Compota de Abóbora Menina, Canela e Laranja

Andava eu novamente em arrumações no congelador, quando, ao organizar a gaveta dos vegetais descubro um saco com abóbora menina, partida em cubos e pronta a utilizar. Pensei para comigo que a deveria ter utilizado para fazer fritos de abóbora no Natal.
Resolvi descongelar a abóbora e preparar esta deliciosa compota, ideal para acompanhar requeijão.

Ingredientes para 3 frascos médios:

1,300 Kg de abóbora menina limpa
1 kg de açúcar
2 paus de canela + 1 colher de chá de canela em pó
casca de 1 laranja

Preparação:

Leve ao lume a abóbora partida em pedaços juntamente com o açúcar, os paus de canela e a canela em pó, e a casca da laranja.
Deixe ferver em lume brando, mexendo de vez em quando até o doce estar no ponto (para isso, coloque um pouco de doce num prato e se, ao passar com o dedo ele "abrir uma estrada", significa que está no ponto), o que deve demorar cerca de 2 horas.
Retire os paus de canela e a casca de laranja e passe o doce com a varinha mágica.
Coloque o doce em frascos previamente esterilizados, e sirva a acompanhar requeijão, em torradas, ou como recheio de tortas.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Anónimo11:58

    A tua compota ficou com muito bom aspecto! Pena eu nao ser grande fã de abóbora... :S
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:44

    Eu adoro esse doce, às vezes também faço com casca de limão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Esta compota deve ser uma delícia, ainda para mais com o aroma da canela! Agora que tenho MFP, a qual torna esta tarefa mais simples, tenho de experimentar :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  4. eu pensava que a abóbora congelada já não dava para fazer doce...
    que bom aspecto tem a tua compota.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho uma abóbora para usar e também quero fazer compota. Vou ver se fica com tão bom aspecto quanto a tua :)

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro compotas caseiras!!!!

    ResponderEliminar
  7. eu adoro esta compota. so e pena que la em casa nao sobrou nenhuma abobora para fazer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro compota de abóbora... mas keria ver se comprava um mfp pra fazer lá! Vamos esperar.
    Guardei a sua receitinha!

    ResponderEliminar
  9. O que eu dava por um frasquinho destes... que maravilha!

    ResponderEliminar
  10. Comi compota de abóbora com requeijão pela primeira vez numa inesquecível visita à Serra da Estrela, desde então é sobremesa preferida. Esta está muito bem aromatizada, deve ser uma delícia! Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. A primeira vez que comi compota de abóbora foi em Portugal, sim, eu vivo no pais vizinho, e tenho que decir que adorei o sabor da mesma.Mas naquela ocasiao, a compota tinha tambem pequenos bocados de nozes. E eu que ja experimentei a fazela, fico com a curiosidade de si se podera fazer com umas poucas avelás.
    Agradeço a quem me poder responder a isto.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Anónimo00:31

    podes fazer com avelãs ou castanhas todo fruto seco é bom .

    ResponderEliminar
  13. Anónimo09:29

    ja fiz e e uma delicia

    ResponderEliminar
  14. Anónimo10:43

    Segui a sua receita e ficou maravilhosa!!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:55

    gostei!!(nem tantoo)nao gosto de doce!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:56

      *_*

      Eliminar
    2. Anónimo21:08

      Acabei de realizar agora mesmo,e posso dizer que saiu muito mal simplesmente uma bola de acucar horrível...sera pork deitei o kilo de acucar como diz na receita!depois de despejar para a cacarola é que me dei de conta que seria demaseado acuçar,portanto me apliquei muito...resta a lamentar

      Eliminar
  16. Anónimo11:23

    Parece ser muito boa

    ResponderEliminar
  17. Já experimentei esta receitas, assim como muitas outras da Joana, saiu uma compota maravilhosa! Disseram os meus amigos e familiares, divinal! Parabéns Joana e obrigada por todas as partilhas. Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir