Pão de Forma Caseiro


Há qualquer coisa que mágica no acto de fazer pão em casa. Aliás, há qualquer coisa quase mágico nesta vontade e fazer coisas em casa. Coisas que se podem comprar já feitas em qualquer supermercado. Pondo de lado a questão da disponibilidade de tempo e de vontade de fazer algumas coisas mais demoradas em casa, é sempre magico vê-las sair das nossas mãos a partir de ingredientes normalmente muito simples e até básicos. Fico sempre bastante orgulhosa quando vejo os pães lindo a sair dos forno, mas também bolachas, bolos iogurtes ou uma simples compota, molho de tomate ou manteiga de amendoim… Gosto mesmo desta transformação de ingredientes que tansforma por exemplo farinha, água e fermento em pão, ou açúcar e fruta em compotas….
E assim partilho com vocês esta maravilhosa receita de pão de forma, do não menos maravilhoso Joshua Weissman (Se não conhecem, não deixem de seguir o seu canal de youtube!)

Ingredientes para 1 pão:

175g de água
125g de leite (ou bebida vegetal)
5g de levedura seca
440g de farinha
8g de sal
20g de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente

Preparação:

Num recipiente misture a água com o leite ou bebida vegetal e leve a aquecer até ficar morno. Acrescente depois a levedura seca, misture bem e deixe repousar cerca de 10 minutos.
Entretanto misture a farinha, o sal e o açúcar e misture bem. Coloque numa batedeira com a pá de amassar - eu coloquei na Bimby no modo espiga (ou coloque noutro robot de cozinha equivalente) e ligue, juntando depois, com a batedeira ou robot ligado a mistura de água e leite com o fermento. Amasse durante 5  minutos. Junte depois a manteiga e deixe amassar mais 3 minutos até a manteiga estar bem incorporada.
Retire depois da batedeira/robot de cozinha e forme uma bola. Coloque numa taça levemente untada com azeite e deixe levedar cerca de 1h30 até ter duplicado de volume.
Ao fim desse tempo retire a massa da taça e coloque-a numa superfície ligeiramente enfarinhada. Estique-a com a ajuda de um rolo da massa até obter um retângulo, e enrole depois a massa como se fosse uma torta, apertando ligeiramente. 
Unte ligeiramente uma forma de bolo inglês com cerca de 22/25cm de comprimento e coloque o rolo de massa lá dentro. Cubra com uma pano polvilhado de farinha e deixe levedar mais 45 minutos até ter dobrado de volume novamente.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40ml ou até estar dourado.
Retire da forma e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Tem um aspecto super apetitoso.
    .
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  2. Ficou bonito, sim senhora :) Bjinhos e obrigada pela tua inspiração, tb ela 'mágica' :)

    ResponderEliminar
  3. Aspecto de fazer crescer água na boca. 😘👍

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha. Fiz é delicioso, concerteza vou repetir várias vezes.

    ResponderEliminar

Imprimir