Couves Salteadas

Hoje coloco aqui um acompanhamento de que eu gosto muito. Foi a minha mãe que me ensinou a fazer, com base numas couves que ela comeu num restaurante.
É muito simples de fazer, e acompanha muito bem carnes assadas. Estas couves que aqui estão acompanharam um lombo de porco preto assado apenas com sal.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 couve (qualquer couve que tenham em casa serve, e também já fiz com grelos de couve!)
200 gr de croutons normais
150gr de bacon em cubinhos
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta

Preparação:

Separe e lave as folhas da couve e leve-as a cozer em água temperada de sal. Assim que as couves estiverem cozidas, retire-as e escorra-as muito bem.
Entretanto leve ao lume o bacon a fritar até ficar sequinho. Deixe escorrer sobre papel absorvente.
Leve então ao lume um tacho com o azeite e o alho e deixe aquecer. Junte as couves e deixe saltear.
Junte o bacon e os croutons, rectifique de sal e pimenta e sirva quentes a acompanhar carnes assadas.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo10:25

    Olá,
    Uma óptima ideia para fazer comer couves ao meu marido.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. A couve daí é assim branquinha?? Parece repolho...

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima ideia de acompanhamento. Obrigada! :-)

    ResponderEliminar
  4. Pra este seria uma acompanhamento perfeito mesmo!!

    ResponderEliminar
  5. parece óptimo e como adoro couves ;-). faz-me lembrar o que a minha avó faz sempre: repoulho com feijoes e linguica. ;-)

    ResponderEliminar
  6. Uma excelente receita. Fica ótima com uma carne.

    ResponderEliminar
  7. Boa ideia. Gosto bastante de legumes assim cozinhados

    ResponderEliminar
  8. Deliciosa, simples e apetitosa. Adorei.
    Estou a ficar fã incondicional do teu Blog. Já postei no meu a receita do teu leite-creme e pus umas fotos do meu... com o maçarico.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Catarina17:59

    Eu costumo fazer legumes salteados muitas vezes mas não cozo os mesmo previamente pois perdem as propriedades e se não tiver intenções de utilizar essa água para fazer sopa nesse dia é um desperdício. Então, normalmente, deito os legumes crus num tacho (com os outros ingredientes como indica a receita) e tapo com a respectiva tampa pois abafa e com o vapor coze os legumes, depois destapo para evaporar e assim as vitaminas ficam lá todas.
    Foi só uma sugestão....Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir