Arroz Doce com Leite de Côco e Canela

Andava há que tempos para pôr em prática esta versão de arroz doce.
Li algures, e não sei se é mito ou realidade, que o arroz doce, apesar de se pensar que é de tradição portuguesa é, na realidade originário da India, e que foi mais uma das importações dos portugueses.
A apoiar esta origem oriental desta sobremesa temos alguns pontos fundamentais: o uso da canela, uma especiaria oriental a que nós não tinhamos acesso, e a utilização do arroz e de leite de côco, os alimentos em maior abundância na India.
Sendo assim, os portugueses teriam importado esta sobremesa e adaptado aos ingredientes que tinham. Arroz também cá havia, a canela já eles traziam e, como por cá não havia leite de côco, facilmente se substituía por leite de vaca ou ovelha. E depois acrescentámos o limão, e os ovos em algumas regiões.
Verdadeira ou não é uma versão curiosa da origem do arroz doce, e que me deixou com vontade de experimentar. E ficou delicioso. Eu pessoalmente prefiro esta versão!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 chávena chá de arroz carolino
água
1 pau de canela
100gr de açúcar
1 lata pequena de leite de côco

Preparação:

Leve uma panela com água ao lume e deixe ferver. Assim que levantar fervura junte o pau de canela e o arroz e deixe cozer em lume brando 15 minutos. Retire do lume e escorra o arroz.
Coloque o arroz novamente num tacho, junte o açúcar e metade do leite de côco e o pau de canela. Deixe cozinhar em lume brando, acrescentando o leite de côco à medida que o arroz for secando, e mexendo de vez em quando. Está pronto quando o arroz estiver cremoso e bem cozido.
Retire então do lume e coloque em tacinhas individuais e polvilhe com canela.
Sirva fresco.

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. É uma experiência que tb ando para fazer. Está na lista, mas vou adiando, adiando...
    Já experimentei o leite creme com leite de coco e gostei muito. :)

    Interessante a história da origem indiana. Nunca tinha pensado nisso e faz todo o sentido. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Também tenho em casa um papelinho com uma receita de arroz doce com leite de côco, mas nunca fiz.

    Também acho que essa versão do arroz doce vir da india faz todo o sentido.

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto tão cremoso! E o sabor a coco deve ficar muito bom! Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Gostei desta versão de arroz doce...o sabor a coco conquistou-me!:)

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha...a mim o arroz doce nunca me saiu bem. Tenho de testar esta versão :P

    ResponderEliminar
  6. gostei desta receita mas tenho um certo trauma com arroz doce lol a1ª vez k comi foi uma desgraça pk era simplesmente horrivel:P mas gostei tanto desta receita k qualquer dia experimento! adoro seu blog! bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. que ideia fabulosa. o meu marido detesta arroz doce ou sobremesas que levam leite e ficam a saber a leite, pois claro ele detesta leite.

    Agora com leite de côco é capaz de ficar mesmo bom e o meu marido é capaz de até gostar.

    Hum, sou capaz de fazer amanhã :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. ;) interessante saber estas coisas!
    Cá por casa adoramos arroz doce, e esta receita não conhecia! Vou já experimentar este fim-de-semana, até porque ha umas semanas atrás comprei um frasquinho de leite de coco,que era para ter utilizado numa receita que afinal não cheguei a fazer!
    Beijinhos**bom fim-de-semana!
    ^^fifi^^

    ResponderEliminar
  9. por acaso nao sabi adesta historia. eu faço com leite e ovinhos com leite de coco nunca fiz.
    bom fim de semana
    jinhos

    ResponderEliminar
  10. Hummmmmmmmmmmmm que delicia, esse doce caseiro é maravilhoso e com seu toque então....senti o cheiro aqui....rsrsrs..
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  11. Eu cá já não substituo a minha receita de Arroz doce por nenhuma outra, esta preenche-me as medidas! Mas como não se deve dizer "desta água não beberei", nada como provar e tirar as minhas próprias conclusões :)

    Curiosa a história da verdadeira origem desta sobremesa, e tem a sua lógica! No entanto para mim não importa de onde é proveniente, pois continuo a adorá-la na mesma :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  12. O meu pai arroz doce e estou com tanta saudades dele que me dá até vontade de preparar e mandar pra ele por avião! :)
    bjos querida, Glau

    ResponderEliminar
  13. Fiz hoje esse arroz doce e o marido gostou :) Depois eu posto!

    Tem desafio para ti no meu cantinho

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Tenho um presente para ti no meu blog, passa por lá!
    Bjs
    Mónica

    ResponderEliminar
  15. Ai ai ai... promete esta!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:59

    Na minha receita acrescento uma xícara (chávena) de leite e uma pitadinha de nada de sal. Será que sem o leite não fica muito doce?

    ResponderEliminar
  17. Andava por aqui à procura de receitas de arroz doce e encontrei esta que curiosamente me fez lembrar um arroz doce que comi outro dia num restaurante de facto indiano. Com um pequeno detalhe que achei delicioso e que também penso que deve ficar bom nesta receita, é que levava pedacinhos de manga fresca por cima do arroz doce em vez de canela e em vez de ser feito com arroz carolino, era feito com arroz basmati.
    Por outro lado estava à procura de uma receita de arroz doce de amêndoa aquele que se fazia nos casamentos antigamente para oferecer aos convidados e não levava leite mas sim, amêndoa picadinha. Será que alguém tem uma receita dessas?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo02:55

    Muito bom!! Recomendo!!!

    ResponderEliminar
  19. sou de s.tomé e príncipe e la maioria das pessoas fazem arroz doce com leite de coco

    ResponderEliminar
  20. Com lata pequena de leite de côco estamos a falar de que quantidade (mL)? Obrigado!

    ResponderEliminar

Imprimir