Risotto de Cogumelos Chineses e Bacon

Mais um Risotto! Desta vez um que também serviu para eu usar pela primeira vez cogumelos chineses secos.
Apesar de o resultado final ter agradado, para a próxima terei que ser menos generosa nos cogumelos, pois como têm um sabor muito intenso, é aconselhavel não exagerar!

Ingredientes para 2 pessoas:
1 chávena de chá de arroz arbório
150 gr de bacon em cubinhos
25 gr de cogumelos chineses secos (eu coloquei muito mais, mas penso que esta quantidade será a ideal!)
100 ml de vinho branco
50gr de queijo parmesão ralado na hora
2 chávenas de caldo de galinha quente (ou um pouco mais)

Preparação:
Começe por demolhar durante 1 a 2 horas os cogumelos chineses.
Começe depois a preparar o risotto. Leve um tacho ao lume e frite os quadradinhos de bacon na sua própria gordura.
Quando estiverem fritos junte o arroz e deixe saltear. Se a gordura que o bacon não for suficiente junte um pouco de azeite. Quando o arroz estiver translucido, juntar o vinho branco, reduzir o lume para o mínimo e deixar evaporar mexendo sempre.
Juntar os cogumelos partidos em pedaços, e ir juntando o caldo de galinha aos pouco, sem nunca parar de mexer.
Quando todo o caldo tiver sido absorvido e o arroz se apresentar cremoso e cozido, rectificar de sal e pimenta e juntar o parmesão ralado.
Mexer bem e servir de imediato!
Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Este risotto está com jeitinho de ser muito bom!!!

    ResponderEliminar
  2. De facto, o shiitake tem um aroma muito intenso...

    Que bela ideia de risotto! :-)

    ResponderEliminar
  3. Risoto é minha paixão!! Adorei sua receita! :)

    ResponderEliminar
  4. Imagino a textura cremosa...e o perfume...

    ResponderEliminar
  5. Gostei da odeia. Deve ter ficado nuito bom...

    ResponderEliminar
  6. O risoto está me parecendo maravilhoso. Só queria tirar a dúvida sobre os cogumelos chineses. São shitakes (japoneses)ou outro tipo que não conheço.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Este risoto me convenceu a arriscar-me na cozinha para prepará-lo, pois sempre fiquei receiosa quanto a quantidade dos cogumelos. Vou seguir sua receita.
    Adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Está mesmo com aspecto de ser delicioso... ando a tentar portar-me bem,mas assim é impossível! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro shitake, ele dá bom gosto e bom aroma onde quer que esteja. Seu risoto ficou lindo.

    ResponderEliminar

Imprimir