“Baguetes” Aromatizadas com Alecrim, Azeite e Alho



Fazer pão em casa já é mais do que um hábito. Faz parte da rotina, e com a prática começa a surgir a vontade de experimentar algumas receitas diferentes e de começar a inventar.

Aromatizar o pão surgiu para dar um “ar de graça” às nossas tábuas de queijos e de tapas que normalmente fazemos aos fins de semana. E numa tarde de chuva de um dos últimos fins de semana, lá decidi experimentar e usar uma combinação clássica de azeite, alho e alecrim.

O aroma do pão ficou delicioso, com um cheirinho em toda a cozinha, E é sem duvida para repetir com este ou com outras combinações.


Ingredientes para 2 a 3 baguetes médias.


500 g de farinha

275g a 300g de água morna

1 jaqueta de 7g de fermento de padeiro em pó

1/2 colher de sopa de sal marinho moído(rasa)

4 colheres de sopa de azeite (ou azeite aromatizado com alecrim)

2 colheres de sopa de alho em pó

2 colheres de sopa de alecrim seco


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, misture o fermento, o sal, o azeite, o alho e o alecrim seco e misture. Por fim acrescente a água morna e amasse bem, cerca de 15 minutos, à mão, até obter uma massa lisa e elástica. Em alternativa, coloque na batedeira ou no copo do robot de cozinha e amasse cerca de 6 minutos.

Forme depois uma bola e deixe repousar numa taça ligeiramente untada (com óleo, azeite ou manteiga), dentro do forno desligado ou outro local livre de correntes de ar. Deverá demorar cerca de duas horas até duplicar de tamanho;

Forme depois as baguetes, estendendo a massa de forma a que fique rectangular e dobrando depois metade da massa como se fosse a tampa de um

envelope e pressionando com o calcanhar da mão. Dobre depois as pontas superiores da massa para o centro e volte a pressionar. Dobre mais duas vezes, calcando sempre a zona de união para ficar bem fechado. 

Coloque depois num tabuleiro forrado com a “costura” das baguetes para baixo e deixe levedar mais uns 30 minutos;

Ligue o forno a 220 ºC cerca de 15 minutos antes de colocar o pão a cozer;

Leve depois a cozinhar, em forno pre aquecido a 220ºC durante cerca de 20 a 25 minutos O pão está pronto quando tiver uma carapaça dourada. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar.


Bom Apetite!


5 comentários :

  1. Bom dia:- Ainda estão quentinhos? Ok. Eu levo a manteiga.
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Hmm, parece-me lindamente! Também eu em breve começarei na saga do pão caseiro c a ajuda da minha MFP ;)Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma receita excelente.

    http://1000eumremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. congratulations. This is quite a good blog. Keep sharing. I love them Are you also searching for nursing writing help? we are the best solution for you.

    ResponderEliminar
  5. I want to always read your blogs. I love them Are you also searching for Nursing case study writing services? we are the best solution for you. We are best known for delivering Nursing case study writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir