Bolo de Iogurte com Laranja e Água de Rosas


Uma variante do bolo de iogurte que se faz cá em casa, desta vez com manteiga. A receita habitual cá de casa leva óleo, mas como já recebi vários pedidos para substituição por pessoas que não querem usar o óleo na receita, resolvi testar com manteiga. Resultou lindamente. Apenas acho que com óleo (e eu uso sempre óleo de girassol) o bolo de jantem húmido e fofo por mais tempo….
Para não ser um bolo de iogurte convencional e tradicional, optei pelo aroma da laranja e da água de rosas, tanto na massa, como numa calda que optei por colocar. O aroma a rosas é muito ténue, pelo que não tenham receio desta combinação menos usual.

Entretanto aproveito para informar que este domingo, dia 7 de Junho, estarei na Feira do Livro de Lisboa, pelas 16h30, no pavilhão da Esfera dos Livros para os habituais autógrafos e dois dedos de conversa com todos aqueles que quiserem e puderem por lá passar. Terei todo o gosto em vos conhecer ou reencontrar!


Ingredientes:

1 copo de iogurte natural (125g)
150g de manteiga
raspa de 1 laranja
2x o copo do iogurte de açúcar
3x o copo de iogurte de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
2 colheres de sobremesa de água de rosas para uso alimentar (encontram facilmente è venda em lojas de produtos naturais, tipo Celeiro, ou em lojas de produtos orientais)

Calda:
Sumo de 1 laranja
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água de rosas

Preparação:

Numa taça coloque a manteiga amolecida, o iogurte, a raspa da laranja, o açúcar, a farinha, o fermento, a água de rosas e os ovos. Com a ajuda de uma bebedeira, bata até obter um creme homogéneo e sem grumos.
Coloque a mistura numa forma com buraco, previamente untada e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Entretanto misture o sumo de laranja com o açúcar e a água de rosas para preparar a calda e leve ao lume, num tachinho, apenas para dissolver o açúcar.
Quando o bolo estiver cozinhado, retire do forno e pique-o com a ajuda de um palito. Verta a calda sobre o bolo ainda quente e deixe repousar uns minutos antes de desenformar.


Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Anónimo09:45

    Já tinha saudades de um bolinho! Esta receita lembra-me uma que vinha no livro da Vaqueiro, que fazia várias vezes. Hoje em dia, faço o bolo de iogurte tanto com azeite como com óleo, fica bom de ambas as formas. Mas este deve ser bastante aromático com o aroma da água de rosas, a perfumar a massa. Também costumo usar a água de flor de laranjeira, que também é um pouco exótico, a par da água de rosas. Para experimentar brevemente, pois tenho que dar uso ao frasquinho que está em casa! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, onde arranjas a água de flor de laranjeira? Obrigada :)

      Eliminar
    2. Anónimo12:26

      Olá, Anjo de Mel! Costumo comprar de marca própria no E.Leclerc. Nas casas que vendem produtos ingleses/especiarias (conheço a Glood e Ayur - têm loja on-line), também costumam ter, tal como a água de rosas. Experimenta procurar, também, nas lojas de artigos de bolos/cake design. Como vendem aromas, são capazes de ter. Espero que isto ajude. Um grande beijinho, Sara Oliveira

      Eliminar
    3. Anónimo15:48

      PS: gostei do post da "A economia cá de casa", acerca da arrumação das especiarias. Tenho uma colecção enorme de frascos e frasquinhos, e aqueles da fotografia têm o tamanho ideal. São os meus preferidos para as compotas, e costumo usar alguns para as especiarias. Tenho que adaptar a ideia para o "cantinho" do armário. Sara Oliveira

      Eliminar
    4. Thanks pela ajuda, Sara :) Bjinho!

      Eliminar
    5. Sara:
      Nunca me teria lembrado de usar azeite em vez de óleo, talvez por ter um sabor mais activo, mas é uma excelente sugestão. Curiosamente água de flor de laranjeira nunca usei.
      A experimentar!
      E ainda bem que gostou do post da economia cá de casa. Apesar de ser uma organização mais pessoal, acho sempre que pode ser útil para alguém.
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  2. Hmm, ficou com uma cor fantástica! Eu cá tb prefiro o óleo à manteiga, até pq, tal como tu, uso sempre de girassol :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,
      A mim também não me faz confusão o óleo, e acho que o bolo fica muito mais fofo e saboroso, do que este em que usei manteiga. Mas fica a alternativa.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Deve ser bem aromático este bolo, que delícia!
    Beijinhos*
    Ana Filipa Costa - Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Fica mesmo um bolo aromático e delicioso. Vale a pena experimentar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. nossa...parec uma delícia!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rosana.
      Parece uma delícia e é realmente uma delícia.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo22:01

    Olá boa noite. Tem muito bom aspecto. Se usar óleo em vez da manteiga, qual a quantidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se usar óleo a quantidade é 1 medida do copo de iogurte de óleo. Aconselho óleo de girassol em fez do convencional óleo de fritar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir