Arroz de Cabidela do Chef Vitor Sobral

O novo ano já chegou, mas a receita aqui apresentada ainda é do ano que acabou.
De qualquer maneira, um arroz de cabidela será sempre bem vindo, principalmente este, cuja receita podem encontrar no novo livro de Vitor Sobral, Entre Tachos e Tabuleiros, uma prenda de aniversário dos amigos T., B. e JS.
A receita tem algumas diferenças relativamente à maneira tradicional de se preparar este prato, sendo a mais notória, o facto de a carne ser servida desfiada.
Aqui fica este delicioso Arroz de Cabidela.

Ingredientes para 2 pessoas: (adaptada da receita original para 10 pessoas)

1/2 frango do campo (pequeno)
1 chávena (120ml) de arroz carolino
100ml de sangue de frango
20 gr de bacon em cubos
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho laminados
2 tomates pelados cortados em cubos
1 dl de vinho tinto
vinagre de vinho tinto q.b.
750ml de caldo de galinha (aprx)
1 folha de louro
salsa
1 cravinho
0.5 dl de azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coloque o frango partido em pedaços numa marinada durante 2 horas com os seguintes ingredientes: alho, louro, salsa, vinho tinto, azeite, sal e pimenta.
No final deste tempo escorra o frango e core-o num pouco de azeite. Junte o bacon ao frango, a cebola picada, o tomate e o craviho. Refresque com a marinada e o caldo de galinha e deixe cozinhar.
Retire o frango e desfie-o. Junte ao estufado o arroz e, se necessário mais caldo.
No momento de servir junte o frango desfiado, ligue com o sangue e perfume com o vinagre a gosto e folhas de salsa.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo10:58

    Ola
    Este arroz é um dos meus pratos favoritos... A minha mãe costuma cozinhar este arroz várias vezes, principalmente quando vou de visita a Portugal... é divinal.
    Ao ler este post até senti agua na boca.. é tão bom e sabe a "miminhos da mamã".
    Beijos.
    P.S. adoro o seu blog, que visito praticamente todos os dias. Parabées

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:58

    Ola
    Este arroz é um dos meus pratos favoritos... A minha mãe costuma cozinhar este arroz várias vezes, principalmente quando vou de visita a Portugal... é divinal.
    Ao ler este post até senti agua na boca.. é tão bom e sabe a "miminhos da mamã".
    Beijos.
    P.S. adoro o seu blog, que visito praticamente todos os dias. Parabées

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei Arroz de Cabidela, mas dizem ser delicioso! O facto da carne já estar desfiada até dá jeito para o saborear mais rapidamente :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:46

    Sinceramente, nunca provei e também não me agrada muito a ideia de provar... :/
    Mas lá que têm bom aspecto, isso tem... :)
    Bjcas!

    ResponderEliminar
  5. Eu antes adorava este arroz... mas houve uma vez que eu comi arroz de cabidela e senti-me tão mal... mas tao mal... (alias eu e a minha mãe).
    Mas como já se passaram uns anos... vou experimentar a fazer.

    ResponderEliminar
  6. Adoro arroz de cabidela. O frango já desfiado dá mais jeito :)

    ResponderEliminar
  7. Adooooroooo arroz de cabidela...

    ResponderEliminar
  8. Tenho saudades do franguinho feito pela minha avó, o único de cabidela que eu gostava :)

    ResponderEliminar
  9. Tenho uma relação bem estranha com o arroz de cabidela... não simpatizo muito com o aspecto, nem gosto de pensar nos ingredientes, mas se o comer de olhos fechados, acho o máximo... adoro o da minha mãe!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18:19

    Gosto imenso de Arroz de Cabidela, ou Arroz Pica-no-Chão como se diz agora (talvez por moda...)O marido diz que não gosta mas sempre que o faço ele repete!!!O ideal para esta receita é conseguir um frango do campo a sério, mas para quem vive na cidade não é fácil.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  11. Olá, Andava eu a cuscar sites com receitas, quando encontrei este blog.
    Fiquei deliciada e com água na boca.
    Os meus parabéns.
    A partir de hoje vou ser uma assídua do blog.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Lina 16.20 Olá adoro este prato mas desta maneira com o frango desfiado nunca fiz parece uma ideia maravilhosa vou experimentar já a manhã 👍

    ResponderEliminar

Imprimir