Broa De Milho

Armada em padeira, deu-me para fazer uma broa!
O resultado final foi este, e estava realmente muito boa.

Ingredientes para 1 broa:

200gr de farinha de milho
200gr de farinha de trigo
1 saqueta de levedura seca
sal q.b.
água mona q.b.

Preparação:

Num recipiente junte as duas farinhas com o sal e o fermento. Vá acrescentando a água morna aos poucos e poucos até a massa se descolar das paredes da taça, mas sem se agarrar aos dedos.
Transfira a massa para a bancada e amasse bem durante alguns minutos.
Polvilhe um tabuleiro de ir ao forno com farinha e coloque aí a massa devidamente moldada em forma redonda, polvilhe com farinha e deixe levedar coberta com um pano.
Assim que a massa tiver dobrado de volume, leve a cozer em forno quente 200ºC até a broa estar cozida e dourada.

Bom Apetite!

28 comentários :

  1. E parece que ficou mesmo uma delícia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:15

      quanto pós de agua quente

      Eliminar
    2. Anónimo14:16

      quanto pós de agua quente

      Eliminar
  2. Gosto muito de broa.
    Em Viseu há uma localidade, Vilmoínhos, que á famosa pelas broas.
    Ainda me lembro de a ir lá buscar com o meu pai, quentinha com manteiga era uma delícia

    ResponderEliminar
  3. aiii gosto tanto....Adoro!

    ResponderEliminar
  4. E ainda bem que te armaste em padeira, eu pelo menos agradeço! É que a broa ficou tão bonita que eu quero experimentá-la... e bem rápido :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz nenhuma broa de milho que me ficasse boa, mas a tua receita é diferente e o aspecto é maravilhoso! Vou experimentar :) bjs

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto!!
    Este fim de semana também andei nessas lides,"armada em padeira"mas era pão de trigo normal,e também estava muito bom,nada como o pão caseiro!!acho que vou seguir esta tua receita,posso??
    Beijinhos
    Rute

    ResponderEliminar
  7. bom aspecto tem ela e deve estar divina!!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Bem miga, ficou linda essa broa!!!
    Adorei!
    bjcas.

    ResponderEliminar
  9. Muito bom aspecto!
    Nunca fiz broa, e até tenho um forno de lenha próprio para essas coisas. Tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
  10. E bonita que ela ficou! ;)

    ResponderEliminar
  11. Tenho mesmo de fazer pois aqui em casa adoramos broa de milho!! E a tua ficou com um aspecto mesmo bom.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. olha, da próxima vez que te apetecer a armar em padeira passa cá por casa ok? lol

    ResponderEliminar
  13. broa caseira e tao boa. eunadoro broa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu gostava de experimentar esta receita na máquina de fazer pão. Será que é só deitar para lá os ingredientes?
    Que quantidade de água será preciso?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite, adorei essa receita, porem o que é 1 saqueta de levedura seca?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  16. marta00:21

    O que é l saqueta de levedura seca?

    ResponderEliminar
  17. Filipa Serra15:01

    Olá! A broa está realmente com optimo aspecto! Mas tal como a Keila e a Marta, gostava que me explicasses do que se trata a levedura seca?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Anónimo21:15

    Bendita seja por partilhar esta receita!
    Acabei de arruinar umas migas de espargos com uma broa de milho excessivamente açucarada. Para a próxima vez já não me apanham :)

    ResponderEliminar
  19. Anónimo10:08

    querida Joana, a broa está com um asoecto fantástico. O fermento é uma saquinha de fermipan ? Adorei beijinhos Inês

    ResponderEliminar
  20. Eu fi-la hoje de manha e ficou muito bem, muito melhor do que pensei que ia ficar, tendo em conta a farinha de milho ultra-fininha que tive de usar. Pus pouco sal, mas corrige-se da próxima vez :)

    (usei 20 gramas de levedura fresca porque não tinha seca, e correu bem, caso alguém esteja interessado na alternativa)

    ResponderEliminar
  21. Levedura é fermento biológico. De acordo com minha pesquisa, em um pacote (saqueta em Portugal) de fermento biológico seco (em pó)contém de 10 à 11 gramas de fermento, o que equivale a 21 gramas de fermento biológico fresco.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo10:27

    Experimentei hoje e ficou bastante bom. O único (pequeno) senão, é que a superfície de baixo, a base, ficou "estaladiça" de mais, um problema para cortar fatias e também para as dentições menos boas.

    ResponderEliminar
  23. Faz mto tempo que aqui em casa estamos loucos para comer broa eaqui no Brasil não encontrei ainda nenhuma padaria, claro que fui logo fazer e tenho que te dizer que ficou óooooooooootima........Obrigada pela receita. no fim de semana vou experimentar outro pão. Bjis e obrigada.

    ResponderEliminar
  24. Fermento seco em saquetas , fermento do outro, a n ldl sempre, vem numa prata , é um quadradinho pequeno

    ResponderEliminar

Imprimir