abr042025

Molho de Caramelo Salgado



Caramelo Salgado é talvez um dos meus sabores preferidos em sobremesas. Não sou capaz de resistir a nada que leve caramelo salgado, desde brownies, gelados, ou qualquer outra combinação. Se tiver caramelo salgado é certo que eu quero experimentar!

É também certinho que, quando há jantares aqui por casa de um certo grupo de amigos, não pode faltar uma sobremesa com caramelo salgado, que todos adoram: seja para cobertura de sobremesas geladas, bolos, ou simplesmente para os mais gulosos comerem à colher.

Fica bem com tudo desde recheios de bolos e crepes, cheesecakes, pavlovas ou tortas de merengue. E é daqueles básicos que eleva qualquer sobremesa.


Ingredientes:


200ml de natas 35% gordura (não precisam de estar frias)

90g de manteiga com sal

300g de açúcar

125ml de água

10g de flor de sal


Preparação:


Coloque as natas e a manteiga num tacho e deixe aquecer e levantar fervura. Retire e reserve.

Coloque depois o açúcar e a água num tacho e leve ao lume, mexendo, até que a mistura fique cor de caramelo. Retire do lume e, de imediato, junte a mistura de natas e manteiga de uma vez só, mexendo vigorosamente sem parar.  Atenção para não se queimar: use um tacho largo e alto e uma colher que tenha um cabo comprido! 

Volte a colocar no lume, que deve estar baixo, junte o sal e, sem parar de mexer deixe cozinhar cerca de 5 minutos até engrossar.

Retire, coloque em frascos devidamente esterilizados e feche ainda quente. Use nas diversas preparações.


Bom Apetite!


abr032025

Chantilly Perfeito



As vezes, são aquelas coisas simples que aparentemente todos sabemos fazer que nos falham tantas vezes. Nem imaginam o numero de vezes que me dizem que não conseguem bater natas em chantilly, ou que o chantilly fica “mole” e pouco firme.

Para  um chantilly perfeito não se esqueça que tem de usar natas para bater com 35% de gordura. Podem ser na versão natas frescas, como as de longa duração. Mas o importante é que além de terem 35% de gordura, devem estar bem frias no momento de bater.


Ingredientes:


200ml de natas para bater 35% gordura bem frias

4 a 6 colheres de açúcar


Preparação:


Coloque as natas bem frias numa taça bem limpa e bem seca e junte o açúcar.

Bata com a batedeira elétrica primeiro em velocidade mais baixa e depois aumentando gradualmente até as natas estarem bem firmes. Guarde no frigorífico até usar.


Bom Apetite!


abr022025

Doce de Ovos Pobre



Há receitas que têm mesmo de ficar registadas de outra forma para facilitar a consulta, e também para terem destaque por serem tão deliciosas e tão versáteis.

Este é do doce de ovos que faço mais vezes e que uso para quase tudo, deste a cobertura das natas do céu, como para rechear bolos e tortas.

Pode-se fazer com a quantidade de ovos que necessitamos, um vez que a receita é facilmente aumentada ou diminuída. Basta pesar o numero de ovos que pretendemos fazer e igualar com a mesmo quantidade de açúcar.

A vantagem é que como usa os ovos inteiros, rende muito mais!


Para o doce de ovos ”pobre”:

6 ovos

o peso dos ovos de açúcar ( os ovos são pesados antes de partir)

 

 

Preparação:

 

Pese os ovos com a casca e numa outra taça pese a mesma quantidade de açúcar.

Parta os ovos para um tachinho e junte o açúcar. Ainda fora do lume e com uma vara de arames bata os ovos inteiros (gema e clara) com o açúcar de modo a que fiquem bem incorporados.

Leve depois ao lume não demasiado forte e sem parar de misturar deixe cozinhar até a mistura engrossar e cobrir as costas de uma colher de pau. Retire do lume - não esquecendo que o doce de ovos engrossa ao arrefecer - e deixe arrefecer completamente antes de usar para rechear bolos e sobremesas diversas.


Bom Apetite!


abr012025

Trança de Queijo e Alheira



No fim de semana houve mais um maravilhoso cook along com refeições para congelar, que deixaram o meu congelador abastecido para quando regressar de férias.

Mas houve também um convívio incrível no Crossfit Mondego, com um treino de triplas, porco no espeto e “bucha”, onde cada um levava algo para partilhar.

Eu levei esta trança com queijo e alheira que aqui partilho!


Ingredientes:


500g de farinha

50g de manteiga

50g de açúcar

1 saqueta de levedura seca - 7g

230ml de leite 

sal q.b.

1 gema ou leite para pincelar


1 alheira

200g de queijo ralado


Preparação:


Numa taça coloque o leite morno, a manteiga amolecida, o fermento, uma pitada de sal e o açúcar. Misture bem para dissolver e acrescente a farinha, mexendo depois até obter uma massa que se despegue das paredes da taça.

Amasse depois sobre uma superfície enfarinhada durante 5 minutos. Deixe depois descansar, tapada, durante 10 minutos. (Ou amasse na batedeira ou na Bimby)

Ao fim desse tempo divida a massa em 3 pedaços iguais. Estique cada um desses  pedaços em retângulos e recheie dois com  o queijo e o outro com a alheira sem a pele.

Enrole cada um dos pedaços, como se fosse uma torta, de modo a formar um rolo e com os três pedaços (a alheira no meio) forme uma trança prendendo bem a massa nas pontas. 

Coloque a trança num tabuleiro que vá ao forno, pincele com gema de ovo ou leite e deixe levedar mais 30 minutos.

Leve depois a massa a forno quente (180ºC) durante cerca de 30 minutos ou até a massa estar cozida e loura.

Sirva em fatias.


Bom Apetite!