Queijadas de Requeijão


As nossas férias são feitas de momentos simples e nada glamorosos. Levamos chapéu e cadeiras para a praia e o nosso próprio lanche, além dos baldes e das pás, do barco e das bóias para os mais pequenos. Vamos ao mercado comprar o peixe, a carne e a fruta e legumes de manhã, antes do pequeno almoço e ainda esperamos minutos vários na fila do pão. Lemos livros light ou menos light, consoante o gosto de cada um, há quem durma a sesta depois do almoço ou quem fique a por em dia temporadas inteiras das séries do momento. Não fazemos toilete para ir à praia ou tiramos selfies a cada 30 minutos. Há ainda quem adormeça na praia e, de vez em quando, solte uns ligeiros “roncos”. Mas não passamos sem a internet, os computadores ou os telemóveis…. E também não passamos sem umas coisas doces.
Por isso, preparar as nossas férias também significa fazer umas coisinhas doces para levar. Sabe sempre bem levar um bolo, ou uns docinhos para partilhar durante as férias. Para comer com o café depois das sardinhadas ou dos churrascos. Ou então fazer um bolo ao qual vamos retirando fatias finas de cada vez que passamos pela cozinha. As queijadas vieram connosco. Mas não duraram muito…



Ingredientes para cerca de 12 queijadas:

150g de massa quebrada (usei massa feita em casa, a mesma massa utilizada na receita da tarte de segunda feira)

Recheio:
2 requeijões de Seia (cerca de 180g cada)
2 ovos
2 gemas
200g de açúcar
1 colher de sopa de manteiga (cerca de 30 gramas)
30g de farinha
1/2 colher de chá de canela

Preparação: 

Num copo de varinha mágica ou no robot de cozinha coloque o requeijão, os ovos inteiros, as gemas, o açucar, a manteiga derretida, a farinha e a canela e triture bem (com a varinha mágica ou no robot) a mistura até esta ter uma consistência homogénea. Coloque num jarro e reserve.
Entretanto estique a massa até que esta fique bem fina e corte-a em discos. Forre depois 12 formas de queques com a massa.
Com o recheio preparado e colocado no jarro, verta-o cuidadosamente sobre a massa até quase encher as forminhas.
Leve-as depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as queijadinhas estarem cozinhadas.
Deixe arrefecer antes de desenformar.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Vou levar estas! E boas férias! As minhas também são simples, mas consigo desligar do mundo virtual completamente! Custa, mas esforço-me!! :)

    ResponderEliminar
  2. Que queijadas lindas,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:43

    Acredito que elas não duram muito...pois têm um ar delicioso! As minhas férias são simples, com livros e telemóvel (para qualquer emergência), mas sem computadores e internet! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Os pratos são lindos... De que loja são? As queijadas ficaram com um aspecto delicioso. Tenho requeijão congelado, dá para utilizar nesta receita? Boas férias

    ResponderEliminar
  5. Lindas e boas, de certeza! Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir