Caril de Lulas

Esqueçam o pó de caril sem qualidade comprado nos supermercados... Quando provarem este caril, tenho a certeza de que vão ficar rendidos. Eu fiquei!
Eu fiz caril de lulas, mas utilizando os mesmos ingredientes, podem fazer caril de camarão, de galinha, de caranguejo....

Ingredientes para 2 pessoas:
400gr de lulas limpas
1 cebola
1 tomate
2 dentes de alho
1 pedacinho de 1 cm de raíz de gengibre
1 clh sopa de coentros em pó
1 clh de café de cominhos
1/2 clh de café de açafrão das Indias
piri-piri a gosto
sal
1 clh sopa de Garam Masala (à venda em lojas de produtos indianos e asiáticos)
água
2 colheres de sopa de óleo vegetal (azeite adultera o sabor da receita!)
coentros frescos

Preparação:

Leve a cebola cortada em rodelas finas a alourar no óleo. Assim que começarem a ficar bem douradinhas, retire-as e escorra sobre papel absorvente. Desligue o lume.
Num robot de cozinha triture as cebolas cozinhadas e reserve.
Misture depois no robot o tomate limpo de peles e sementes, os dentes de alho e a raíz de gengibre até formar uma pasta.
Aqueça o restante óleo onde fritou as cebolas e junte-lhe as cebolas passadas pelo robot de cozinha. Deixe fritar 2 minutos e junte a mistura de tomate e todas as especiarias. Misture bem e deixe fritar uns minutos para as especiarias libertarem todo o seu aroma.
Junte as lulas partidas em rodelas não muito finas e deixe fritar um pouco. Adicione cerca de 1 copo de água quente e tempere de sal a seu gosto.
Deixe cozinhar em lume brando e tapado até as lulas estarem cozinhadas.
Sirva polvilhado de coentros e com arroz basmati apenas cozido em água e sal.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Meu esposo vai amar esse prato!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:11

    Pode servir um pratinho???
    Adoro caril...seja que ingrediente for.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu fiquei tentada a preparar o caril. Vou comprar os ingredientes.

    ResponderEliminar
  4. Meu filho viu de longe que tinha lulas, ficou muito interessado, que receita versátil! Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Adoro lulas. E então de caril...! :-)

    ResponderEliminar
  6. Ontem pela primeira vez fiz caril de tamboril e marisco e fiquei absolutamente fã. Andava à procura de uma receita de caril de lulas e já encontrei. A fazer brevemente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir