Massada de Coelho


Não sei o que teria sido destes tempos sem as ementas semanais e sem alguma organização aqui no planeamento das refeições. Eu sei que para algumas pessoas foi a pandemia, o ficar em casa, o ter de trabalhar e gerir ao mesmo tempo casa, família e escola que as levou a começarem a planear ementas, organizar frigorífico e a fazerem uma gestão diferente dos alimentos que têm em casa e na arca congeladora. Tenho recebido muitas mensagens nesse sentido, e fico imensamente feliz por poder contribuir para que algumas pessoas se tenham conseguido organizar melhor e planear refeições para toda a família e principalmente fazerem uma melhor gestão das sobras e do que tinham em casa.
Na maioria das vezes, as refeições da semana são coisas realmente simples, sem grande trabalho, e que se possível até podem estar adiantadas de véspera enquanto se faz outra coisa.
Neste caso, estufei a carne enquanto fazia outra coisa qualquer na cozinha, aproveitando o tempo para cozinhar mais do que uma coisa. E depois, no dia seguinte, foi só colocar ao lume e acrescentar a massa…. E jantar na mesa pouco minutos depois!

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de carne de coelho desossada (procurem a empresa MITT que vende carne de coelho desossada, vários cortes e tem loja online e faz entregas em todo o país!)
350g de massa curta
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de tomate pelado 
50ml de vinho branco
1 colher de chá de tomilho seco
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar, juntamente com a folha de louro, num tacho com cerca de 2 colheres de sopa de azeite. Assim que começarem a alourar, junte a carne de coelho previamente cortada em pedaços e envolva bem e deixe ganhar cor. Tempere de sal e pimenta, com o tomilho, e deixe cozinhar uns minutos. Acrescente depois o vinho branco e o tomate pelado partido em pedaços e deixe estufar cerca de 20 minutos ou até a carne estar macia. 
Junte depois cerca de 3 chávenas de água e retifique de temperos. Deixe a água levantar fervura e acrescente a massa, deixando-a cozinhar em lume brando, até que fique “al dente” .
Sirva de imediato polvilhado com coentros ou cebolinho fresco, e acompanhe com uma salada.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Parece-me muito bom.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  2. Bem bom! A carne de coelho é, definitivamente, a minha favorita! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. O aspecto é delicioso. Fiquei a salivar.
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar

Imprimir