Bolo de Aniversário



Foram os 55 anos da minha mãe. E eu não quis deixar passar o dia sem lhe fazer um bolo para cantarmos os parabéns depois do jantar!
Não há nada como um bolo caseiro, principalmente se fôr um destes, cheio de amor, de filha para mãe!

Ingredientes:
Bolo:
300g de açúcar
200g de farinha
6 ovos
4 meias cascas de ovo de água
1clh chá de fermento

Cobertura e Recheio:
125gr de manteiga sem sal
400gr de açúcar em pó
1 colher de chá de aroma de baunilha
corante alimentar a gosto
100ml de sumo compal light morango-maçã (ou outro a gosto)

Preparação:
Para o bolo mistura-se o açúcar, a farinha, as gemas, a água e o fermento. Batem-se as claras em castelo e juntam-se à restante mistura.
Vai a cozer em forno moderado em forma sem buraco untada com margarina e polvilhada com farinha.
Entretanto prepara-se a cobertura: à manteiga à temperatura ambiente junta-se o açucar em pó, o corante, o aroma da baunilha e bata-se tudo muito bem, de modo a obter uma mistura homogénea.
Depois é só montar o bolo. Depois de arrefecido cortar o bolo ao meio. Ensopar ambos os lados com o sumo e colocar 1/3 da mistura da cobertura. Juntar novamente as duas metades e cobrir o bolo com a restante cobertura.
Colocar num prato de servir, decorar a gosto e levar ao frigorífico até servir. (Eu pessoalmente gosto de deixar este bolo no frigorífico de um dia para o outro antes de servir!)

Nota: A receita deste bolo é um pão de ló muito simples. Tendo isso como base a cobertura e o recheio podem ser qualquer coisa. Fica também delicioso recheado com ananás de conserva e chantily e embebido com a calda do ananás e coberto com mais chantily. Também fica muito bom recheado e coberto com leite condensado previamente cozido 20 minutos na panela de pressão e depois decorado com raspas de chocolate branco.... Inventem!

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo11:08

    Parabéns para a sua mãe!!!
    E para si também ,pois o bolo está lindo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:36

    Parabéns para a mãe! E parabéns à filha pelo bolo...tão engraçado e original!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns para a mamã! O bolo ficou lindíssimo! :-)

    ResponderEliminar
  4. Lindo, Dona Colher! :-)
    Que presentao pra sua mae.
    beijo,

    ResponderEliminar
  5. Ela deve ter ficado muito contente.

    ResponderEliminar
  6. isto foi mto alem!... então não é que eu vinha cá pedir ajuda para fazer um blo pos meus anos (nesta 6a feira) e me aparece aqui esta maravilha??? NHAAAAAAAAM!! pronto, eu vinha perguntar cmo fazer um bolo-bota... eu explico: AMO o Charlie Chaplin (charlot) de paixão doida, e este ano qeria um bolo feito em forma de bota... mas nao sei como o fazer... vinha aqi pedir uma dica, se possivel, claro... mas dpis desta beleza rosa... nao sei nao...

    ResponderEliminar
  7. e ja agora: PARABEEEEEEEEEEEEENS!!!! tb é caranguejo! como eu! :D

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:20

    uau, parece de compra!!Gostava de ter jeito para fazer bolos lindos como esse!;-)
    bj
    Lucia1(forum dos petiscos)

    ResponderEliminar
  9. Olá! Antes de mais parabéns à mamã que é sempre o melhor que temos nesta vida.
    Eu também hoje estou muito feliz porque a minha mãe acaba de completar 71 anos de vida!
    Para todas as mães do mundo, milhões de beijinhos.
    Adorei o bolo e já me tinha esquecido do tipo de recheio com manteiga batida com açúcar!
    Adorei a flor!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma dúvida. Nas receitas de bolo a farinha é com ou sem fermento?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir