Rolinhos de Porco com Fiambre, Queijo e Manjericão


O avançar rápido do final da gravidez, que já conta com 35 semanas, não me tem impedido, até à data, de continuar minimamente activa e com vontade de fazer coisas. Depois da mudança de casa, de arrumar tudo, de preparar o quarto do António e também o do Zé Maria, de ter ido uns dias para a praia, e de continuar a gerir a minha casa e a ter o Zé Maria como companheiro de aventuras todos os dias, a vontade de cozinhar mantém-se!
Entre algumas coisas que tenho preparado para abastecer o congelador para os primeiros dias em casa do pequeno António e para alimentar o Miguel e o Zé Maria durante a minha ausência na maternidade, tem ainda havido vontade para experimentar algumas coisas novas, fazem compotas e bolachas e ainda para as nossas refeições simples do dia a dia.
Não sei como será quando estiver em casa com uma criança de 2 anos e um bebé. Não sei como serão os horários deste bebé, como será preparar almoço e jantar. Não sei sequer se vou ter disponibilidade física e mental para estar na cozinha. Mas não faço nem dramas nem planos. Aguardo a chegada do novo membro da família, mimo o Zé Maria o mais que posso e consigo e deixo essas preocupações apenas para quando me deparar com elas.
Entretanto a cozinha continua uma vontade e uma forma de descontrair e relaxar, ainda que de barriga encostada ao fogão. Para hoje há mais uma receita simples para mães atarefadas!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 bifanas de porco finas
4 fatias de fiambre
4 fatias de queijo flamengo ou mozarella
4 folhas de manjericão
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Prepare as suas bifadas, espalmando-as e batendo-lhes com um martelo de cozinha de modo a torna-las mais finas. Tempere-as depois com sal e pimenta.
Sobre cada bifana coloque uma fatia de fiambre, uma fatia de queijo e uma folha de manjericão fresco. Enrole depois cada bifara cuidadosamente como se fosse uma torta e prenda com um palito.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer um pouco. Acrescente os rolinhas de porco e deixe cozinhar, virando algumas vezes, para que fiquem dourados. Tape depois a frigideira e reduza o lume, deixando a carne cozinhar em lume brando, cerca de 10 minutos, ou até estar bem cozinhado.
Sirva os rolinhos de porco polvilhados com mais manjericão fresco e acompanhe com arroz branco e uma salada de tomate e oregãos.

Bom Apetite!


4 comentários :

  1. Anónimo09:59

    Aqui está uma boa ideia com o aroma do manjericão! Aproveite um dia de cada vez, e quando chegar a altura logo se vê. Não vale a pena entrar em stress antes do tempo. Uma vez que cozinhar ajuda a descontrair e a relaxar, aproveite estes momentos "zen", não só preparando as refeições para congelar, como para preparar compotas e bolachas (quem sabe a dar um avanço para os cabazes de Natal?). Mas acima de tudo com calma, para aproveitar estes momentos de calmaria e os próximos que virão, ainda que agitados, com a vinda do pequeno António. Um bom início de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. adorei essa delicia diferente.
    meu marido é quem vai amar esse cardapio.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:13

    Joana: tive o meu segundo filho há três meses (já tenho um menino com dois anos e meio). Não lhe vou mentir, os primeiros dias são um pouco caóticos. Já temos rotinas estabelecidas e há que encaixar o novo bebé no meio disso tudo. Mas como diz a minha mãe: "tudo se faz".E é bem verdade, em pouco tempo aparece uma organização nova do nosso tempo na cozinha, com os dois filhos, com o marido, com amigos etc. Como verifico através dos posts que vai fazendo no seu blog que tem um marido que colabora, uma família unida e muitos amigos a quem recorrer, vai ver que depois é como andar de bicicleta.
    No meu caso, o seu livro "O que fazer para o jantar?" é um auxiliar espectacular para organizar o meu tempo na cozinha. Planeio os menus da semana com base nesse livro, e,como neste momento não vivo em Portugal, mas sim no Panamá, quando regressar para o Natal vou comprar os restantes da "colecção". Também á semelhança do que acontece consigo, não faço comida especial para o meu filho mais velho, e posso dizer-lhe que ele gosta bastante de algumas receitas suas.
    Muitas felicidades para si,e "uma hora pequenina" são os desejos da sua fã Tânia Mesquita

    ResponderEliminar
  4. Vai correr tudo bem:) Uns dias mais loucos que outros, mas vai correr bem! Eu estou grávida do terceiro e também não sei como vai ser com um de 5, um de 2 e uma recém-nascida, mas acredito que vai ser maravilhoso! Em relação a esta receita e visto não ter manjericão há alguma outra sugestão para usar em vez do manjericão? Obrigada e tudo a correr bem.

    ResponderEliminar

Imprimir