Gomas

Tenho um amigo (o ZN) completamente viciado em gomas. A paixão pelas gomas é de tal ordem que a mulher dele, a MN, lhe faz  gomas caseiras. Numa das minhas ultimas idas a casa deles, lá estava a MN de volta da bimby a preparar as gomas.
Claro que eu achei o máximo! Preparar gomas em casa tinha de ser fantástico, e eu não queria deixar de experimentar. O facto de não ter uma bimby, não me impediu de experimentar a receita - porque em vez de colocar os ingredientes na maquina, coloquei-os num tacho ao lume - e ficaram tão bem quanto as feitas na bimby. As gomas ficam com a mesma consistência e textura das gomas de compra. Uma autêntica tentação que vos deixo como sugestão para prepararem este fim de semana com a ajuda das crianças (ou não!) aí de casa.
E já agora espero-vos amanhã na Bulhosa de Oeiras às 17h30, e no domingo na FNAC de Cascais pelas 16h.

Ingredientes para cerca de 35 gomas grandes:
(adaptado de "Bimby-Receitas com História", pág.108)

35g de gelatina em pó neutra
1 saqueta de gelatina de sabor à escolha
200ml de água
300g de açúcar + açúcar para envolver as gomas

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tachinho e mexa bem para dissolver. Leve depois a lume brando e deixe ferver 5 minutos mexendo de vez em quando.
Coloque depois a mistura em formas de silicone para bombons ou gelo (eu usei formas de gelo do ikea), previamente untadas com um pouco de óleo vegetal. Se não tiver este tipo de fomas coloque a mistura num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal.
Leve a solidificar algumas horas ao frigorífico. Se usou as formas de silicone, basta desenformar as gomas e passá-las por açúcar. Se usou o tabuleiro, desenforme, retire o papel vegetal e corte-as em cubinhos, passando-as depois pelo açúcar. Guarde num recipiente fechado.

Bom Apetite!

64 comentários :

  1. Por acaso ainda ontem, vi uma receita de gomas,tenho que fazer,bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. As minhas pequenas vão adorar de certeza fazer essa experiência.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho lá em casa um completo viciado em gomas... o maridito.
    Ando para experimentar fazer gomas há uma série de tempo, quem sabe se não é este fim-de-semana ;)
    Beijokas e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vate gomas12:10

      Visite no facebook a vate gomas vai ver que não se arrepende...

      Eliminar
  4. Eu também sou uma viciada em gomas, n passo um dia sem comer uma gomita :) pareço as crianças :)

    Ficaram lindas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Colher-de-Pau, pensava que fazer gomas, era muito mais complicado!
    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  6. Excelente sugestão para reduzir a quantidade de coisas esquisitas que fazem parte das gomas de venda. Bem mais saudável.
    Não somos adeptos de gomas, mas o mesmo não posso dizer dos sobrinhos! É ver o meu sobrinho de 3 anos pegar numa cadeira e, sempre muito desenrascado, lá vai ao frigorífico tirar as gomas.
    Obrigada pela receita!
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Inês10:07

    Bom dia colher de pau. Gostava de lhe perguntar se não dá para fazer sem açucar (pois a gelatina já tem doce)? Se não posso substituir por adoçante? Obrigadissima adoro o seu blog

    ResponderEliminar
  8. vou experimentar, como o teu amigo t sou viciada em gomas mas nunca experimentei faezr =P

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  9. Que perdição!
    Gostei muito de te ver ontem na TV, fico contente por te darem esta oportunidade pois os teus valores têm de ser reconhecidos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ideia fantastica para oferecer as minhas sobrinhas lindas. Vai ser já este fim de semana. Obrigado pela ideia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. hum que delicia!
    Vou tentar ver-te no fim de semana! ;)

    ResponderEliminar
  12. ontem recebi o teu livro de receitas, finalmente!!
    Acompanho-te desde o blog da dieta e é com muito prazer que ontem fui pra cama e levei o teu livro pra minha cabeceira, não é um simples livro de receitas é parte de ti da tua vida com as passagens que retratas, fiquei até tarde a ler pagina atrás de pagina . Para quem não te conhecia fica-te a conhecer um pouco, e para tantas como eu que acompanharam o teu inicio é um prazer ter um livro teu. Pensa em editares mais. E pensando um pouco na dieta porque nao receitas simples e pouco calóricas?
    beijos e muita sorte e felicidades

    ResponderEliminar
  13. Fantástico!
    E eu a pensar que as gomas eram um monte de ingredientes de porcaria, afinal, afinal, não são más de todo. Tirando o volume de aç~ucar!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Que delícia!!!Muito simples de fazer!!!

    Bjs...

    ResponderEliminar
  15. Que tentação!
    Vou experimentar, obrigada pela partilha:)
    bj e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  16. Mas que rica ideia, os meus 4 filhotes são fãs mas um gosta delas mais ácidas sabes como fazer essas?
    Um dia destes lá me ponho a fazer gomas hehehe, entretanto levo a receita lá para o meu blog novo,isto se não te importares,

    beijinhos e tem um bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo14:25

    ainda não fiz as gomas, mas assim que tiver oportunidade,vou fazer. O que já fiz, foi a massa com chouriço e pimentos, gostei muito. Obrigado pelas boas ideias, em tempo de crise temos de ser muito criativos.

    ResponderEliminar
  18. Que belas gomas... eu vou experimentar de certeza. Ficaram tão bonitas. Obrigado pela receita. Beijocas

    ResponderEliminar
  19. eu ja fiz isso, alias estão ali no frigorifico e n ficarao grande coisa...boas de sabor mas n se despegam das formas..ficarao mto moles :( algum truque?

    ResponderEliminar
  20. Tenho de experimentar :D*

    ResponderEliminar
  21. a receita perfeita para mim..

    vou já experimentar!! :)

    ResponderEliminar
  22. Eu também adoro gomas!! Não tinha nenhuma receita, mas vou fazer esta concerteza! :)

    ResponderEliminar
  23. nunca tinha pensado fazer em casa obrigada pela a partilha beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Joana,
    que delícia estas gomas, nunca tinha feito mas fiquei muito curiosa para experimentar! beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  25. Olá Colher de Pau,
    Lá estarei se tudo corre bem, e vou levar o meu livro...
    Bjs.
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  26. Boa sugestão. Pois já tinha ouvido falar, mas não tinha a receita.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho e até Domingo lá estarei na Fnac :)

    ResponderEliminar
  27. Deliciosas!
    Ando há imenso tempo para experimentar uma receita do Jamie...se calhar esta ainda vai primeiro!
    babette

    ResponderEliminar
  28. Anónimo14:46

    adorei :) tinha previsto fazer ovos da pascoa para os meus primos mas depois disto acho que vao achar paiada as gomas :)
    bjs azeiteecanela

    ResponderEliminar
  29. Comprei hoje o "Feito em Casa" e estou a adorar lê-lo! É realmente bem mais do que um livro de receitas. Muito bom! Parabéns!

    ResponderEliminar
  30. Bela ideia! Adorei...mesmo para uma festa infantil! Assim são gomas caseiras!

    Beijinhs

    ResponderEliminar
  31. Anónimo15:38

    Já experimentei e adorei. Daí que sugeri no meu blog ser uma excelente prenda para oferecer aos afilhados na Páscoa e coloquei o respectivo link.
    Espero que não te importes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Já esperimentei e ficaram uma delicia! Fiz de morango nas formas do gelo e depois cortei-as em metade porque estavam muito grandes...

    ResponderEliminar
  33. Sou viciada nas gomas, como tenho Bimby faço muita vez, mas reduzo sempre o açúcar para a metade e ficam muito boas na mesma. As melhores são as de gelatina de framboesa!

    ResponderEliminar
  34. Olá!

    Finalmente fiz as gomas e ficam realmente deliciosas. o M. adorou

    Beijinhos

    Catarina

    http://nolugarquechamocasa.blogspot.com

    http://noreinodapaparoca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Oi,
    Amei a receita, tambem sou fascinada por goma e não resisti, postei sua receita no meu blog.
    Bjs

    ResponderEliminar
  36. Anónimo01:51

    Cá em casa há uma intolerância ao açúcar ... nós utilizamos xilitol que se vende no celeiro dieta :)

    ResponderEliminar
  37. Olá Joana
    primeiro que tudo deixe-me felicitá-la pelas excelentes receitas, ideias e sujestões que nos presenteia regularmente. São de louvar, sobretudo nos dias de hoje, que devemos apelar à poupança, mas também voltar a ter gosto pelas coisas "caseiras" e feitas por nós. O valor que damos é completamente diferentes. A questão que coloco é a seguinte:
    -esta receitinha dura mais ou menos quanto tempo, de forma a que possamos oferecer e não se estrague logo dois dias depois?
    - O açucar não vai derreter em contacto com a gelatina e o óleo vegetal?
    Obrigada
    Magda

    ResponderEliminar
  38. Olá Joana,experimentei a receita agora no Natal e correi bem com excepção do seguinte: no fim quando as passei por acúçar e as guardei, passado umas horas o açucar derreter e fez uma papa`. Tive que lavar as gomas e polvilhar os saquinhos com uma colherzinha de farinha. A minha pergunta é se tenho que deixar secar as gomas mais tempo, ou como é que faço?

    ResponderEliminar
  39. Não deites Fora,

    Provavelmente as gomas deveriam ter secado um pouco mais. Eu espero sempre cerca de 24 horas antes de as polvilha com o açúcar, e nunca tive esse problema.

    Espero ter ajudado.
    Joana

    ResponderEliminar
  40. Anónimo22:35

    podem dizer-me como é que faço gomas sem ou com pouco açúcar?

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Presumo que quando diz gomas sem açúcar, pretende algo que susbtitua o doce do açúcar, adoçantes ou frutose.
      Não sei se esta receita resultará com esses substitutos. No entanto, conforme comentários deixados nesta caixa de comentários
      poderá encontrar a resposta à sua pergunta. Há quem já tenha experimentado com metade do açúcar (150g) e tenha obtido na mesma bons resultados e que, devido a uma intolerância ao açúcar tenha substituído o açúcar da receita por xilitol, uma substância comprada nas lojas Celeiro.
      Depois basta seguir a mesma receita aqui indicada.

      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
  41. Anónimo20:48

    gmas um máximo mas um pouco de calorias enfim.. bom apetite

    ResponderEliminar
  42. Anónimo19:31

    Adoro gomas!
    Vou convidar uma amiga minha para fazermos as duas juntas, obriga pela receita

    ResponderEliminar
  43. Anónimo15:12

    Super fácil, até eu que sou uma nulidade na cozinha consegui fazer... e ficaram boas!!! Muito obrigada

    ResponderEliminar
  44. Ola bom dia. Devo dizer que sou uma grande fã do seu trabalho e aguardo ansiosa pelo seu 2ª livro, que devo receber este fim de semana. Queria fazer as gomas mas na cidade onde moro não consigo encontrar a gelatina neutra em pó. Só consigo encontrar folhas de gelatina neutra. Será que é possível substituir? Se sim qual será a quantidade.
    Obrigada e continuação de boas receitas.
    Carla - Luanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      Pode substituir a gelatina em pó pelas folhas de gelatina, mas como as folhas não são todas do mesmo tamanho, eu não sei a proporção... Terá mesmo de ir tentando até acertar na consistÊncia, mas eu começava com o equivalente em peso das folhas à quantidade referenciada na receita em pó.

      Espero ter ajudado,

      Joana

      Eliminar
  45. Anónimo19:17

    gostava de expermentar mas como sou vegetariana nao posso comer porque tenho receio que tenham gelatina animal se alguem me puder esclarecer, agradecia...

    parecem apetitosas mas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Anónima,

      Para saber se pode ou não preparar as gomas de acordo com o seu regime alimentar bastará que verifique na embalagem a origem da gelatina. Há marcas com gelatinas de origem vegetal e outras animal.
      Espero ter ajudado,

      Joana

      Eliminar
  46. Anónimo15:55

    Ando para experimentar esta receita há séculos e inclusivé já comprei umas forminhas de silicone que ainda estão na gaveta, por estrear...

    A minha questão é saber se posso não polvilhar as gomas no fim com açucar, porque já provei (feitas por outra pessoa) e achei-as demasiado doces. Eu sou mais fã das gomas ácidas. Que produto será esse que se utiliza para polvilhar as gomas ácidas?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Para tornar as gomas mais ácidas, em vez de açúcar polvilhe-as com gelatina em pó de sabores. (da normal que se usa para fazer as gelatinas acrescentando apenas água!)

      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
  47. ola boa tarde so agora vi a receita das gomas e embora nao seja fa tenho um marido doido por gomas a minha duvida é a seguinte como nao tenho neste momento gelatina neutra posso usar o mesmo valor de uma gelatina normal?
    obrigada

    ines

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,

      Realmente terá mesmo de usar as gelatinas indicadas nas quantidades referidas. Não é aconselhável fazer essa substituição pois as concentrações são diferentes e não iria conseguir chegar ao resultado pretendido.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  48. Olá

    A receita refere 1 gelatina de sabor à escolha. É um pacote ou os 2 que a embalagem traz habitualmente ?

    Obg.
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela,

      É apenas 1 pacote dos 2 que a embalagem contém.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  49. Anónimo18:59

    O que é gelatina neutra? Agredecia resposta. Obrigado

    ResponderEliminar
  50. Olá!!
    Queria fazer uma pergunta: às vezes o acucar não adere tão bem às gomas... tem alguma ideia? porque faço-as exactamente da mesma maneira sempre mas umas adere o acucar e outras com o acucar ficam molhadas. Obrigada.!!!

    ResponderEliminar
  51. Anónimo01:21

    Tem açucar a mais. Faço com 50 gramas e fica doce. A gelatina de sabor ja é doce o suficiente :-)

    ResponderEliminar
  52. É frigorífico mesmo ou congelador? e não liquidificam depois à temperatura ambiente?

    ResponderEliminar
  53. Anónimo14:15

    Olá.
    Tenho feito gomas seguindo esta receita e ora saem bem, ora acontece o que várias pessoas se têm queixado - o açúcar derrete.
    Penso que tem a ver com a cozedura (quer em termos de tempo, quer em termos de intensidade de lume).
    Porque no meu caso é a única coisa de difere. Ora me distraio na intensidade do lume e aquilo ferve muito, quase a saír para fora, ora deixo aquecer e ferver em lume brando, tal como indica a receita. Quando ferve muito é quando elas ficam melhores, o que me leva a pensar que tem que se contar os 5 minutos a partir do momento em que realmente fervem (mesmo em lume brando).
    Espero que me tenha feito entender e que ajude de alguma forma =)

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  54. Anónimo22:25

    Amei a receita! ficam com quantas calorias? :)

    ResponderEliminar
  55. Olá eu fiz as gomas ficarão ótimas mas quando passo por o açúcar ela ficado molhadas o posso fazer obg

    ResponderEliminar
  56. Ola as gomas ao cim de algum tempo fora do frigorifico nao derrete.

    ResponderEliminar

Imprimir