Filetes de Peixe a vapor com Legumes Salteados com Pesto


Com miúdos em casa é sempre mais fácil optar por peixe em filetes, postas, ou variedades com menos espinhas. É por isso que uso filetes imensas vezes, mas também porque nós, os adultos, também gostamos, e para cozinhar a vapor, ou na frigideira, é sempre mais fácil cozinhar o peixe assim. Deixamos a versão “inteiro” para assar no forno ou grelhar na brasa, e normalmente peixes de maior tamanho.
Desta vez uns filetes bem temperados cozinhados a vapor - uma excelente e rápida forma de cozinhar o peixe e de que gostamos muito cá me casa - com legumes salteados. Um daqueles jantares rápidos, para fazer durante a semana, e cujos ingredientes podemos adaptar consoante o que temos em casa, seja os legumes a saltear, seja o peixe utilizado.
Espero que gostem, apesar de a foto não fazer justiça à deliciosa refeição!

Entretanto convido-vos a estarem comigo na Feira do Livro da Figueira da Foz, dia 27 de Agosto, pelas 18h. Estarei por lá para uns autógrafos e dois dedos de conversa. Apareçam!


Ingredientes:

4 filetes grandes de peixe branco (usei filetes de peixe espada)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 colher de café de coentros em pó
sumo de limão
1 courgete
1 batata doce ou batata normal
1 cebola roxa
1 colher de sopa de molho pesto caseiro ou e compra

Preparação:

Comece por temperar os filetes de peixe com sal, pimneta, os coentros em pó, um fio de azeite e o sumo de limão. Deixe marinar algum tempo.
Entretanto preparo os legumes. Lave bem a courgete e corte-a em cubos pequenos. Descasque a batata e faça o mesmo. Descasque também a cebola e corte-a em meias luas não muito finas.
Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte os legumes, tempere de sal e deixe-os saltear.
Quanto ao peixe, forre com papel vegetal o cesto de cozinhar a vapor e coloque os filetes lá dentro. Coloque um tacho com um pouco de água e o cesto dentro deste tacho. Tape e deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de 10 minutos ou até os filetes estarem cozinhados.
(Em alternativa pode cozinhar na Varoma da Bimby, ou como eu fiz, na Microgourmet da Tupperware, ideal para cozer  vapor no microondas.)
Quando os legumes estiverem quase cozinhados acrescente o pesto e envolva bem, deixando-os acabar de cozinhar.
Sirva os legumes com os filetes e, se quiser uma salada verde ou de tomate.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo10:44

    Aqui está uma bela sugestão!
    Cozo legumes a vapor no microondas (numa "cocotte" de silicone ou tigela de vidro próprio coberta com película aderentes com uns furinhos), quando estou com pressa, mas não cozinho peixe ou carne.
    O mais "próximo" são uns papelotes com peixe em filetes (ou medalhões), com os ingredientes que tiver em casa (às vezes parece caldeirada, outras vezes é batatas em rodelas, peixe, azeite, ervas aromáticas,e algumas azeitonas - uma combinação simples e aromática).
    Tenho que arranjar um cesto para cozer a vapor (ou tentar encaixar o cesto da fritadeira, que não é usada), de forma a descobrir as suas potencialidades.
    Venham mais ideias assim, pois é possível variar a forma de cozinhar filetes, e os seus aconpanhamentos.
    PS: A fotografia faz justiça à refeição!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adorei!! Onde encontra filetes de peixe espada,? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir