Bolo de Milho do Chef Kiko


Não sei se isto também vos acontece, mas comigo é quase sempre assim. De cada vez que vejo uma receita que me interessa - seja num livro ou numa revista, ou até mesmo apenas uma sugestão que apanhei de um restaurante ou até de uma conversa entre pessoas que gostam de comer e cozinhar -  anoto num pequeno caderno. Quando estou a pensar nas ementas semanais, num jantar para amigos, ou simplesmente no bolo que quero fazer para a semana, vou procurar nas minhas notas que ideias anda por lá e ainda não foram testadas. Foi assim, entre inúmeras notas e apontamentos, que fui dar com a recomendação para mim mesma de fazer o bolo de milho do livro jantaradas do Kiko Martins. 
E assim, lá saiu o bolo de milho, que é um bolo muito simples, pouco doce até, perfeito para ser comido com um pouco de queijo e compota caseira, e ideal para aquelas mesas de partilha e petiscos que eu tanto gosto.
Deixo-vos a sugestão para este fim de semana.

Ingredientes:
(in “Jantaradas” Chef Kiko Martins, página 50)

180ml de leite
150g de açúcar
45g de manteiga
185g de farinha de milho
3 ovos
30g de farinha de trigo
1 colher de café de fermento

Preparação:

Junte o leite, a manteiga e o açúcar num tacho e leve ao lume até tudo estar dissolvido. Junte depois a farinha de milho e misture bem, e deixe cozinhar durante cerca de 3 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando para não agarrar.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Misture depois os ovos e por último a farinha de trigo e o fermento, envolvendo bem.
Coloque depois numa forma de bolo inglês previamnete untada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Acompanhe com um bom queijo e um pouco de compota caseira ou marmelada ou goiabada.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:30

    Não é a única a quem acontece isso!
    Apanho as ideias em sítios diversos: como as revistas/folhetos de supermercado, programas de televisão (quando vejo televisão - aconteceu com os programas da Rachel Khoo, Gordon Ramsay e Prato do Dia (tanto os programas com o Viriato Pã e a Filipa Gomes), em que aponto as coisas em papelinhos (que depois andam dispersos nos cardernos), livros que vejo nas livrarias e que folheio em diversas ocasiões (para saber se vale a pena comprar - há alguns que são adquiridos muito tempo depois do seu lançamento), ideias trocadas com colegas (ou por vezes na fila do supermercado, ou na praça!), e por vezes aparecem trazendo lembranças de viagens (com as suas paisagens, produtos regionais/gastronomia local - um exemplo são os borrachões que provei, quando estive de férias no Freixial/Penamacor, dados a provar por uma funcionária do parque de campismo).
    Gosto desta receita, e cada vez mais aprecio bolos simples, mas ricos em sabor.
    Para experimentar em breve!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Hmmmm! A mim também me acontece mas depois acabo por não fazer nada :/ nunca tenho tempo! Que bom aspecto yumms

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. É uma variação do cornbread americano - é um "pão" que gosto muito :)

    ResponderEliminar
  4. Parece-me lindamente, até pq nesta fase tenho q ser comedida com tudo o seja bolos ou pães. Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Também pertenço ao grupo das anotadoras... muitas vezes utilizo as anotações algum tempo depois. Parabéns pela receita simples mas apetitosa!

    ResponderEliminar

Imprimir