Compotas de Verão


Para quem como eu gosta de fazer compotas, e ainda mais, gosta de as preparar para oferecer no natal, esta costuma ser a altura do ano ideal para isso. Há muita variedade de fruta, e as opções são mais que muitas.
Este ano, o meu amigo Nuno diz que é um ano de muita e boa  fruta (a julgar pelo meu pessegueiro, tem razão!), e portanto mais uma razão para colocar as mãos à obra e preparar umas compotas. Seja apenas para ter me casa, seja para compor os cabazes de natal (parece que ainda falta muito para o natal, mas não se deixem enganar, que vem aí num instante!), esta é a época ideal para começarem a preparar compotas com todas as combinações e variedades de fruta que conseguirem arranjar.
Para vos inspirar, deixo-vos algumas sugestões, não só das minhas preferidas, mas também daquelas que têm mais comentários positivos de quem as recebe.












7 comentários :

  1. Anónimo09:13

    Bom dia,
    Realmente a compota de pêssego e maracujá é maravilhosa!! Curiosamente na semana passada fiz a de tomate com gengibre e gostamos imenso. É uma boa seleção de compotas:)
    Beijinhos e boas férias,
    Mª Cristina Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:41

    Aqui está uma boa seleção de compotas/doces (designação que sempre foi usada em casa)!
    Costumo fazer todos os anos, para ter em casa e para oferecer, havendo algumas "obrigatórias" como de alperce/damasco, morango e amoras silvestres. Já tinha feito uma adaptação da receita de pêssego e maracujá ("cheirinho"), e vai voltar a aparecer este ano.
    Apesar de estar a fazer menos quantidade que o normal, continuo a faze-las, com maior variedade de sabores, como nêsperas, laranja (quantidade normal, porque a minha irmã e eu somos fãs deste doce). Há outras que estão na calha, como de ameixa, pera, maçã, figo (se os encontrar à venda), tomate ou abóbora (na época, e porque a minha irmã adora). Irá depender da disponibilidade e inspiração, pois se às vezes os sabores são simples, há outras em que são uma combinação do que existe.
    Estou de olho no de tomate e gengibre, e no de courgete. Vamos ver se sai alguma coisa.
    Venham mais ideias e sugestões, pois não tarda nada o Natal já está aí!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Belíssimas sugestões. Fiquei de olho na compota de curgete, canela e limão.
    Levo a recita comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/bolo-de-chocolate-e-iogurte-liquido.html

    ResponderEliminar
  4. Já fiz daqui algumas e é já vem sendo da praxe inseri-los nos cabazes de Natal desde 2010 :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Aí, vou taaaao ter de experimentar o de courgete! :) Gd ideia! Há 2 anos fiz uns frascos de compota de batata doce, mt boa também.
    Bjs
    Paula
    www.vidaumpontozero.com

    ResponderEliminar
  6. Adoro todas estas sugestões pois também eu chegada a epoca de cada fruto sou mega fã de doces compoas e afins. No entanto na su compota de pessego com baunilha ou limão fico com uma duvida: Costuma passar a compota com a varinha (para aí ao fim de uns 30 min) e deixa ferver ou vai fervendo lentamente e depois coloca nos frascos tal qual está? Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Para estas compotas todas como prepara os frascos??
    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir