Tabuleiro de Frango no Forno com Batata Doce, Cebola e Tomate Cereja


Quem me conhece sabe que o tempo muito quente não me convence. Apesar de gostar muito de praia, de sol, de calor, de noites quentes, de churrascos e refeições ao ar livre, eu gosto de dias cinzentos e de chuva. De frio e de cachecóis, e ainda mais de mantas, lareira acesa e uma chávena de chá quente e bolo acabado de fazer.
Talvez por isso, o calor não seja nunca motivo para me demover de querer cozinhar. De ligar o forno, de estar de volta do fogão.
Estes dias cinzentos e estranhos que têm feito parte deste Agosto instável, têm-me feito lembrar o outono,  dão-me vontade de estar na cozinha a fazer bolos, pratos de forno e a “compotar” para ir preparando o natal.
Acredito que o calor vai voltar. Por enquanto aproveita-se este inicio de outono antecipado e aproveita-se para fazer umas refeições mais reconfortantes.
Este tabuleiro de frango é uma dessas refeições e tem a particularidade de, com temperos tão escassos e banais, conseguir transformar esta refeição tão saborosa.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pernas de frango inteiras
2 batatas doce médias
1 cebola
2 dentes de alho
15 tomates cereja
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
manjericão q.b. (opcional)

Preparação:

Corte as pernas de frango de modo a separar a coxa da restante perna. Tempere com um pouco de sal e pimenta e reserve.
Descasque as batatas doces e corte-as em cubos. Coloque-as no fundo de um tabuleiro ou assadeira. Pique grosseiramente a cebola e junte-a às batatas, assim como os dentes de alho esborrachados. Corte os tomates cereja ao meio e junte-os também à mistura de tomate e cebola. Tempere a gosto com sal, pimenta e regue com azeite. Misture bem.
Por cima da mistura das batatas disponha os pedaços de frango. Regue com um pouco mais de azeite e tape com papel de alumínio.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio, ligue o grilo do forno (ou aumente um pouco a temperatura se não tiver esta função) e deixe o frango acabar de cozinhar e tostar a pele até ficar dourada.
Sirva polvilhado com folhas de manjericão fresco e acompanhe com uma salada verde.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:36

    Aqui mais uma ideia rápida, simples e muito aromática, para alegrar estes dias um pouco cinzentos. E frango assado com batatas é sempre muito bem vindo, aqui com outros ingredientes. Fiquei curiosa com a compota de pêssego e maracujá, e fico a aguardar a receita desta pequena "tentação"! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adoro as suas receitas de frango no forno, muito confecionadas cá em casa. Vou testar mais esta. Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:44

    Olá! Gosto muito do seu blog e sigo atentamente. Ontem fiz esta receita para o jantar, sou recém casada, a batata doce ficou um pouquinho dura e o tomate largou muita água.
    Alguma dica? Beijinhos. - Sara Neves

    ResponderEliminar
  4. Hummm, parece delicioso. Adorei seu blogue!

    ResponderEliminar

Imprimir