Panquecas de Batata Doce


Cá em casa continua-se a inovar com as panquecas. Desta vez com batata doce. Porque não? Tinha sobrado batata doce assada de uma refeição anterior e era mais uma excelente oportunidade de por em prática a ideia de cozinhar sem açúcar - seja açúcar refinado, mel, maple syrup ou qualquer outro substituto).
As batatas doce que usei eram da variedade laranja, na minha opinião mais doces do que as amarelas e resultaram numas panquecas doces o suficiente para enganar os mais cépticos com estas combinações e utilizações de ingredientes que não necessitam de açúcar adicionado.
Se gostarem de sabores mais arrojados, misturar canela, noz moscada, gengibre, cravinho e pimenta da jamaica (allspice) na massa de batata doce, dá às panquecas um sabor a tarte de abóbora e a dia de acção de graças.
E entre umas panquecas alaranjadas e diferentes eu e o Zé Maria fizemos um maravilhoso pequeno almoço. Com café para mim e leite para ele!
Porque não experimentar este fim de semana? 

Ingredientes para 4 panquecas:

80g de batata doce laranja previamente assada
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
azeite ou manteiga q.b.
fruta para servir
canela e amêndoa laminada q.b. (opcional)

Preparação:

Coloque a batata doce partida em pedaços, o ovo inteiro e a farinha de amêndoa no copo alto da varinha mágica e bata com a varinha até estar tudo muito bem misturado.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte o fio de azeite e coloque colheradas de massa de modo a formar as panquecas. Deixe cozinhar bem de um lado antes de as virar cuidadosamente paz que cozinhem do outro lado. (Atenção que a massa é um pouco mais “mole” e têm mais tendência a partirem-se.) Deixe cozinhar do outro lado e repita até esgotar a massa.
Sirva as panquecas polvilhadas com canela e amêndoa laminada e com as frutas da sua preferência.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo09:39

    Bom dia, Joana!

    Adorei a sugestão, pois é uma forma de variar o uso da batata doce e as próprias panquecas.

    A batata doce é algo que associo ao Outono, e sempre foi habitual em casa comer assada no forno e como parte do recheio das azevias. Só à alguns anos é que comecei a usar em refeições e em bolos/biscoitos.

    Para experimentar, pois tenho um pouco de batata doce congelada (polpa depois de assada), a precisar de ser usada.

    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Hummm... Vontade de fazer agora! Parece deliciosa. Parabéns pela criatividade nutritiva e obrigada por compartilhar sua obra. Beijos

    ResponderEliminar
  4. É engraçado como há alguns anos atrás mal comíamos batata doce e agora de repente descobrimos que fica bem de todas as maneiras e mais algumas, entre doces, salgados e até massas de pão e como aqui, de panquecas :)
    Só podem ficar boas, especialmente com um bocadinho de canela! E é sempre tão bom descobrir estas receitas mais saudáveis, mas ao mesmo tempo com um aspecto maravilhoso :)

    Beijinhos e bom fim de semana,
    Tiago e Catarina

    ResponderEliminar
  5. Uau... mais uma para tentar mesmo!! Confesso que mesmo como nutricionista nunca tinha pensado em fazer panquecas com batata doce! ;) Adoro arriscar as tuas receitas! ;) Obrigada pela partilhe de conhecimentos gastronómicos!
    Um beijinho desde Buenos Aires! :)

    ResponderEliminar
  6. Mais um para experimentar :) fiz a panqueca de côco e banana e gostei bastante. Obrigada por partilhar estas receitas tão saudáveis! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Acompanhe nosso blog: www.queroreceitas.tk

    ResponderEliminar
  8. Acompanhe nosso blog: www.queroreceitas.tk

    ResponderEliminar

Imprimir