Empadinhas de Frango



Sobras congeladas de frango de churrasco de um jantar com “convidados surpresa”, que são tão queridos que ligam a dizer que vêm jantar, mas que tratam de tudo. Só sobraram peitos.
Resolvo descongelar as ditas sobras e fazer algo que tanto gosto: cozinhar com sobras!
Uma bola ou quiche de frango eram as minhas primeiras ideias. Mas rapidamente evoluiu para umas empadinhas individuais de frango. Porque não? Afinal ia ter uns amigos cá em casa para um lanche ajantarado e as empadinhas parecem-me sempre bem.
Uma tarde cinzenta de domingo e a ameaçar chuva. Um Zé Maria a dormir a sesta e um Miguel que foi tratar de cortar a relva do nosso novo jardim.
Eu fui “curtir” a minha cozinha e preparar as empadas (e pelo meio uma tarte tatin de maçã reineta!)



Ingredientes para 12 empadas:

Massa
300g de farinha
1 ovo
30ml de água tépida
40ml de vinho branco
30g de manteiga amolecida 
sal q.b.
1/2 saqueta de levedura seca  - cerca de 5 gramas

Recheio
450g de sobras de frango de churrasco (já desfiado e limpos de peles e ossos)
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
50ml de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
150ml de leite

Preparação:

Para a massa, coloque numa taça a água tépida, o vinho branco, a manteiga, um pouco de sal e a levedura seca. Misture bem até que tudo se dissolva mais ou menos. Junte depois a farinha e o ovo inteiro e amasse bem durante alguns minutos até obter uma bola de massa lisa e elástica (poderá amassar com a batedeira usado para isso as pás próprias). Forme uma bola, coloque numa taça, tape com um pano e deixe repousar 30 minutos.
Prepare depois o recheio. Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois o frango desfiado e o vinho branco,  envolvendo bem, e deixe cozinhar uns minutos no refogado. Polvilhe depois com a farinha e acrescente o leite de modo a ficar com um recheio cremoso. Retifique de sal e pimenta e tempere a gosto com a noz moscada. Reserve e deixe arrefecer completamente antes de usar.
Retire cerca de 2/3 da massa e divida-a em 12 pedaços iguais. Estenda com a ajuda de um rolo e forre 12 forminhas de empadas ou queques que deverá untar com um pouco de manteiga.
Divida depois o recheio pelas 12 empadas. Com a restante massa, volte a dividir em 12 pedaços e estique-os para formar as tampas das empadas.Coloque sobre a massa recheada e feche bem as duas massas pressionando com a ponta dos dedos.
Pincele depois as empadinhas com um pouco de leite ou até de gema de ovo batida e leve a cozinhar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até que as empadas estejam bem cozinhadas e douradas.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.
Se quiser poderá também congelar as empadinhas depois de prontas.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:06

    E quem disse que não se consegue cozinhar com restos? Aqui está uma ideia bastante deliciosa, e que vinha a calhar para o almoço. Fico a aguardar a receita da compota de pêssego e maracujá (parece coincidência, mas o maracujás estão em promoção esta semana no Pingo Doce), e agora a da tarte tatin de maçã reineta. Pelos vistos, os cabazes de Natal já estão a começar a ser "alinhavados"! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que lindas empadinhas e aposto que estão deliciosas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Ficaram mesmo lindas :) Costumo fazer a tua receita de empadas de perú, mas com restos de frango de churrasco q foi congelado ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir