Dumplings


Foi a minha querida Bárbara Tomaz que me explicou como fazer os dumplings. Na realidade é bastante simples, e é uma opima maneira de aproveitar sobras.
Deixo aqui apenas a receita da massa para os mesmos. O recheio foi mais um dos meus aproveitamento de sobras maluco: rama de alho francês bem picadinha refogada com alho e gengibre fresco. Juntei sobras de arroz e de carnes cozinhadas, desde  uma almôndega a restos de costeleta  - tudo picadinho. Temperei de sal e pimenta, 5 especiarias chinesas e um pouco de molho de soja.  Mas além de poderem procurar outro recheio mais tradicional, podem fazer o mais maravilhoso na cozinha: inventar, experimentar e usar o que têm à mão! 
A massa é simples de preparar e parece-me uma forma muito original de aproveitar restinhos de frigorífico.

Ingredientes para 12 dumplings grandes:

300g de farinha
175ml de água a ferver
sal q.b.

recheio a gosto - (já cozinhado, aproveitem para limpar frigorífico)
molho de soja ou sweet chilli q.b. para servir

Preparação:

Numa taça coloque a farinha e o sal. Abra uma cova ao meio e junte a água. Cuidadosamente, para não se queimar, vá amassando com as mãos até ficar bem macia e elástica e sem qualquer bocadinho de farinha seca. Deixe depois descansar 30 minutos.
Ao fim desse tempo divida a massa em 12 porções do mesmo tamanho.
Estique com a ajuda do rolo da massa cada uma das porções num circulo, de modo a que não fiquem muito grossos. Recheie a gosto e feche cuidadosamente o dumpling, à volta, de modo a formar o efeito que se vê na foto, e pressionando bem para não abrirem.
Pincele com um pouco de azeite, ou forre com papel vegetal um cesto de cozer a vapor, e coza os Dumplings cerca de 20 minutos até a massa ficar macia e brilhante. (Pode também cozinhar na Bimby, 18m/varoma/vel4, mas não se esqueça de a pincelar com azeite antes, ou os dumplings agarram).
Ao fim deste tempo, retire-os cuidadosamente do cesto a vapor, e leve-os a dourar a base uns minutos, numa frigideira antiaderente bem quente e com um fio de azeite ou óleo vegetal.
Sirva depois com molho de soja, sweet chilli ou outro da sua preferência!

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Já fiz em casa (na bimby) e adorei. Também com a dica de “usar os restos” no frigorífico. ☺️

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:56

    Olá Joana,
    Nunca me tinha lembrado de fazer esta massa, julgava que teria de ser de compra…
    Obrigada pela partilha.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  3. Olá- Blogue maravilhoso. Visitando fiquei imediatamente seguidor

    Óptica ideia de fazer esses "bolinhos" - dumplings - aproveitando as sobras das refeições. Têm um aspecto visual magistral

    Voltarei

    Deixando cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha visto nada assim, esta massa tão simples e o facto de aproveitarmos as sobras. Ótima dica!

    ResponderEliminar

Imprimir