Tarte de Courgete e Queijo de Cabra


(Ainda de Férias!)
Com a horta quase no seu máximo de produção, o exercício de criar receitas com os produtos da época mantem-se.
Surge-me a ideia de uma tarte de cougete e de queijo de cabra, porque sei que tenho algum lá em casa e a ideia de que é uma dois que posso fazer e congelar e assim ter uma receita pronta a comer quando regressar de férias.
É uma maneira de dar vazão às courgetes e de voltar a fazer a preparar a massa em casa, uma vez que a receita é simples e fica sempre bem.
E assim, em vésperas de ir de férias os preparativos na cozinha foram muitos e, entre outras coisas igualmente deliciosas saiu uma tarte salgada de courgete e queijo de cabra para piqueniques, refeições mais ligeiras ou simplesmente para levar para a praia ou campo ou para estar pronta a comer depois de um “cansativo” dia de praia. Espero que gostem!

Ingredientes para 1 tarte não muito grande:

massa:
150g de farinha
60g de manteiga fria
30ml de água
sal q.b.

Recheio:
125g de queijo de cabra -chévre em rolo
1 courgete pequena
100ml de leite ou natas light
3 ovos
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por preparar a massa. No robot de cozinha junte todos os ingredientes para a massa e misture até a mistura se começar a desprender das paredes e a formar uma espécie de bola.
Retire a massa e com a ajuda do rolo da massa estenda-a e forre uma tarteira de fundo amovível. Pique a base com um garfo e leve ao frigorífico até necessitar. (Se não quiser fazer a sua própria massa, use a massa refrigerada pronta a usar, que se vende em qualquer supermercado!)
Lave bem a courgete e corte-a em fatias finas. Disponha-a sobre a massa, sobrepondo as fatias de modo a ficar “bonita”.Desfaça grosseiramente o queijo com as mãos e vá colocando pequeno pedaços sobre as courgetes até esgotar o queijo.
Numa taça bata os ovos com o leite ou ntas e tempere a gosto de sal e pimenta. Verta cuidadosamente a mistura sobre a tarte, enchendo bem, e de modo a tapar a gourgete. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até a tarte estar dourada e a massa cozinhada.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
Sirva morna ou fria com uma salada verde para uma refeição ligeira e de verão.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:14

    Apetitosa! É uma ideia muito versátil, para uma refeição ou mesmo para o piquenique ou praia. É capaz de funcionar com o queijo de cabra tipo "palhais", só mesmo experimentando com um ou o outro! Fiz o bolo de limão, iogurte e chocolate branco. Gostei muito dele, embora tenha-o achado muito doce (reduzi o açúcar para 150 g ), e talvez derivado da quantidade de chocolate branco (200 g, é mesmo esta quantidade ?). O bolo não ficou "feio", partiu-se um pouco ao desenformar, porque o chocolate assentou no fundo, começando a derreter e a caramelizar. Para a próxima, forro o fundo de uma forma de buraco lisa, com uma rodela de papel vegetal. Mas mesmo assim, o bolo vai ser partilhado com a minha irmã, para repartir a "tentação" por todos. Um bom início de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito gira essa tarte.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto muito apelativo, e parece-me que a combinação do sabor suave da curgete com o sabor mais acentuado do queijo de cabra deve ser um casamento feliz! :)

    ResponderEliminar
  4. Queijo de cabra e curgete são dois ingredientes que adoro combinar. Juntos numa tarte, nem se fala ... :)

    Beijinho,

    http://pequenosprazeres-pl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Imprimir