Pêssegos Assados com Pasta de Amêndoa e Iogurte


Se a vida te dá pêssegos, transforma-os a teu prazer. Batidos, gelados, sobremesas, em saladas, grelhados, em compota, sumos e também numa simples sobremesa, com uma espécie de pasta de açúcar e amêndoa e assados no forno. Deliciosos ainda mornos, acompanhados de um pouco de iogurte grego e uns mirtilos (já vos disse que adoro a combinação de mirtilos e pêssegos?)
E assim se faz uma simples sobremesa, que também pode ser um lanche, com aquilo que a vida nos dá, e que fazemos sempre muito bem em aceita e transformar de acordo com aquilo que conseguimos.
(E as férias estão mesmo a acabar e na segunda feira já estaremos na nossa casa e com mais e novas receitas!)

Ingredientes para 6 pessoas:

3 pêssegos
50g de açúcar
50g de amêndoas (usei com pele)
1 colher de sopa bem cheia de manteiga à temperatura ambiente

iogurte grego natural, mirtilos e mel para servir

Preparação:

Lave bem os pêssegos e corte-os ao meio retirando o caroço cuidadosamente. Coloque depois os pêssegos numa assadeira.
Entretanto no robot ou picadora, junte o açúcar com as amêndoas e triture até obter uma espécie de mistura grosseira. Junte a manteiga e envolva bem até estar tudo bem misturado. Divida a pasta de amêndoas pelas cavidades das 6 metades de pêssegos.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC até os pêssegos estarem macios.
Sirva os pêssegos com um pouco de iogurte grego, mirtilos e um toque de mel. Decore com um pouco de hortelã.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:32

    Bom dia!
    Uma ideia simples (em termos de preparação e ingredientes), saborosa e muito vistosa!
    A fruta assada, tirando as maçãs/marmelos assados no forno, é algo que estou a começar a apreciar. É uma forma de preparação com resultados surpreendentes, consoante a sua finalização (simples, crumble mais ou menos "rico", como complemento/topping de iogurte, panacotta, bolo simples - no caso de serem gulosos), e uma forma de aproveitar a fruta sem sabor ou que esteja demasiado madura/enrugada.
    Ainda não experimentei assar pêssegos no forno, mas já assei morangos (que fica muito bom com a panacotta), maçãs e ameixas (comidos simples e também a acompanhar iogurte), ou maçãs e amoras silvestres (base de crumble).
    Mais uma boa ideia para experimentar, com os pêssegos ou outra fruta. E quem sabe, variar a base do crumble (sem ser o clássico de maçã)?

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de aspecto - e que receita tão simples. Adoro este tipo de sobremesas, fáceis de fazer, com a força de alguns bons ingredientes, e capazes de causar uma óptima impressão.

    ResponderEliminar

Imprimir