Espetadas de Fruta com Leite-Creme

Quase sempre, quanto mais simples forem as coisas, mais deliciosas de tornam. É o caso desta sobremesa tão simples quanto requintada.
Andava há que tempos para a fazer, desde que fui ao restaurante onde a serviram. Achei uma sobremesa fantástica.
O jantar com o NF e a P foi a ocasião ideal para a preparar, e os meus amigos ficaram fãs!


Ingredientes para 4 pessoas:


Para as espetadas:
2 Banana
2 kiwi
1 meloa
2 nectarina
(podem também usar morangos, pêssegos e ameixas - Não usar maçã, pêra, ananás ou laranja e não usar fruta em calda!)
4 pauzinhos de espetadas


Para o Leite Creme:
3 gemas
150gr de açúcar
30gr de farinha
0.5l de leite
1 casca de limão
1 pau de canela


Preparação:


Começe por preparar o leite creme. Leve o leite a ferver com o pau de canela e a casca de limão. Entretanto, num tacho, misture o açúcar com a farinha e junte o leite já fervido e ao qual retirou a canela e o limão. Leve ao lume mexendo sempre até engrossar.
Junte depois, e fora do lume as gemas batidas, mexa bem e leve novamente ao lume durante 1 ou 2 minutos para cozer as gemas. Deixe arrefecer.
Prepare então as espetadas. Descasque a fruta e corte-as em pedaços não muito pequenos e disponha-a de igual forma pelos pauzinhos das espetadas.
Coloque cada pauzinho num prato e cubra generosamente com o leite-creme já arrefecido.
Se não tiver um maçarico de cozinha (a minha próxima aquisição!), sirva de imediato, se tiver,
salpique de acúcar a superfície de leite-creme sobre a fruta e queime com o maçarico mesmo antes de servir.


Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Ai, ai, que lá se vai a dieta! ;-D

    ResponderEliminar
  2. Amiga que maravilha as suas espetadas adorei.um bjs Natércia)...

    ResponderEliminar
  3. UIiiiii..já estou a "babar"....
    Que delícia!!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Só conhecia duas versões de espetadas de fruta: com chocolate e com iogurte natural...

    Agora já tenho mais uma versão para experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Acho muito original esta sobremesa. Eu tenho um maçarico de cozinha e consolo-me de comer leite creme caramelizado... uma delícia! Vale a pena!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Meu deus,que maraviiiiiiilha!Porque é que nunca me lembrei de uma coisa tão simples e fantástica??!?!?!?!?!???
    :)))
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Deve ser uma óptima sobremesa, servida fresquinha, para os dias de verão.

    ResponderEliminar
  8. ja esta copiado! super-duper, deve fazer um sucesso num jantarzinho ou almocinho com convidados. beijoo!

    ResponderEliminar
  9. Que sobremesa deliciosa! Adorei! O creme deve combinar muito bem com a leve acidez das frutas... Nham! ;o) Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Esse daí Cabral esqueçeu de trazer ao Brasil nas caravelas. Outra descoberta para mim esse creme-leite.

    ResponderEliminar
  11. Este vai já ser utilizado no almoço que amanhã aqui vou ter. Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito desta ideia. Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  13. Nossa! Esta receita parece realmente maravilhosa. Vou colocar lá no meu blog.
    Parabéns pelo blog.
    Bjs!!!

    ResponderEliminar
  14. Olá, eu gostava de saber porquê nã+ se deve usar abacaxi,laranja...?

    ResponderEliminar
  15. Também gostava de saber porque é que não se deve usar ananás, laranja, maçã, etc?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá Sofia,

      Não é por nenhum motivo especial - no me caso é mesmo mais por gosto pessoal. Mas a maçã e a pêra é porque têm uma textura bastante diferente e eu nem na salada de fruta uso estes dois frutos. Quanto à laranja e ao ananás é por causa da acidez e acho que não ligam assim muito bem com o leite creme nesta receita.
      Espero ter ajudado.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir