Almôndegas com Molho de Tomate e Vegetais


Há uns tempos recebi uma simpática oferta. Uma coisa que achei útil, e que andava a “namorar” desde que a descobri à venda, mas que ainda não tinha comprado. A tampa-flor da Kochblume. (podem saber mais aqui: https://kochblume.eu/pt/)
Pode parecer que é mais um gadjet de cozinha sem utilidade, mas longe disso. Tem inúmeras utilidades. A principal utilidade e a mais conhecida, é quando usada como tampa de panela, pois evita os trasbordamentos. Mas pode ser usada para cozinhar a vapor, antissalpicos no forno, no microondas ou na frigideira! E eu já tenho uma!
E entretanto já a usei várias vezes. Como tampa de panela para cozer massa ou bacalhau - algo que faz espuma e que transborda com facilidade - e nunca mais houve transbordos ou ir a correr reduzir o lume. Também já experimentei para cozer legumes a vapor e gostei muito, mas como antissalpicos da frigideira é óptima! Principalmente porque se limpa a placa muito mais facilmente. E a prova foi quando preparei estas deliciosas almôndegas.
Bem, as almôndegas não são propriamente a “estrela” desta receita, mas sim o molho. Parece um simples molho de tomate mas está cheio de vegetais. É a receita perfeita para esconder os legumes que os miúdos e alguns graúdos não gostam. E podem servir este molho não só com as almôndegas, mas também como molho para massas, bolonhesas ou qualquer outra coisa onde usariam um simples molho de tomate.
No meu caso, os legumes que usei foram apenas a cenoura, a courgete e a cebola, mas podem usar outros como alho francês, cogumelos, beringela… 
E assim, entre a tampa-flor e os truques para um molho de tomate cheio de legumes, aqui fica a sugestão para hoje!



Ingredientes para 2 pessoas:

350g de carne de vaca picada (escolha a carne e peça no talho para picarem!)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 lata de tomate pelado ou cerca de 250g de tomate maduro
1 dente de alho
1 cenoura
1 courgete pequena
1 cebola pequena
1 colher de sopa de oregãos

Preparação:

Coloque a carne numa taça e tempere-a com sal e pimenta. Misture bem e molde bolinhas do tamanho de uma noz até esgotar toda a carne. Coloque num prato e reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois as almôndegas e deixe-as cozinhar até que fiquem douradas e cozinhadas uniformemente. (Nesta fase a tampa -flor Kochblume dá imenso jeito, pois evita os salpicos e que o fogão fique todo sujo!)
Retire as almôndegas da frigideira e reserve.
Junte um pouco mais de azeite à frigideira e acrescente a cebola previamente picada e o dente de alho também picado, deixando alourar. Acrescente agora a cenoura previamente ralada assim como a courgete. Envolva bem no refogado anterior e deixe cozinhar uns minutos. Finalmente acrescente o tomate pelado cortado e envolva bem. Tempere com sal, pimenta e oregãos e deixe cozinhar em lume brando cerca de 15 a 20 minutos, com a frigideira tapada com a tampa flor.
Retire o molho da frigideira, coloque-o num copo ou taça alta e triture-o com a ajuda da varinha mágica ou do robot de cozinha até ficar um molho homogéneo e sem grumos. Coloque o molho já triturado novamente na frigideira e deixe voltar a ferver. Junte as almôndegas envolvendo-as no molho e deixe cozinhar mais uns minutos para apurar.
Sirva as almôndegas com um pouco de arroz ou de massa e legumes cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Uma deliciosa receita. Já conhecia a tampa, acho-a bastante útil. :)
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:47

    Adoro almôndegas, especialmente com um bom molho e puré de batata. Também adoro molho de tomate, com as suas variações, e este parece ser bastante delicioso. Já tinha visto referências a esta tampa, e parece ser bastante útil. Tenho que investigar, pois tenho algumas panelas que uso sempre, mas que já perderam as tampas originais, e esta pode ser uma forma de rentabilizar o que existe em casa, sem necessidade de substituir as panelas. Além disso, pode ser uma solução "2 em 1", pois as minhas frigideiras não têm tampa. Agradeço a dica, para além da receita que já está debaixo de olho! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Que maravilhosos almondegas,....
    Adoro essa tampa e já estou a namora-la há imenso tempo :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Onde é que se pode comprar a tampa?

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha!!
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:31

    pena ser carita :(

    ResponderEliminar
  7. Simplesmente divinais 😋 tive de dizer para o meu filho parar de comer, não fosse ter uma indigestão durante a noite! 😂😂

    ResponderEliminar

Imprimir