Chutney de Maça com Especiarias


Faltam 45 dias para o Natal! Pode parecer muito tempo, mas quem espero pelo Natal o ano todo, como eu, já quase que o cheiramos de tão perto que está!
Eu cheiro-o mesmo. Nas compotas que vão saindo da cozinha, na marmelada que está pronta e nas geleias que já estão nos frasquinhos à espera de receberem a decoração e a etiqueta para seguirem depois para as casas de quem eu mais gosto.
É mais do que altura de colocar as mãos na massa, de nos fecharmos na cozinha e de ir preparando presentes de comer. Esta é a altura ideal para preparar o sal e os azeites aromatizados. Para ter já as compotas prontas e a marmelada e as geleias. De começar a descascar nozes (que depois podem ser congeladas até ao natal), de começar a “cravar” uma abóbora para os doces aos amigos, vizinhos ou familiares que as tenham e nos possam fazer essa oferta ! (Eu ainda tenho de ver a quem vou cravar uma este ano!)
Este é a altura de preparar licores - se os quiserem oferecer prontos a beber - de canela, café ou coco. E também podem colocar as mãos à obra e fazer chutneys, de maçã ou pêra que há agora em abundância e preparar um presente de comer diferente, para quem gosta de sabores de outras paragens. 
Chutneys come-se com quê? Acompanha muito bem carnes assadas de porco, e é um acompanhamento habitual de caril. Sirvam-nos com queijos, frutos secos e patês, e experimentem nuns folhados de queijo em vez de compota.
E agora que já partilhei sugestões de utilização, partilho a receita. Uma de muitos presentes de comer que podem fazer diretamente das vossas cozinhas para “o coração de quem mais gostam”!

No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para "Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar". O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para info@workshops-popup.com)

Ingredientes para 6 frasquinhos pequenos:
(adaptado de “How to be a domestic goddess” - Nigella Lawson, página 357)

1,5kg de maçãs
1 cebola
1 colher de chá de piri-piri moído
250g de açúcar amarelo
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice)
1 colher de chá de cravinho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
250ml de vinagre de sidra
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as maçãs, retire-lhes os caroços e corte-as em cubos não muito grandes. Pique finamente a cebola.
Coloque depois a maçã, a cebola picada, todas as especiarias, o açúcar e o vinagre numa panela e tempere com um pouco de sal e pimenta. Mexa bem para envolver todos os ingredientes e leve ao lume até que levante fervura. Reduza depois para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 30 a 40 minutos até que esteja uma mistura macia e muito aromática.
Coloque o chutney ainda quente em frascos previamente esterilizados, tape e guarde num local seco.
Se forem para oferecer decore com uma etiqueta bonita e sugestões de utilização.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo13:06

    Uma boa ideia para as ofertas de Natal!
    Em casa, já está tudo "alinhavado", embora o dilema sejam os embrulhos dos miminhos (têm que resistir aos transportes públicos, de casa para o serviço).
    Há licores (morango, limão, maracujá e goiaba), doces variados, ervas para chás, faltando selecionar as receitas das bolachas doces/salgadas. Também gostaria de tentar outras coisas, como torrão e chocolates/bombons, mas logo se vê.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:16

    Bom dia, Joana,
    Apesar de não vir a propósito deste post, gostaria de saber se poderia tomar a liberdade de lhe pedir o enorme favor de escrever um post num dos seus blogs sobre a utilização que dá à Bimby, se usa muito, se acelera os processos do que faz, etc. (reparei que está na sua foto de perfil do blog). Estava a pensar comprar uma e penso que, tanto no blog, como nos livros, nunca refere a sua utilização, fiquei curiosa sobre a sua opinião.
    Obrigada :)
    Rita

    ResponderEliminar
  3. É verdade, o Natal está quase à porta, e, tal como a Joana relata, também já lhe sinto o cheiro! Comecei a minha epopeia das "prendas de comer" no fim de semana passado. Ofereceram-me 5 kgs de marmelo, portanto, meti mãos à obra, e já fiz a marmelada. Guardei os caroços para fazer geleia de marmelo e maçã, porque vou fazer chutney de maçã e abrunhos neste fim de semana, e assim faço um aproveitamento de caroços "dois em um". :)
    Gosto sempre imenso das suas sugestões para o Natal, os blogs e livros da Joana são uma verdadeira fonte de inspiração, e as suas receitas nunca falham! Muito obrigada por todas as sugestões, receitas, inspiração e, sobretudo, pelo generoso espírito de partilha!

    ResponderEliminar
  4. Wow que Rica receita. Vous tentar fazer para oferecer aos amigos e colegas. Lindo blog você tem :) bom fim-de-semana :(

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:34

    Andava à procura de ideias para este Natal e deparo-me com tal maravilha! Gostaria de saber que tipo de material usou na etiqueta e onde comprou! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Quanto tempo é que dura o chutney depois de feito? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir