Broinhas de Batata Doce dos Santos


Este ano meti na cabeça que queria fazer broas para dos santos. Acho que não é tradição aqui por Coimbra, mas via  imensas pessoas que costumam fazer, e decidi que era desta que experimentava. Pedi ajuda para uma receita interessante, e de entre muitas sugestões fui para à uma do “Pão, Bolos e Companhia”, que nunca desilude neste campo. Fiz algumas alterações e, confesso, que adapei a receita para amassar no robot de cozinha, pois tudo o que permita poupar tempo é de louvar.
As broas ficaram muito boas, e não sei se não as repito para o natal. Macias, fofas e deliciosas, muitos simples de preparar, vale a pena experimentarem. Juntei nozes e passas, mas acho que podem juntar os frutos secos que mais gostam!

Tema: Receitas quentes para Dias Frios

Lisboa - 10 de Novembro - 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Ingredientes para cerca de 14 broinhas:

250g de batata doce assada ou cozida
200g de açúcar
2 ovos pequenos
125ml de água morna
7g de levedura seca ( fermipan ou equivalente)
500g de farinha
raspa da casca de 1 limão
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de erva doce em pó
1 pitada de sal
150g de nozes partidas
75g de passas

Preparação:

Triture a batata doce com o açúcar até obter uma pasta. Adicione depois os ovos, a levedura, a agua morna, a raspa de limão, as especiarias e o sal, e finalmente a farinha. Amasse tudo com as mãos, até obter uma massa elástica, e deixe repousar, bem tapado, e coberto com uma manta, cerca de 1h30 ou até ter duplicado de volume. ( Nota: amassei na bimby, durante 5m, velocidade espiga.)
Depois de levedar, junte as nozes e passas e amasse ligeiramente só para misturar. Tenda depois as broinhas, e passe-as por farinha.
Coloque-as no tabuleiro e deixe repousar mais 15 minutos. Leve depois ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo09:40

    E aqui estão elas!
    Já tinha visto estas broinhas no Pão, Bolos e Cª, há alguns anos, mas ainda não tinha tido oportunidade de as fazer.
    Onde moro não há a tradição do bolinho ou do Pão por Deus, mas este tipo de bolinhos/broas/broinhas lembram os bolos secos que vejo nas feiras regionais, e que adoro.
    Talvez saiam este fim de semana, quando há mais tempo para estas aventuras, com as nozes e passas, ou com um pouco de fruta cristalizada (a lembrar umas broas de fruta que a minha irmã adora).
    E sim, é uma boa ideia para fazer parte das ofertas de Natal, pois é uma receita que rende, e que agrada a todos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Fazem destas broínhas na terra da minha mãe (Beira Alta) por altura do Natal. E levam frutos secos e cristalizados.

    ResponderEliminar
  3. Que lindas! Já tinha visto a publicação do Célio (Sweet Gula) e tinha perguntado se daria p adaptar à MFP ;) A ver se faço no próximo domingo, pois tenho aí bastante batata doce e cozo a contar c as broínhas e com waffles ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. É tradicional de coimbra, sim. Pelo menos na minha família sempre se fez pelos santos broinhas doces, de abobora ou batata.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,

    Hum, que maravilha de broinhas!!!

    Tradição ou não, vou experimentar! É delicioso para uns dias frios de Inverno...

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Fiz hoje num dia frio, para acompanhar um lanche e uma chávena de chá. Absolutamente deliciosas, muito obrigada pela receita :)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Joana! Gosto muito das suas receitas e tenho uma Bimby e nem sempre sei adaptar ao robot de cozinha. Foi muito útil ter colocado a observação do tempo de amassar, assim vou tentar fazer no robot. Quando puder incluir esta pequena e grande ajuda...é muito bem vinda! Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. É uma tradição da minha zona, Tomar, em que todas as casas fazem os seus bolos dos santos e trocam😊. Recheados de frutos secos, noz, amendoa e pinhao.

    ResponderEliminar
  9. Estão lindas!
    Este ano fiz Broínhas de Abóbora. Nunca podem faltar umas broínhas, neste dia chamadas simplesmente de Bolinho. Dão-se de manhã a quem as pede à porta e depois no resto do dia comemos uma enorme variedade de Bolinhos, que variam na cor, formato, sabor... Como todos os anos as ruas percorridas são basicamente as mesmas, os garotos trazem para casa Bolinhos que reconhecemos do ano anterior e passamos a identificar assim os vizinhos. De alguns bolinhos até já estamos à espera!
    Beijinhos e Feliz Dia do Bolinho para ti que também contribuíste.

    ResponderEliminar

Imprimir