Croquetes

Tal como em casa da Mariana, do Caos na Cozinha, também em minha casa sempre se fizeram croquetes. Não sei se a minha mãe seguia a receita do chefe Silva, mas o mais provável é que sim, uma vez que as teleculinárias eram (e ainda são) usadas vezes sem conta em busca de todas as receitas possíveis e imaginárias.
Ora lá me deu vontade de fazer croquetes. E a receita que eu fui buscar? A mesma que a Mariana usou, a do chefe Silva. E lá fiz uns croquetes deliciosos!

Ingredientes para cerca de 2 dúzias:

200g de restos de carne cozinhada (usei carne de porco que estufei + 1 bocadinho de chouriço)
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 folha de louro
1 cebola pequena picada fininha
60g de farinha de trigo
1,5dl de leite
2 ovos
sal
pimenta
noz moscada
pão ralado
óleo

Preparação:

Numa caçarola coloque o azeite, junte o alho, a cebola e o louro e deixe alourar, mexendo sempre para não queimar. Quando a cebola estiver lourinha, junte a farinha e mexa até estar tudo bem ligado. Mexendo sempre, sobre lume brando, adicione, o leite bem quente. Continue a mexer até descolar do fundo.
Junte a carne picada, misture em e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Continue a mexer cerca de 1 ou 2 minutos.
Fora do lume, misture 1 ovo batido, deixando-o cair em fio e mexendo bem.
Leve novamente ao lume e mexa sempre até formar bola e descolar do fundo do tacho. Despeje sobre um tabuleiro e deixe arrefecer.
Molde os croquetes e passe-os por ovo batido e pão ralado.(Neste ponto podem ser congelados). Frite em óleo bem quente, secando-os depois em papel absorvente.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Adoro croquetes, mas só os caseirinhos, porque os de compra não valem nada! Os teus ficaram muito apetitosos! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:50

    São tão bons, não são? Agora deixaste-me com vontade de comer croquetes!! Não se faz! ;)

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos! Posso roubar um?...

    ResponderEliminar
  4. Achei esta receita muito boa! Aliás, como a maioria do Chefe Silva! Vou levar a receita comigo e assim estrear-me a fazer croquetes! Os teus ficaram lindos e perfeitos :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. Também me estreei nos croquetes há pouco tempo. Estes ficaram lindos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que delícia, hein... sou fãzoca mesmo de croquetes de carne, frango e linguiça refogada. Fica delicious!!!! Bjus!

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de croquetes e desenrascam uma refeição num instante. Bela sugestão! Bjs

    ResponderEliminar
  8. adoro croquetes e ja nao como a tanto tempo. tenho de fazer.
    beijinhios

    ResponderEliminar
  9. Olá! Não sei é oportuna a minha questão: cá em casa todos adoram croquetes, mas com os "colestrois", as "vísiculas" e as "dietas", eu gostaria de saber se é possível fazer os croquetes no forno em vez de fritos? Se sim, como se faz? Muito obrigada pela ajuda, Ana

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Olá, também eu faço croquetes com a receita do chefe Silva!
    Ficaram muito bonitos e apetitosos.
    bjns
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Olá, posso substituir o leite por caldo de carne ou bebida vegetal? Tenho uma alérgica cá em casa. Obrigada 😊

    ResponderEliminar

Imprimir