Bolo de Iogurte e Tangerina

A forma linda e que faz qualquer bolo simples brilhar,  é da NordicWare e pode ser encomendada em www.lecuine.pt 

Depois de me “passear” pelas redes sociais e de babar nos bolos de tangerina de duas amigas, a Titá Negrão e a Sofia Castro Fernandes, andei toda a semana a pensar naqueles bolos, e não descansei enquanto não fui para a cozinha fazer um. Os bolos eram semelhantes. Um com iogurte e tangerinas inteiras, outro apenas com sumo de tangerinas. Um com mais farinha e menos ovos. Acabei por fazer assim uma mistura dos dois, tirar de um lado e juntar de outro, e o que é certo é que o bolo ficou delicioso e húmido e com um cheirinho delicioso. E sim, sabe mesmo mesmo a tangerina.
Utilizei as maravilhosas tangerinas que a minha querida Joana  me ofereceu. Já não havia muitas, que tenho cá em casa um mini devorador de tangerinas, o António, que mal me vê a descasca-las, não sai de roda de mim a dizer “cá-cá”. 
Com um fim de semana a espreitar, e ainda por cima com frio, acho que não há nada melhor do que bolo, chá, manta e sofá! Quanto a mim, depois do workshop de amanhã no Porto, espero também ter tempo para esses planos de sofá!

Últimas vagas para amanhã, dia 21 de Janeiro, pelas 15h, nos Workshops Pop-Up, com “Receitas para aproveitamente de sobras”. As inscrições, e mais informações seguem para este email: info@workshops-popup.com!


Ingredientes:

2 chávenas de açúcar amarelo
1/2 chávena de óleo de coco (ou outro óleo vegetal se preferirem)
2,5 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento
3 ovos
1 iogurte natural (125g)
3 tangerinas + sumo de 3 tangerinas para a calda

Preparação:

No robot de cozinha - ou numa taça triturando depois com a varinha mágica - coloque os ovos, o açúcar, as 3 tangerinas inteiras, com casca, cortadas em pedaços, o óleo e o iogurte e triture muito bem até obter uma mistura homogénea. Envolva depois a farinha e o fermento até ficarem bem incorporados.
Coloque a mistura numa forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido.
Assim que o bolo estiver cozinhado retire do forno e, ainda quente regue-o com o sumo das outras 3 tangerinas. Deixe repousar cerca de 10 minutos e desenforme cuidadosamente para o prato de servir.


Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Que delícia de imagem... E de sabor deve estar igualmente delicioso... Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:37

    Um bolo lindo e aromático para animar estes dias frios!
    Adoro bolos de iogurte, bem como os de citrinos, sendo os de tangerina muito especiais (pela sua "rareza", pois há alturas em que não as vejo à venda na praça, na época em que sem aparecer). Costumo fazer um com uma textura de pão de ló, que nos dura muito tempo.
    Este é para experimentar, embora não vá a tempo deste fim de semana. Confesso que fiquei a "babar" quando vi a fotografia dele no Fb, ainda na forma, e não descansei enquanto não o fiz um com as poucas tangerinas que tinha em casa. Adaptei a receita do bolo de laranja inteira, usando 3 tangerinas sem caroços.
    Seja como for, vai ser um bolo para experimentar, pois é simples de fazer.

    Um bom fim de semana e um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    PS: as cascas das tangerinas são boas para cristalizar, bem como para fazer doce delas (o sabor é forte e parece o doce de laranja, com a casca em tirinhas). Quando era pequena, a minha mãe fazia um sumo, triturando muito bem as cascas com um pouco de água. Coava, punha um pouco de açúcar, e era bebido de imediato, pois têm tendência para amargar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:58

      Nota: peço desculpa por algumas gralhas, mas o corretor do tm não ajuda!�� Sara Oliveira

      Eliminar
  3. Anónimo10:52

    Olá Joana,
    Põem-se as cascas?
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim é com as cascas. Já retifiquei.
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  4. Yummy :) Sim, esses planos tb são os meus, dps de cumprir algumas tarefas q têm q ser feitas este fds :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  5. Que bolo tão lindo! Quero uma forma dessas :)
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:49

    "No robot de cozinha - ou numa taça triturando depois com a varinha mágica"

    Oi????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Ou tritura tudo num robot de cozinha ou, caso não tenha, coloca tudo numa taça e tritura com a ajuda de uma varinha mágica.
      Mais esclarecida?
      Um beijinho,
      Joana Roque

      Eliminar
  7. Anónimo10:22

    Joana como é que costuma untar esse tipo de formas? O bolo está tão lindo! A receita lembra-me a sugestão que lhe dei quando um dia colocou a receita do bolo laranja inteira! Beijinhos. S.Fernandes

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:29

    Experimentei ontem e ficou delicioso...
    Fácil e saboroso..
    Confesso que no meu caso, o que demorou mais foi mesmo o untar da forma :(
    Ana Tavares

    ResponderEliminar
  9. Olá!! o óleo do coco não vai dar um sabor intenso a coco? é completamente disfarçado com a tangerina? obrigada

    ResponderEliminar
  10. Tenho feito mas sem regar com o sumo das tangerinas e é DELICIOSO! O maior problema é a velocidade a que desaparece...

    ResponderEliminar

Imprimir