roxo, salsa, ceboleta, hortelã normal, limão e chocolate, pepino e aipo.
Claro que com um "cabaz" destes, a inspiração para as refeições da semana se baseiam em muitos legumes coloridos. A ver se aproveito também - que a gravidez já vai avançada, nas 34 semanas - para fazer algumas refeições para congelar para os primeiros tempos em casa. Fiz o mesmo quando estava grávida do Zé Maria e aconselho a todos!
Para começar, uma salada de couscous com peito de frango assado. Pode parecer mais comida de Outono do que de Verao, mas com o tempo que têm estado não me parece nada mal....

Ingredientes para 2 pessoas:


1/2 abóbora Hokkaido (cerca de 300g)

1 medida de couscous
1 molhinho de salsa
2 peitos de frango com pele (optei por usar o peito de frango retirado de um frango que tinha em casa, pelo que pude manter a pele)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 pitada de colorau

Preparação:


Corte a abóbora em fatias não muito finas e coloque-as num tabuleiro que vá ao forno. Tempere com uma pitada de sal e um fio de azeite, tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até a abóbora estar macia.

Entretanto prepare o frango. Tempere-os com sal, pimenta, azeite e uma pitada de colorau, envolvendo bem toda a carne e pele. Coloque também num tabuleiro e leve ao forno cerca de 45 minutos. Retire e deixe repousar antes de cortar.
Para os couscous, coloque-os numa taça, e junte a mesmo medida de água a ferver. Tempre com um pitada de sal e um fio de azeite, mexa e tape deixando hidratar, cerca de 5 minutos.
Entretanto corte a abóbora em pedaços (se usar a abóbora hokkaido, poderá cozinha-la com a casca e comer a mesma, um afez que fica bem macia) e coloque numa taça de servir. Pique também a salsa e junte à abóbora. Assim que os couscous estejam prontos, solte-os com um garfo e envolva-os na mistura de abóbora e salsa temperando depois a gosto com um pouco mais de sal, se necessário, pimenta e azeite. Envolva bem.
Corte depois o peito de frango em fatias e sirva os couscous com o peito de frango. (Se quiser um molho rápido para acompanhar tudo, junte uma ou duas colheres de sopa de natas ou natas de soja aos sucos que o frango libertou a cozinhar e verta sobre o frango antes de servir.)

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:32

    Uma bela sugestão! Pelas cores lembra o Outono, mas é adequada para alegrar estes dias cinzentos e frescos, e noites frias, deste mês de Agosto. Veio da horta com um cabaz recheado, e de certeza que daí surgirá a inspiração para receitas deliciosas, seja pelos ingredientes, pelas cores ou pelos aromas. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Abençoada horta que até produz chocolate...Bj

    ResponderEliminar
  3. Boa dica, gostei dessa ideia de deixar já refeições feitas!

    ResponderEliminar
  4. adorei esta salada!!!bom regresso

    ResponderEliminar
  5. Uau, q rica colheita, q bom :) Pois é, isto nem parece Verão e nem Agosto... Acho q o verdadeiro Verão chegará +- pela mesma altura do teu António ;) Gosto mt de couscous e das sugestões q apresentas p o consumir de uma forma diferente e mais colorida do q o habitual :) Bjinhos e bom regresso à 'normalidade' :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito destas combinações práticas e rápidas. O couscous vai bem quase com tudo e é rápido de preparar. Também gosto muito.
    Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir