Pão Doce de Coco


Como sabem não gosto de deitar comida fora. Ando sempre a tentar encontrar outras formas de poder aproveitar tudo aquilo que poderia, de outra forma, ser desperdiçado. 
Este fim de semana houve receitas indianas aqui por casa. Entre uma receita e outra foi necessário preparar leite de coco caseiro - porque há receitas que não funcionam com o de compra - e sobrou o subproduto: ou seja o coco ralado depois de se ter coado o “leite”. Guardei-o sem saber bem o que iria fazer com ele. Uns biscoitos ou umas bolachas pensei.
Acabei por fazer uma espécie de bolo - mais pão doce do que bolo - mas que não tem nem a consistência de um nem de outro. E entretanto gastei também algumas claras de ovo que também tinham sobrado das mesmas receitas.
O resultado, apesar de não ter o melhor dos aspetos, é bastante saboroso. Não muito doce, o que o torna perfeito para pequenos almoços e brunch, barrados com um pouco de manteiga e de compota, por exemplo.
O mais importante é que nada se despediçou e foi possível fazer algo novo com aquilo que parecia desperdício. Ainda mais porque também aproveitei o forno quente para cozer o bolo, pois estava a fazer peixe assado para o jantar.
Fazem este género de aproveitamentos? Como acham que  também poderia ter usado este coco ralado? Aceitam-se mais sugestões!

Ingredientes:

200g de coco ralado (o que sobrou depois de ter preparado leite de coco caseiro)
150g de açúcar
3 claras + 1 ovo
100g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Numa taça misture todos os ingredientes até estarem bem incorporados. (Eu não bati as claras em castelo!)
Coloque a misture numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Ao fim desse tempo desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Sirva depois cortado em fatias, simples ou torrado com manteiga e compotas.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Gostei bastante deste pão doce.
    Fiquei com uma dúvida, como disse que tinha aproveitado as claras, são 3 gemas ou 3 claras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima, Tem toda a razão!

      3 claras. Já retifiquei.

      Obrigada.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo11:03

    Gosto muito desta sugestão! Nas sugestões doces, para além de bolo, bolachas/biscoitos, talvez uma espécie de tarte ou queijada, usar em doces de colher (mousse, arroz doce, leite creme, gelatina) ou mesmo compotas (lembro-me do doce de abóbora com coco). Nas sugestões salgadas, já vi receitas em que usam o coco ralado na preparação, ou então fazer ao contrário, usar a polpa/coco ralado e não o leite (aconteceu uma vez num caril aldrabado: usei coco ralado - cerca de 2 colheres de sopa e um pouco de água, juntei ao frango depois de alourado, deixei apurar um pouco. Ficou bom, e não muito enjoativo). Talvez resultasse bem numa espécie de arroz doce (já vi um feito com leite de coco) ou "arroz branco com sabor a coco". Está certo que parecem ideias um pouco "loucas" para a cozinha, mas são com estas experiências que podemos dar um toque exótico à comida do dia a dia, variando um pouco, e evitar o desperdício. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:52

    Olá Joana,
    É sempre louvável aproveitar as sobras fazendo novas comidas. No meu caso às vezes faltam-me ideias de como reaproveitar os restos de alimentos. Acho que este bolo foi muito bem conseguido e espero fazê-lo um dia destes. Parabéns por ter essa capacidade de reinventar.Já agora gostaria de saber se posso substituir o açúcar, por açúcar de cana ou amarelo, pois são os que tenho de momento em casa.
    Obrigada
    Andreia Neto

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa também não há desperdicios!! Costumo fazer um pão de morangos e coco que teria ficado óptimo com essas "sobras" do leite de coco!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Humm.. Agrada-me bastante esse pãozinho.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adorei a receita, ão delicioso para um chá da tarde, perfeito!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  7. Já há algum tempo que faço esse leite em casa e também nunca consegui deitar fora o que sobrou.

    Geralmente transformava em bolachas, mas não queria fazer bolachas de coco praticamente todas as semanas! (há tantas outras coisas doces para experimentar, nomeadamente por aqui...). Por isso continuei a procurar e descobri que se pusermos no forno a baixa temperatura durante algum tempo e deixarmos secar completamente, transforma-se na chamada "farinha de coco" e pode ser utilizada em qualquer receita que a peça como ingrediente :) Fica a dica.

    Mas para a próxima hei de experimentar este pão doce.

    Paula,
    http://receitasprovadaseaprovadas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu também sou assim, tento nunca desperdiçar nada até porque por vezes surgem receitas extraordinárias com esses "restos". Este bolo parece ter sido um desses êxitos a ver pelo seu aspecto mas eu sou suspeita porque adoro coco :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  9. Muito bom! Podia postar a receita do leite de coco por favor? Muito obrigada

    ResponderEliminar
  10. Mais um aproveitamento fantástico! Obrigada Joana!
    Com as sobras do coco costumo fazer bolachas,barrinhas de cereais ou uma especie de bolinhas energeticas com tâmaras,amendoa e coco :)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo10:57

    Joana, peço desculpa se a minha pergunta for tola, mas esta receita não leva gordura (óleo nem manteiga)?
    Obrigada.
    Sofia

    ResponderEliminar

Imprimir