Páscoa Feliz!

Sempre foi tradição do M. e dos irmãos trocarem ovos de chocolate e amêndoas na Páscoa.
Ultimamente, e em vez de ir apenas ao supermercado e comprar um monte de guloseimas da Páscoa para oferecer, tenho optado por fazer ovos de salame de chocolate ou folares caseiros para oferecer, passando também a incluir, para além dos irmãos e sobrinha do M., a minha irmã.
Tal como no ano passado, também este ano optei por fazer uns folares de Páscoa, usando a mesma receita. Tirando um mais pequenino que fiz para a minha sobrinha, este anos os folares estão um pouco maiores. A receita é a mesma de sempre, pois em equipa vencedora não se mexe!
Uma Boa Páscoa para todos!

Ingredientes para 1 folar grande ou 2 médios:

800 g de farinha
100 g de margarina
35 g de fermento de padeiro
250 g de açúcar
3 ovos
2 dl de leite morno
sal, canela e erva-doce q.b.
3 ou 4 ovos cozidos para enfeitar o folar

Preparação:

Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte alguma farinha.Faça uma bola bem húmida e deixe levedar 20 minutos.
Amasse a restante farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte a bola de fermento.Bata bem. Acrescente a manteiga, o sal e as especiarias.Bata até a massa se soltar da tigela.Deixe levedar numa tigela tapada com 1 cobertor, em local protegido e ameno, durante + ou - 3 horas.
Faça então uma bola ligeiramente abolachada, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios.Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos.
Pincele com gema de ovo, deixe levedar mais 1 pouco e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Já experimentei fazer o folar em casa mas sinceramente não me calhou nada bem. Talvez experimente a tua receita.
    Os embrulhos estão muito bonitos e oferecer comida para mim é das melhores coisas.
    Boa Páscoa e bjs

    ResponderEliminar
  2. Boa Páscoa minha querida amiga,os folares ficaram lindos,jinhosss

    ResponderEliminar
  3. Eu também já ando a comparar receitas para eleger uma e fazer alguns folares para oferecer! E da tua gostei pelo facto de não levar aguardente, porque nem sequer a tenho cá em casa :)

    Beijinhos e uma doce Páscoa!!

    ResponderEliminar
  4. Estão muito bonitos. Estou neste momento a levedar alguns folares.
    A massa que uso, que já publiquei anteontem, tem os mesmo ingredientes que a tua, e fica super fofa e saborosa.
    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos, lindos os teu folares...Boa Páscoa :-)

    ResponderEliminar
  6. Folar é mesmo muito bom :)
    Boa Páscoa!!!

    ResponderEliminar
  7. Que belos folares, os embrulhos ficaram lindos :) Feliz Páscoa para ti também.

    ResponderEliminar
  8. Vou fazer duas das receitas que tens aqui... aquele macarrão abaixo e uma das de lanche. quero experimentar elas. tenho amado tuas receitas, são inspiradoras.

    Ah... deixei um mimo pra vc no meu blog.
    Receba de coração e repasse a outros cinco blogs amigos.

    beijinhux

    ResponderEliminar
  9. Boa Páscoa =)

    vou aproveitar esta receita de folar para experimentar =P

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:57

    Que belos presentinhos! Gostei muito da ideia dos ovinhos de salame de chocolate, que nunca tinha visto! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  11. Fiz esta receita, para esta Pascoa de 2016! E os folares ficaram muito bons! Obrigada pela partilha, e uma Feliz Páscoa!!

    ResponderEliminar

Imprimir