Fritos de Cebola Roxa


Um petisco de verão. Para aproveitar as maravilhosas cebolas roxas que chegaram no cabaz, e outra forma de as utilizar, dando-lhe um lugar de destaque e para variar da habitual cebola na salada, ou da cebola caramelizada (deliciosa!) para acompanhar folhados ou hamburgueres.
Desta vez a cebola roxa teve destaque de petisco (ou tapa, co o lhe preferirem chamar), e fica tão delicioso que é quase impossível parar de comer.
Por aqui fazem sempre enorme sucesso. Espero que gostem - e se esqueçam das calorias e de que os fritos fazem mal - que às vezes também é preciso tirar férias das “dietas”.

Ingredientes para 4 pessoas (como entrada ou petisco)

2 cebolas roxas 
50g de farinha
1 ovo
Água gaseificada q.b..
Sal e pimenta q.b.

Molho Tártaro:
1/2 ovo cozido picado
50g de maionese
1 colher de sobremesa de pickles picados
1 colher de café de mostarde de Dijon
Vinagre q.b.

Preparação:

Comece por preparar o molho tártaro. Misture bem todos os ingredientes, tempere com um pouco de vinagre e guarde no frigorífico até servir.
Entretanto prepare a cebola cortando-a em aros com cerca de 1cm.
 Prepare depois a polme misturando a farinha com o ovo. Tempere depois com sal e pimenta e junte depois a água gaseificada até obter uma mistura nem muito líquida nem muito espessa.
Passe os aros de cebola pela polme e frite em óleo a 180ºC (ou azeite) até ficarem dourados.
Escorra sobre papel absorvente e sirva ainda quentes com o molho tártaro.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo09:33

    Aqui está um belo petisco!
    Adoro aros de cebola, e de vez em quando aparecem numa "visita" ocasional a acompanhar um hamburguer (quando muito, uma a duas vezes por ano).
    Embora os fritos sejam raros em casa, dias não são dias, e poderá ser o mote para os fazer em casa.
    Uma coisa que tenho aprendido ao longo do tempo, é que quanto mais se restringir as coisas "más", mais vontade tem de se comer o que se não deve, não olhando a quantidade consumida. Por isso, se apetecer-me algo "mau", como um pouco e fico satisfeita, não voltando a ter aquela "gana" durante muito tempo (os "apetites" são espaçados, acontecendo com intervalos de muitos meses).
    Mais uma ideia para experimentar e quem sabe usar para um passeio/piquenique?

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir