Patê de Sardinhas

Esta sexta-feira que passou, teve direito a mais um "Jantar comunitário". Sendo uma sexta-feira do periodo da quaresma, significa (não só para nós, mas para todo o grupo) dia de jejum de carne. No entanto não deixa de ser um bocadinho de contrassenso: em suposto dia de jejum e sacrifício fazer um jantar de amigos, onde sacrifício significa comer de tudo o que há na mesa ... mas adiante.
Ora dizia eu, que numa de evitarmos comer carne, e depois de termos decidido fazer bacalhau para o jantar, dei voltas à cabeça para decidir que entradas podia fazer com o que havia lá por casa. Depois lá me lembrei de fazer um básico, mas sempre bem recebido patê de atum e, porque não, já que as latinhas de sardinha que tinha na despensa estavam mesmo à mão, também um patê de sardinha. Pois foi muito bem recebido por todos e arrebatou os maiores elogios da noite.

Ingredientes:

1 lata de sardinhas em molho de tomate
2 pernadas de salsa
tabasco q.b.
2 colheres de sobremesa de maionese (usei caseira)

Preparação:

Abra a lata das sardinhas e retire-as, reservando o molho de tomate. Separe o peixe da espinha central. Coloque depois as sardinhas já sem espinha numa taça e junte a salsa picada, a maionese, o molho de tomate da lata e umas gotinhas de tabasco a gosto. Misture tudo muito bem com uma colher, amassando de modo a que as sardinhas fiquem desfeitas e consiga formar um patê homogeneo. Polvilhe com salsa picada e leve ao frigorífico até servir.
Sirva com pão fresco ou tostinhas.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Gostei muito da receita!
    Eu cumpro sempre o jejum! E já dei por mim a pensar o mesmo,afinal devia ser jejum,certo?;))
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma excelente sugestão. Eu adoro patês.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mariana10:30

    Tem muito bom aspecto e eu sou uma grande fã de patê de sardinha portanto irei fazer esta receita o mais rapidamente possível ;) Beijinhos e continua o bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Para variar ao patê de atum, parece uma excelente sugestão.
    Como prometido, e apesar de não me ter identificado, estive presente no show food do Oeiras Parque. Acontece que como fiquei um bocadinho atrás não percebi que molho colocaste na salada de rúcula. A salada levava presunto, ou era outro ingrediente?
    Aproveito para sugerir a utilização de um microfone!
    Estarei presente nos próximos Work Shops das Amoreiras e conto chegar mais cedo para dar um beijinho e agradecer pessoalmente todas as excelentes sugestões!
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Acho que querias dizer contra senso. E em relação ao jejum, isso demonstra a hipocrisia da igreja católica. Se Jesus deu a vida por nós para nos livrar de todo o pecado, não precisamos de fazer qualquer jejum. O pecado está pago e limpo. Além do mais, devemos sempre comer com moderação, em todas as alturas do ano :)
    Nunca experimentei patê de sardinhas mas é algo a reter!

    ResponderEliminar
  6. Patê é sempre muito bom, acompanhado de pães, torradinhas...hummmm rs
    O patê ficou com aspecto ótimo!!!
    Tenha um ótimo dia.
    Bjs
    Ivani

    ResponderEliminar
  7. excelente, andava a procura de uma receita de pate de sardinha =P

    kiss kiss

    ResponderEliminar

Imprimir