Panquecas de Banana e Amêndoa com Chantilly de Coco, Tangerina e Framboesas


Quando o Zé Maria nasceu, e tomamos a decisão de fazer a introdução do açúcar refinado o mais tarde possível, fiz muitas pesquisas. Na altura não havia a quantidade de blogues nacionais (se é que havia algum) dedicados à alimentação “saudável” infantil. Descobri muitas coisas em sites maioritariamente estrangeiros, ligados a movimentos vegan, vegetarianos e regimes paleo e o blw.
E descobri também que muitas dessas coisas podiam sem aplicadas aos adultos - e de como diminuir o consumo de açúcares refinados na nossa alimentação.
Eu sou gulosa. E continuo a adorar a doçaria tradicional portuguesa com as tuas muitas gramas de açúcar que até nos deixam um bocadinho enjoados. O que seria da vida sem Pão de Rala, pão de ló bem molhadinho, doce de ovos a escorrer de uma torta de laranja, ou uma bela compota de abóbora. Mas como tudo, tento encontrar um equilíbrio. Não como doces conventuais todos os dias, nem sequer todas as semanas. Mas como-os quando me aparecem à frente, sem nenhuma culpa e com enorme satisfação. Tal como faça bolos caseiros, bolachinhas pelo menos 1 vez por semana. E sobremesas nos dias de festa ou de jantares aqui por casa.
No resto do tempo tento ser equilibrada. Curiosamente cá em casa nem existem açucareiros porque ninguém acrescente açúcar ao café, leite ou chá. E no dia a dia, nos lanches e nos pequenos almoços, mesmo nos mais demorados de fim de semana, em que fazemos panquecas para nós e para os miúdos, aprendi - porque se está sempre a aprender - a usar outros ingredientes e outras combinações para fazer sobressair o doce natural dos alimentos sem ser necessário acrescentar açúcar.
É o caso destas panquecas. Sem açúcar mas adocicadas pela banana. Sem molho de chocolate mas com chantilli de coco que é adoçada pelo coco. E acompanhado por tangerinas e framboesas docinhas. Umas panquecas que todos podemos comer, desde o mais pequenino António passando pelos pais e pelo Zé Maria.
Porque continuam a ser apelativas. E sim, são mais saudáveis. Não tiram a vez a uns crepes recheados com doce de ovos, mas são igualmente de ficar a salivar!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 ovo
1 banana
2 colheres de sopa de farinha de amêndoa (amêndoa triturada)

Chantilly de coco:
1 lata de leite de coco que esteve no frigorífico 24 horas
tangerinas e framboesas q.b.
canela me pó q.b.

Preparação:

Descasque a banana e corte-a em rodelas. Coloque a banana cortada, o ovo e a farinha de amêndoa no copo da varinha mágica e triture até obter uma massa homogénea.
Leve depois uma frigideira ao lume e deixe aquecer. Coloque pequenos pedaços de massa - é mais fácil se fizer panquecas mais pequenas - e quando começarem a ganhar bolhinhas vire-as cuidadosamente para que cozinhem do outro lado. Repita até esgotar a massa.
Para o chantilly de coco abra a lata de leite de coco que esteve 24 horas no frigorífico e retire apenas a parte sólida do leite de coco. Coloque numa taça e bata com uma vara de arames apenas para ficar com uma consistência mais homogénea.
Sirva as panquecas com o chantilly de coco a gosto e com as tangerinas e framboesas, polvilhando com um pouco de canela em pó.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Ai a minha filha vai dizer que hoje é o lanche mais delicioso de sempre. Bj

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:12

    Estas panquecas estão muito tentadoras!
    Os paladares das crianças e adultos podem, e devem, ser educados. Leva o seu tempo, mas é uma forma de conhecer a diversidade de aromas e paladares que existem.
    A questão do açúcar é sempre pertinente, e deve ser consumido com moderação.
    No meu caso, reduzi gradualmente o açúcar, e atualmente só uso nos doces/compotas, bolos, bolachas, sobremesas, tentando reduzir sempre um pouco nas receitas. A coisa boa de ter reduzido o açúcar no dia a dia, é que tenho uma espécie de "travão" quando como algo doce, não dando azo a muitos exageros.
    Mais uma receita para experimentar no fim de semana, pois pode ser pequeno almoço ou lanche vistoso.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Não sou fã de banana, mas gostei particularmente do Chantilly de coco e hei de fazer :) Tenho aí latas de 'creme' de coco. Lembro-me de ter comprado por estarem em promoção, pq tinha visto uma ou duas receitas em q era utilizado, mas já ñ sei onde... Tens alguma receita ou sugestão? Bjinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:23

    Ainda no domingo a minha filha quis fazer umas panquecas saudáveis que aprendeu na escola. Só que em vez de farinha de amendoa, as nossas levaram farinha de aveia (flocos triturados). Ficaram uma delicia também!!!
    S.Fernandes

    ResponderEliminar
  5. Que bela receita para um lanche de fim de semana :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:35

    também costumo adoçar com bananas maduras, aquelas que tenho congeladas e que aproveito para fazer doces em qualquer altura do ano. uso-as em bolos e muffins especialmente, mas muitas vezes em papas do pequeno almoço também. sinto que se forem bem maduras acrescentam aquele doce necessário às receitas sem necessidade de adicionar outros adoçantes. o chantilly de côco também ainda não experimentei, mas deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  7. Têm tão bom aspecto! :)
    Vou ter que experimentar! Já gostava de panquecas de banana mas esse chantilly parece maravilhoso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. E muito tentador. Vou experimentar. Obrigada pela partilha :-)

    ResponderEliminar

Imprimir