“Pão” de Frutos Secos


A Páscoa está à porta - estamos em plena semana Santa - e em algumas cozinhas começa também a azáfama para ter uma mesa de Páscoa cheia de coisas boas!
Por aqui a ver se faço os folares da Avó Celeste, e ando com vontade de fazer também uma trança Pascal. Quanto a outras coisas ainda não sei o que ou fazer, se é que vou fazer mais alguma coisa, uma vez que em princípio o almoço de Páscoa será em casa dos meus pais, e com a minha mãe a cozinhar mais ninguém precisa de cozinhar nada... Só se ela me pedir para levar alguma coisa.
Mas nem só de doces vive a mesa da Páscoa. Há o cabrito ou o borrego assado com batatinhas louras e grelos, e uma tábua variada de entrada nunca fica mal, além de ser mais simples de fazer  - com queijos, enchidos, patês, azeitonas, frutos secos, ovos mexidos, salmão fumado, .... - e pães variados.
E por falar em pães variados, há um que fica maravilhoso com queijos e, apesar de não ser um verdadeiro pão, é uma opção diferente e surpreendente para uma tábua de entradas. Aqui em casa estamos fãs deste “pão”.

Quinta feira, dia 29 de Março, pelas 21h30, estarei na Feira do Livro do Forum Coimbra, a convite da livraria Bertrand a falar sobre comida (e a autografar livros) com quem quiser por lá passar!


Ingredientes:

200g de amêndoas com pele
75g de nozes
75g de caju cru
50g de sementes de girassol
50g de sementes de sésamo
50g de sementes de abóbora
2 colheres de sopa de linhaça moída
5 ovos
12 tâmaras
sal q.b.

Preparação:

Coloque os frutos secos e as sementes no robot de cozinha ou na liquidificadora e pulse 2 ou três vezes apenas para quebrar um pouco os frutos - não queremos que fiquem triturados....
Coloque depois do frutos e sementes numa taça e junte os ovos e as tâmaras descaroçadas e apenas partidas ao meio, e uma pitada de sal. Envolva bem com a ajuda de uma colher.
Coloque depois a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 150ºC durante cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de partir em fatias.
Guarde numa caixa hermética no frigorífico onde aguenta vários dias.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:10

    Este pão parece ser bastante interessante!
    Lembra o "pão nórdico" que invadiu a Internet, e afins! Costumo ter a "matéria-prima" em casa (salvo se um "ratinho" der conta de tudo!), e vai ser mais uma receita para experimentar.
    Esta Páscoa vai ser um pouco atípica, pois há membros da família a trabalhar no feriado, e inclusivé no Dia de Páscoa. Possivelmente, as coisas vão sair mais simples.
    Se os braços cooperarem (e o resto, também), talvez saiam os folares (um doce e o de carnes), para comer durante a semana e partilhar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Joana, acha que posso substituir as tâmaras por figos secos? é que das primeiras não gosto mesmo nada, e os segundos adoro! Gosto muito do seu blogue e livros e sou uma seguidora assídua. Muito obrigada por tudo e muitas felicidades para si e para a sua linda família.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! E tenho tudo isso aqui em casa ;) Se ñ for p a Páscoa, hei de fazer com certeza! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pela partilha desta receita.
    Provei parecido num restaurante em Lisboa com hummus de beterraba e é simpmesmente delicioso. Muito obrigada Joana

    ResponderEliminar

Imprimir